Instituto Grupo BIG e IA fazem um balanço de uma década de qualificação profissional de jovens em oito estados brasileiros

 
 
 

Participantes do encontro: equipes IA de Salvador e Recife e Edmilson Junior, gerente do Instituto Grupo BIG. Junior comentando os resultados apresentados. Grupo analisa Relatório 2019.


Mudar a realidade de muitos jovens e fortalecer seus projetos de vida. É o que o Instituto Aliança (IA) e os Institutos Grupo BIG, Credit Suisse Hedging-Griffo, Fundações Walmart e Caterpillar vêm fazendo ao longo de dez anos de parceria. Foi em 2010 que o Instituto Walmart, atual Instituto Grupo BIG, iniciou o programa Escola Social do Varejo (ESV). Ao longo dos dez anos, já são mais de 10 mil jovens em oito estados brasileiros beneficiados pela iniciativa. Para avaliar essa década de parceria e traçar metas para o ano de 2020, as equipes do IA da Bahia e de Pernambuco reuniram-se com o gerente de Responsabilidade Social do Instituto Grupo BIG, Edmilson Junior, nos dias 10 e 11 de fevereiro, em Salvador, na sede do Instituto Aliança.

Durante o encontro, a coordenadora nacional pedagógica pelo IA, Ilma Oliveira, apresentou os resultados de formação desse período e, em seguida, a coordenadora de inserção nacional, Solange Leite, apresentou os resultados de sua área. Os dados apresentados foram animadores, com frequência média de 90,2%, como resposta de um trabalho intensivo das equipes profissionais no acompanhamento diário dos alunos, e 80% de inserção.

Superação
No que diz respeito aos resultados pedagógicos, todas as metas foram superadas, com destaque para o baixo índice de evasão (2%) e o alto índice de certificação de jovens (93%). O mesmo se deu com relação aos resultados de inserção, com a superação da meta de 80%. Um dos momentos ricos do encontro, além da análise dos resultados e gráficos com tendências desses 10 anos, foi a videoconferência com a nova equipe do Grupo BIG da área de responsabilidade social e educação corporativa e o início do planejamento da parceria com eles daqui para frente.


 

Edmilson Junior, gerente de projetos, comentando a apresentação sobre os 10 anos da ESV.

 
Solange Leite, coordenadora nacional de Inserção, comemora resultados de empregabilidade nos 10 anos.
 

Roberta Albuquerque, coordenadora pedagógica regional, comenta os resultados de formação.

 

Ingrid Araújo, coordenadora local da ESV Salvador, analisa resultados do núcleo.

“Em um momento em que há uma carência grande de oferta de programas de qualificação profissional para jovens no Brasil, com uma demanda muito maior do que a oferta, a Escola Social do Varejo passa a ter um papel ainda mais relevante, por oferecer um programa inovador, com foco em competências fundamentais para o êxito do profissional do século 21”, analisou a diretora do IA, Adenil Vieira. Também diretora do IA, Ilma Oliveira reforçou as palavras da colega: “Iniciamos os 10 anos da ESV celebrando resultados que apontam para a relevância e efetividade do Programa, com impactos na vida de quase 10 mil jovens. Planejar as ações tem sido uma prática importante para as inovações e avanços conquistados, e para o aprimoramento das ações, acompanhando e dialogando com as novas tendências e juventudes. É sempre renovador reunir a equipe”.

Para Ingrid Araújo, coordenadora local da SSA ESV, participar do encontro de avaliação e planejamento das novas ações foi muito importante. “Nossas vivências entram em consonância com o jeito de ser do corpo institucional das empresas parceiras, evidenciando também que oferecemos para os jovens o que há de mais atual no que se refere à qualificação profissional e inserção laboral”, concluiu Ingrid.

Participantes em videoconferência com Kiko Campos, diretor de Comunicação Interna e Sustentabilidade do Instituto Grupo BIG, e Carla Saad, gerente de Educação e Treinamento Corporativo.

Participantes no fim do primeiro dia do Encontro.


Participantes no fim do encontro.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br