Instituto Aliança inicia o Programa InteliGENTES, que beneficiará
estudantes do ensino fundamental da região do Maciço de Baturité

 
 
 

Equipe Instituto Aliança (IA), coordenador Jampierry, da CREDE 8, e Ana Nascimento na assinatura do Termo de Compromisso com os prefeitos do Maciço de Baturité - Programa InteliGENTES. Jampierry, Ilma Oliveira, do IA, Ana Nascimento e prefeitos da CREDE 8, na assinatura do Termo de Compromisso. Equipe do IA e CREDE 8 na entrega dos banners aos municípios. Coordenador do IA, Pontes Neto, com as professoras da I Formação do Programa InteliGENTES.

A assinatura do Termo de Compromisso pelos prefeitos dos 13 municípios que integram a região do Maciço de Baturité no Ceará aconteceu no dia 6 de fevereiro, no auditório da 8ª Coordenadoria Regional para o Desenvolvimento da Educação (CREDE 8) e marcou o início das atividades do Programa InteliGENTES. Com a assinatura, os representantes municipais reforçaram o compromisso com a implementação de uma política educacional de desenvolvimento integral dos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Conduzida pelo professor Afonso Jampierry, coordenador da CREDE 8, a cerimônia contou com uma apresentação de flautas de estudantes, com falas repletas de entusiasmo e com a participação dos 13 prefeitos. Cada representante municipal falou sobre a importância histórica deste momento para seus municípios e para o Maciço, comprometendo-se, publicamente, no apoio e continuidade do investimento no Programa InteliGENTES que vem complementar nas escolas a proposta de educação integral preconizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A iniciativa é fruto de uma inédita parceria estabelecida entre a CREDE 8 e o Instituto Aliança, com foco no desenvolvimento das competências socioemocionais e das múltiplas inteligências, em alunos do ensino fundamental - anos finais (6º ao 9º ano).

 

Fala do coordenador Jampierry na solenidade de Assinatura do Termo de Compromisso com os municípios da CREDE 8.

  Prefeito da cidade de Palmácia, Davi Matos, assinando o Termo de Compromisso do Programa InteliGENTES.
 

Prefeita de Aratuba, Maria Auxiliadora, assinando o Termo de Compromisso do Programa InteliGENTES.

  Prefeita Roberlândia Ferreira, da cidade de Guaramiranga, assinando o Termo de Compromisso do Programa InteliGENTES.
 

Prefeito de Pacoti, Francisco José Sampaio Leite, assinando o termo de Compromisso do Programa InteliGENTES.

  Prefeita de Ocara, Amália Sousa, assinando o Termo de Compromisso do Programa InteliGENTES.

“Em cada abraço, em cada sorriso e no aperto firme das mãos que fazem a gestão pública da região do Maciço de Baturité fica a certeza da alegria, das boas expectativas e do compromisso de todos, que acreditam ser possível sentir e construir uma educação pública de excelência. Temos a certeza de que estamos escrevendo um novo capítulo na educação municipal de todos os 13 municípios. Vivenciar uma educação que enxerga o aluno como ser humano capaz de se perceber, de perceber e entender o outro, de se transformar e transformar o meio em que vive, de protagonizar seu projeto de vida nos move a efetivar este Programa como uma política pública regional”, afirmou Jampierry.

Também estiveram presentes na cerimônia a equipe técnica da CREDE 8: Edineide Silvino, Erislene da Mata, Cintia Raquel, Elma Madeiro, Maura Vasconcelos, Rosélia de Freitas e Alan Ribeiro, que ofereceram todo o suporte na recepção e logística do evento; os secretários municipais de educação, orientadores municipais de ensino, de coordenadores locais do IA e dos parceiros Ilma Oliveira, diretora nacional do IA, Ana Nascimento, representante da Porticus, e Daniel Santos, diretor do LEPES, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social. “O capital político presente ao evento, com a participação de 13 prefeitos, foi sem dúvida muito importante”, destacou a representante da Porticus.

Segundo Ilma Oliveira, que representou a diretoria do IA no evento, o Programa InteliGENTES inova ao introduzir as competências socioemocionais e emancipatórias no currículo dos alunos no Ensino Fundamental, com uma metodologia antenada com o perfil dos adolescentes. “É um programa que envolve alunos, gestores públicos e escolares, professores, familiares e parceiros em uma direção voltada para a superação de desafios e transformação de pessoas e da realidade. O símbolo das mãos, presente na logomarca, traduz o propósito de construção coletiva, de apoio, de proteção e de protagonismo das novas gerações. Vamos de mãos dadas!”, convidou Ilma.

