Adolescentes do Projeto Transformando o Presente e Projetando o Futuro viajam à capital carioca para visitar o Museu do Amanhã

 
 
 

Carlos Brenno Souza, participante do projeto na E. M. João Flávio Batista, em exposição no Museu do Amanhã. Educandos do 5º distrito de São João da Barra interagem com mediadores em visita guiada ao museu. Presidente da Chevron, Mariano Vela, participa da recepção aos/as adolescentes, no escritório da empresa. Samara Santos, da E. M. Chrisanto Henrique de Souza, dá depoimento sobre a formação do Projeto, ao lado de Ana Luysa Alves e de Patrícia Pradal, funcionárias da Chevron.


A atividade mais aguardada do Projeto Transformando o Presente e Projetando o Futuro, no município de São João da Barra, RJ, foi a viagem à capital carioca para visitar o Museu do Amanhã, que aconteceu nos dias 17 e 20 de dezembro de 2019. Além da visita ao museu, os/as adolescentes também foram recebidos no escritório da Chevron, com uma recepção animada e acolhedora dos funcionários da empresa, parceira investidora do Projeto.

Mais de 300 quilômetros dividem o município de São João da Barra e o município do Rio de Janeiro, e a longa viagem tem muitos significados para os/as adolescentes do norte fluminense que participam do Projeto. Para muitos, significou a oportunidade de sair pela primeira vez do município, como foi o caso de Kayke do Nascimento. “Se eu fosse resumir em uma palavra a viagem ao RJ e tudo o que aconteceu, seria ‘impressionante’, porque eu nunca tinha ido ao Rio antes e sempre quis ir, por conta das histórias que me contavam quando eu era pequeno. Diziam que era uma cidade linda, e eu pude ver isso com os meus próprios olhos”, disse emocionado.

Para a maioria dos/as participantes, essa foi a primeira viagem à capital do estado, e ficaram encantados/as ao passar pela ponte Rio-Niterói e ao ver dois dos principais pontos turísticos da cidade: o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. O aeroporto Santos Dumont, os pousos e decolagens dos aviões também renderam muitos registros fotográficos nos celulares dos/as adolescentes.

 
Adolescente Soraya Azeredo interage com exposição no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
 

Educandas do Projeto na E. M. Elysio de Magalhães interagem com exposição de fotos de diferentes culturas no Museu do Amanhã.


 

Os adolescentes Nickollas Almeida, Kayllan Silva e Kayllane Peixoto, do 5º distrito de São João da Barra, registrando a visita ao Museu do Amanhã.

 

Educadores do Museu do Amanhã em visita guiada com adolescentes do Projeto.

 

Adolescentes do Projeto, acompanhados/as da educadora Izabelly Maciel, impressionados/as diante de exposição do Museu do Amanhã.

 

Educandos/as do Transformando o Presente e Projetando o Futuro com educadores mediadores do Museu do Amanhã.

Educadora Elizângela Alves acompanha educandos/as participantes do Projeto no Centro Municipal de Educação Avançada em visita ao Museu do Amanhã.

Para tantos/as outros/as adolescentes foi a primeira visita a um museu. “Eu nunca tinha ido a um museu. Foi minha primeira vez. Meu sonho era conhecer um museu e eu achei maravilhoso. Lá tem muita tecnologia. O que achei mais interessante foi a sala onde todo mundo ficava deitado e passava um filme 360º sobre a Terra. Vou levar muito conhecimento e aprendizado sobre nós e a Terra que habitamos”, relatou a adolescente Jocimara Xavier, educanda do Projeto no Centro Municipal de Educação Avançada, no 5º distrito do município.

Durante a visita cultural dos/as 127 adolescentes ao Museu do Amanhã, o grupo comentou o tamanho e a beleza do museu, além das tecnologias interativas oferecidas pelo espaço. Com muitos registros fotográficos, todos/as foram absorvendo as reflexões propostas pelas exposições e internalizando a experiência cultural e tecnológica.

Visita – Visitar o escritório da Chevron, no centro da cidade, também foi uma experiência inesquecível para todos/as os/as participantes. Os/as educandos/as que nunca haviam entrado em uma empresa desse porte se surpreenderam com a grandiosidade do prédio, com as tecnologias que conheceram e com cada detalhe e novidade com a qual se depararam. “A recepção dos profissionais da Chevron foi muito acolhedora. Os/as educandos/as foram recebidos/as com um excelente café da manhã e participaram de palestra interativa com histórias de carreira e de superação de dois funcionários da empresa, destacando a importância dos estudos e da dedicação para a realização pessoal e profissional”, conta Luciana Oliveira, coordenadora local do Projeto.


 
Funcionários da Chevron compartilham suas histórias de vida em debate enriquecedor com adolescentes do Projeto.
 

Educandos/as do Projeto são recebidos/as em escritório da Chevron e participam de atividade com funcionários.

 

Patrícia Pradal, funcionária da Chevron, recebe os/as adolescentes, em visita ao escritório da Chevron.

 

Funcionária da Chevron, Claudia Affalo dialoga com participantes do Projeto em visita ao escritório da Chevron.

 
Adolescentes Adrian da Cruz e Maria Luiza Maia participam de debate com funcionários da Chevron.
 

Alexia Melo, educanda do Projeto, atenta ao debate com funcionários da Chevron.

 

 
Adolescente Raysa Gomes assiste ao debate com funcionários em visita ao escritório da Chevron.
 

Educandos Layla Cintra, Alexia Amaral e João Carlos Paes atentos ao debate na Chevron.

Os/as adolescentes também puderam participar do debate, demonstrando em suas falas o desenvolvimento que alcançaram com a formação no Projeto. “A Chevron é uma empresa linda. Os palestrantes foram surpreendentes e sabiam pontuar todos os detalhes, falavam muito bem. Foi muito legal a atividade proposta por eles. Fui lá na frente onde tive a oportunidade de conversar sobre educação com os palestrantes”, afirmou João Vitor Barbosa, educando do Projeto na Escola Municipal Elysio de Magalhes, no distrito de Barcelos, SJB.

O presidente da Chevron no Brasil, Mariano Vela, participou do encontro, enriquecendo a experiência ao partilhar sua história de vida, emocionando a todos/as com seu exemplo sobre o impacto dos estudos na sua transformação pessoal e social. A viagem foi encerrada e celebrada com um almoço em um restaurante no centro da cidade, onde todos comemoraram as vivências do dia.




Adolescentes do Projeto atentos à fala do presidente da Chevron, Mariano Vela.

Adolescentes aplaudem debate realizado por funcionários/as em escritório da Chevron.

Funcionários/as da Chevron e do IA com educandos/as do Projeto comemoram sucesso da visita ao prédio da empresa.

Educandos/as do Projeto posam para foto no Museu do Amanhã, no RJ.

Adolescentes participantes do Projeto na E. M. Elysio de Magalhães posam para foto com educadora Raysa Oliveira no Museu do Amanhã.

Grupo de educandos/as, equipe local do IA e parceiros/as das escolas celebram visita cultural ao Museu do Amanhã, no RJ.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br