Peça "Fala Sério" será exibida em escolas públicas de Recife

 
 
 

Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana do Recife, e equipes do Compaz Governador Eduardo Campos, do Instituto Aliança, Neuza Pontes, GRE Norte, e Paulo Mindlin, gerente executivo do Instituto Diageo. Murilo explicando um pouco da dinâmica do Compaz e como poderia ser as apresentações do Fala Sério! Neuza Pontes discutindo a parceria com o grupo.

Promover um espaço qualificado de discussão sobre o crescente consumo de álcool entre adolescentes. Este é o principal objetivo do Programa “Fala Sério!: conversando sobre o consumo de álcool na adolescência”, que prevê 60 exibições da peça teatral “Fala Sério” nas escolas públicas das regiões de Recife (PE). As apresentações começarão a partir do mês de maio. O compromisso com a ação foi firmado no dia 7 de fevereiro, em reunião realizada no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto da Terezinha, em Recife. Estiveram presentes o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin, o Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, a gerente da Regional Norte da Secretaria da Educação de Pernambuco, Neuza Pontes, a coordenadora do Instituto Aliança no Ceará, que também estará coordenando a implementação da peça em Pernambuco, Eveline Corrêa, e a diretora do IA, Adenil Vieira.

 

Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana do Recife.

 

Paulo Mindlin, gerente executivo do Instituto Diageo.

Durante a reunião, foi apresentado um vídeo com a peça, e os parceiros tiveram a oportunidade de dialogar com a equipe do Instituto Aliança sobre as diretrizes que fundamentam a iniciativa e discutir o cronograma de implementação em Recife. A proposta é que a peça seja levada para as escolas de Ensino Médio e Fundamental II do Estado de Pernambuco. Após a apresentação, os atores e as atrizes promovem um debate com os jovens espectadores.

Criada originalmente na Grã-Bretanha, a peça “Fala Sério” já foi adaptada para 13 países e vista por 250 mil jovens de seis continentes. No Brasil, ela foi adaptada inicialmente para a realidade do Ceará e agora para Pernambuco. “O consumo de álcool é bastante presente na realidade dos adolescentes, e o 'Fala Sério' cria uma oportunidade diferenciada para que eles dialoguem, debatam e reflitam acerca de sua relação com o uso do álcool”, destacou Eveline Corrêa. A coordenadora do IA no Ceará, que também estará coordenando a implementação da peça em Pernambuco, destacou ainda a importância de utilizar a arte para abordar um tema que é bastante preocupante e que tanto mobiliza os jovens.

 

Neuza Pontes, gerente do GRE Norte.

 

Murilo Cavalcanti e Paulo Mindlin celebrando a parceria para realização do projeto Fala Sério!

Conscientização – Para Adenil Vieira, o Fala Sério! cumpre importante papel de conscientização dos jovens e, por extensão, da sociedade. “É importante essa integração entre governo e entidades não governamentais em prol de ações relevantes para a nossa juventude, hoje tão carente de políticas públicas que a apoie no seu desenvolvimento”, reforçou Adenil. Ela enalteceu também a cooperação estabelecida entre os três setores da sociedade para o sucesso do Programa: “Uma parceria intersetorial é mais sustentável. Ter governo, sociedade civil e iniciativa privada desenvolvendo uma ação conjunta possibilita que essa ação possa vir a se tornar uma política pública”.

Paulo Mindlin, gerente executivo do Instituto Diageo, ressaltou que o Programa tem grande afinidade com a agenda do Compaz no que tange à prevenção da violência ocasionada pelo consumo do álcool e fortalecerá mais ainda o desenvolvimento de uma cultura de paz no território. A secretária de educação de Pernambuco, também ressaltou o contentamento com a parceria. Neuza Pontes, da Secretaria da Educação de Pernambuco, partilhou seu contentamento com a iniciativa: “O Projeto Fala Sério! surge como mais um elemento importante para a formação dos nossos estudantes quando nos propomos a uma educação que prepara o jovem para a vida”.

Saiba mais – Idealizado pelo Instituto Diageo e realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e Instituto Aliança, o Programa “Fala Sério!: conversando sobre o consumo de álcool na adolescência” é realizado desde maio de 2019 nas escolas da rede estadual de Fortaleza. Em 2020, chegou a vez de o Estado de Pernambuco ser contemplado com a iniciativa. No Estado, o Projeto será realizado pelo Instituto Diageo e o Instituto Aliança, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado e a Secretaria de Segurança Urbana do Recife.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br