Programa de qualificação profissional Learning For Life é iniciado em Pernambuco

 
 
 

Visita ao Compaz Eduardo Campos: equipes do Instituto Diageo, do Instituto Aliança e do Compaz. Capacitação com equipe do Instituto Diageo. Capacitação comportamental com equipe MSX. Reunião com Paulo Mindlin, gerente-executivo do Instituto Diageo, Neuza Pontes, gerente da GRE Norte – SSEPE, Mayse Cavalcanti, gerente do Compaz Governador Eduardo Campos, e equipe do IA.

O Instituto Aliança, em parceria com o Instituto Diageo e a Prefeitura da Cidade de Recife - Compaz Governador Eduardo Campos, iniciou, este ano, o programa de qualificação Learning For Life, voltado para a inclusão social e profissional de jovens e adultos. Nesta edição, com um curso de Bartender, a formação vai viabilizar a inserção qualificada de jovens em um segmento que vem crescendo, com demanda para atuação em bares, restaurantes e eventos em geral. Será destinado a jovens com ensino médio completo ou no terceiro ano, oriundos da escola pública ou bolsista de escola particular, com idade de 18 a 29 anos.

As atividades acontecerão no Compaz Governador Eduardo Campos a partir de 03 de março de 2020 e tem, em média, 160 horas de treinamento (aproximadamente dois meses de duração). “Investimos em projetos como o Learning for Life para proporcionar oportunidades de inclusão social e profissional aos jovens. Eles passam por aulas teóricas e práticas, debatem valores de cidadania e cooperação. Os participantes saem preparados para iniciar na carreira e têm oportunidade de aumentar sua renda, seja em um emprego formal ou como empreendedores”, explicou o gerente-executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin.

 
Equipe Diageo do Learning For Life, em visita ao Compaz.  

Coordenadora local de PE do Instituto Aliança, Roberta Albuquerque, educador de Desenvolvimento Pessoal e Social, Jocemar Filho, e equipe do Instituto Diageo.

 
Jovem da ESV, Jennifer Kaliciane, falando um pouco da sua vivência no Projeto.  

Jovens do Projeto ESV PE 2019.2 durante a visita ao Compaz Governador Eduardo Campos.

Após o processo de prospecção e de concretizar a parceria, foi realizada a Capacitação da Equipe para a formação dos jovens bartenders, nos dias 29 e 30 de janeiro de 2020, no Compaz. “A capacitação para o Learning For Life em Recife com a equipe do Instituto Aliança foi um sucesso. Tivemos dois dias não só de aprendizado, mas de trocas, conhecimento e muita dedicação. O Instituto Diageo está muito animado com essa parceria, e temos certeza de que, juntos, podemos transformar vidas”, ressaltou Luisa Siemann, analista de projetos.

A Capacitação foi realizada com dois grupos distintos: um grupo com a Caroline Zanolli, responsável pela área comportamental do Programa, e o outro na área específica de Bar com André Bueno, Head Trainer Diageo Bar Academy, responsável pelos conteúdos de capacitação profissional para bartender do Programa Learning For Life no país. Para ele, o Programa é bastante significativo: "O Learning For Life é um Programa fantástico e realmente significativo para o setor de bares e restaurantes. Conseguimos, na última atualização de conteúdo, trazer o que há de mais atual na formação de novos profissionais e fizemos com que o Programa fosse padronizado em todos os estados onde acontece, levando para cada região conteúdo de qualidade e relevante para que os participantes consigam não apenas se profissionalizar, como também tenham ferramentas para alavancar suas carreiras. Em Recife, temos ótimos treinadores, o apoio do IA e a certeza de que o Programa pode crescer ainda mais!"

Mauro Melo será um dos professores de bar e esteve na capacitação: "É necessário e de extrema importância um curso como o Learning For Life. Capacitar as novas gerações para lidar com a responsabilidade de fazer outras pessoas felizes é sem dúvida uma grande honra."

Já Verinalda Lima, educadora de desenvolvimento pessoal e social, reflete o quanto é importante esse tempo de atualização e mergulho no conteúdo da formação: “A capacitação da Diageo foi necessária para compreendermos o roteiro do curso de bartender e sobre os temas que deverão ser abordados durante o período da formação. E também para entendermos melhor a profissão. Percebemos que o curso tem um objetivo que vai além do profissional, ou seja, formar pessoas preparadas emocionalmente para lidar consigo mesmas e com o outro.”

 
Equipe Diageo explicando o novo projeto para os jovens da ESV.  

Coordenação local do Instituto Aliança e equipe da Diageo.

Parceria – A parceria foi firmada após visita da equipe do Instituto Diageo e da MSX, Luisa Siemann e Caroline Zanolli, respectivamente, em dezembro de 2019 ao Compaz, onde foi possível verificar a viabilidade da formação neste equipamento. A MSX é parceira da Diageo no projeto Diageo Bar Academy Brasil, responsável pelo desenvolvimento dos conteúdos do Programa Learning For Life. Durante a visita, foi possível conversar e conhecer alguns jovens da Escola Social do Varejo - ESV, outro programa de qualificação profissional do IA, no Compaz Governador Eduardo Campos, que estavam no período de finalização da formação. Para Luisa Siemann, analista de projetos da Diageo e Caroline Zanolli, analista de treinamento da MSX, a visita foi fundamental para conhecer as atividades do Instituto Aliança realizadas em PE. “Gostaríamos de agradecer a acolhida em Recife essa semana, foi ótimo poder conhecer melhor o trabalho maravilhoso que vocês realizam e a estrutura do Compaz”, afirmou Caroline.

Em 6 de fevereiro passado, antes de iniciado o Programa, Paulo Mindlin, diretor do Instituto Diageo, visitou o Compaz, onde foi recebido pelo Secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, quando celebraram o início da parceria e desse novo curso de qualificação profissional.

Saiba mais – Nos últimos três anos, em Pernambuco, a parceria com o Compaz oportunizou a união de esforços do Instituto Aliança e da Prefeitura do Recife de trabalhar, concomitantemente, a inclusão produtiva e a construção de uma cultura de paz por meio do Programa Escola Social do Varejo e agora do Learning For Life. Com o Grupo Diageo, o Instituto Aliança vem desenvolvendo ações conjuntas, desde 2015, e o Programa Learning For Life já havia sido parceiro do Instituto Aliança na Escola Social do Varejo nos Estados de São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Eveline Corrêa, coordenadora regional do IA, Neuza Pontes gerente da GRE Norte - SEEPE, Roberta Albuquerque, coordenadora local do IA em PE, Mayse Cavalcanti, gerente do Compaz Governador Eduardo Campos, Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana do Recife, Adenil Vieira, diretora do IA, e Paulo Mindlin, gerente-executivo do Instituto Diageo.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br