Equipe Instituto Aliança, Ana Nascimento, da Porticus, equipe CREDE 8, Daniel Santos, do Instituto LEPS, na solenidade de assinatura do Termo de Compromisso com os prefeitos da CREDE 8.

Equipe Instituto Aliança, Ana Nascimento, da Porticus, equipe CREDE 8, Daniel Santos, do Instituto LEPS, na solenidade de assinatura do Termo de Compromisso com os prefeitos da CREDE 8.

Formação – Antes da assinatura do Termo, entre 29 e 31 de janeiro de 2020, a Escola Clemente Olintho Távora Arruda, em Baturité, sediou a I Formação de Professores e Técnicos do Programa InteliGENTES que contou com representantes dos 13 municípios da Região. Um total de 152 profissionais foi sensibilizado e apresentado à metodologia participativa proposta pelo Instituto Aliança. Ao longo dos três dias, o grupo pôde compreender como o Programa dialoga com o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); conhecer a proposta pedagógica e os referênciais teórico-metodológicos; e vivenciar atividades do primeiro bloco de aulas, previsto para o 1º bimestre letivo nas 96 escolas participantes. “Estou muito contente e contemplada pelo conteúdo repassado aos professores, através da forma dinâmica, lúdica, dos formadores. Tenho muita esperança de que teremos resultados bastante positivos com os alunos”, contou a professora Elenir Rodrigue, da Escola Terto Venâncio.

Durante o encontro, os/as educadores/as também foram convidados/as a refletir sobre o contexto atual da educação e a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula. Para a técnica da Secretaria Municipal da Educação de Acarape, Waldenice Pereira, “os assuntos abordados na formação vão ao encontro do que eu desejo: um olhar do professor para o aluno, em busca da sua essência mais profunda e humana”.

Todo o processo formativo foi avaliado com êxito pelos participantes. “Hoje tiro o chapéu para o Instituto Aliança. Que o Instituto seja exemplo para a organização dos conteúdos dos demais componentes curriculares”, destacou o professor Antônio Oliveira, da Escola Raimundo Facó. A coordenadora do IA no Ceará, Eveline Corrêa, destacou: “Toda nossa equipe está muito comprometida e entusiasmada com este novo desafio: adequar uma metodologia que provou seu forte êxito nas Redes de Ensino Médio, para os anos finais do Fundamental. É outra faixa etária, outros sonhos, outros desejos, outra forma de perceber e se relacionar com o mundo. Esperamos poder contribuir para que estes estudantes também possam ampliar seus repertórios e desenvolver, com participação e alegria, suas inteligências múltiplas”.


 

Professores realizando o rito de iniciação da I Formação do Programa: Vitória-régia.

  Professores participam da atividade sobre as competências socioemocionais.
 

Avaliação de encerramento do primeiro dia da formação do Programa InteliGENTES.

  Atividade do Rito de Iniciação da Formação: Vitória-régia.
 

Fala do secretário de Educação da cidade de Mulungu, Michel Platini, na abertura da I Formação.

  Integrantes do Instituto Aliança recebendo da CREDE 8 a camiseta do Programa InteliGENTES.

Avaliação – Em paralelo à Formação, a equipe do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES), sob a coordenação do professor Daniel Santos, da Universidade de São Paulo (USP), iniciou o trabalho de avaliação externa do Programa InteliGENTES a convite do Instituto Aliança. Foi o momento de estabelecimento de uma Linha de Base, de forma a que possam, a partir desta referência inicial, acompanhar e avaliar todo o processo de implementação. Ainda em 2020, estão previstas mais duas formações continuadas para o conjunto de professores e técnicos municipais da região do Maciço de Baturité, envolvidos com a execução da proposta nas escolas.

Ampliação – A expectativa é de que o Programa InteliGENTES, ainda em 2020, seja ampliado para mais 70 municípios cearenses, nas outras 19 CREDEs do Estado. A ampliação será fruto de articulação do Instituto Aliança com a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), por meio da Coordenadoria da Cooperação com os Municípios (COPEM). As formações na metodologia e nos conteúdos para as demais regionais estão previstas para serem iniciadas em março.

 

Fala da coordenadora pedagógica regional Eveline Corrêa na abertura da I Formação.

  Professores participam da atividade de aquecimento "Todos Juntos".

Professores da I Formação do Programa InteliGENTES e coordenadoras do Instituto Aliança.

Professores e equipe da CREDE 8 e integrantes do Instituto Aliança na abertura oficial da I Formação do Programa InteliGENTES.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br