Projetos #RefazendoSonhos e Escola Social do Varejo certificam 390 jovens na Bahia, Pernambuco e São Paulo

 
 
 

Suziane Nascimento celebra sua certificação no #RS. Oradoras na certificação do Projeto ESV SSA 2019.2, Suelen Oliveira e Glória Gabriela. Sr. Emilton Rosa, diretor-executivo do Instituto Aliança; Rafael Cerqueira, Mestre de Cerimônias em Salvador, e Solange Leite, coordenadora nacional de Inserção, na certificação. Jovens da ESV Salvador exibem os certificados com orgulho.

No mês de dezembro de 2019, 390 jovens e adolescentes concluíram as formações dos projetos #RefazendoSonhos e Escola Social do Varejo (ESV), realizados pelo Instituto Aliança (IA). As cerimônias de certificação reuniram os/as jovens e seus familiares, equipe técnica dos projetos e parceiros locais nas capitais da Bahia, Pernambuco e São Paulo.

#RefazendoSonhos – Em Simões Filho – cidade da Região Metropolitana de Salvador (BA) –, a cerimônia de certificação do #RefazendoSonhos aconteceu no dia 20 de dezembro, no espaço de eventos Shalon. Um total de 90 adolescentes e 34 profissionais concluíram a formação e foram certificados. “Fiquei muito feliz de poder ter participado deste curso e ter adquirido tanto conhecimento. Durante a cerimônia, vi muita felicidade, principalmente nos olhos dos adolescentes. Pude ver a esperança de termos a nossa realidade transformada e nossos sonhos realizados. Senti uma energia muito forte quando vi a alegria nos olhos de muitos familiares que estavam presentes constatando a transformação de tantas vidas. O conhecimento que adquiri com essa formação eu irei levar para toda minha vida, compartilhando com parentes, amigos e, principalmente, com colegas de trabalho. Agradeço a toda equipe por nos fazer sentir tão plenos, tão maravilhosos”, partilhou a estudante de serviço social e agente de saúde no município, Cristiana Gomes, que integrou a turma de adultos, no componente de formação dos profissionais.

Já Wesllon Nascimento, do grupo de adolescentes, apontou para a mudança que percebeu em sua vida pessoal e coletiva durante e após a formação: “A certificação foi para mim uma experiência nova e muito boa, que representou a certeza de que finalmente eu consegui concluir uma etapa, que eu avancei em cada temática do #RefazendoSonhos, sem desistir, seguindo em frente, mesmo naqueles momentos em que o desânimo ou as dificuldades chegavam. Fiquei muito feliz de poder compartilhar com meus colegas, amigos e familiares aquele momento mágico de celebração da nossa formação, que foi tão importante para nós. Sairei confiante e querendo fazer a diferença no nosso município. Agradeço muito a todos os educadores por terem nos ensinado tanto”.

 
Marcela Moreira exibe com alegria seu certificado no evento em Simões Filho.

  Rafaela do Carmo, Thaiane Maria e Juliane Pereira homenageiam a equipe de educadores.
 
Jean Tavares, à frente do grito de guerra da turma, em momento de grande alegria e celebração.

  Os colegas Ricardo Davi e Jean Tavares se abraçam emocionados com a conquista do certificado.
 
Viviane Aguiar e equipe de educadores em momento de entrada na certificação.

  As adolescentes Vitória Oliveira e Rebeca Santos festejam o momento ao lado dos educadores Alan Sueira e Josy Eloi.

Equipe técnica do IA participa da entrega dos certificados ao grupo de profissionais da formação.


ESV – Trezentos jovens da Escola Social do Varejo (ESV) receberam certificados da Universidade Estadual do Ceará (UECE). As solenidades aconteceram em 12 de dezembro para a turma da Bahia, 18 de dezembro para a de São Paulo e 19 de dezembro para a de Pernambuco. Em cada estado, o rito de certificação foi marcado com muita emoção, aplausos, agradecimentos pela conclusão da formação, que envolveu o desenvolvimento de competências socioemocionais, de tecnologias da informação e comunicação e de conteúdos relacionados ao mercado varejista.

Como acontece em todas as certificações, a programação foi liderada por jovens "mestres de cerimônias" e contou com a apresentação da linha do tempo do itinerário da formação com recursos tecnológicos e criativos, como slides, além de emocionantes depoimentos dos jovens e egressos, educadores, familiares e parceiros sobre o projeto e o impacto na vida dos jovens.

Salvador – Na capital baiana, a festa dos jovens que concluíram a formação contou com a presença do diretor-executivo do Instituto Aliança, Emilton Rosa; a diretora do Instituto Aliança e coordenadora pedagógica nacional, Ilma Oliveira; a coordenadora nacional de Inserção, Solange Leite; o gerente de Expansão e Relacionamento da Fundação Visconde de Cairu, Tiago Costa; e a equipe local da ESV. “A certificação é um divisor de águas na vida desses jovens. Para a maior parte deles, é o único rito de passagem comemorando um momento socioeducativo da família”, ressaltou a coordenadora local do Projeto, Ingrid Pedrett. A programação foi enriquecida com música, vídeos e, sobretudo, depoimentos de gratidão: “A Escola Social do Varejo me ensinou a ressignificar o sentido de família, não imagino outra forma de comemorar esta nova etapa em minha vida. Terminei a formação e já estou inserido!”, disse com muita força e alegria o jovem laureado Adalberto Guimarães, 20 anos. Ele foi um dos 110 jovens concluintes da turma 2019.2 em Salvador.

“Foi tão maravilhoso, superou todas as minhas expectativas, me causou uma eterna sensação de realização e de gratidão ao mesmo tempo. Meu coração estava tão a mil que, quando abracei Ingrid, foi a primeira coisa que ela falou. Ver a cerimônia toda linda, graças aos nossos esforços, foi muito intenso. Sinto que fechei um ciclo muito mais forte, menos tímida, com uma boa autoestima, mais unida com minha família, sabendo me comunicar e falar sobre mim. Agradeço muito por ter me tornado outra pessoa e ver claramente o meu desenvolvimento e a nova pessoa que me tornei”, afirmou Jaqueline Jesus, 22 anos.

A certificação contou com a presença de mais de 300 jovens e convidados, que acompanharam a retrospectiva de todo processo formativo, que culminou na certificação. Além disso, os formandos puderam agradecer e reforçar que as horas de formação foram essenciais para os já 43% de jovens inseridos apenas 4 dias após o término da formação. Solange Leite, coordenadora nacional de Inserção, comemorou: “É com muita felicidade que finalizamos esta turma com índices tão legais. Muitas vidas são transformadas por meio da ESV, e este sucesso é resultado da dedicação dos jovens e da equipe”.

O acontecimento foi caracterizado por demonstrações de afeto que destacaram o fortalecimento da identidade e estruturação de um projeto de vida pessoal e profissional, além da aprendizagem desenvolvida com as competências ocioemocionais. Os jovens agradeceram pela transformação, que extrapola as oficinas e chega aos representantes familiares, além de evidenciarem muito entusiasmo ao receberem o certificado pela Universidade Estadual do Ceará e estarem ávidos pelo próximo passo: a inserção no mercado de trabalho.

“Ver o brilho nos olhos destes jovens é incrível. Durante toda a formação dissei: ‘Permitir-se é um gesto sagrado’. Hoje, percebo o quanto se deixaram permitir pelas vivências nas oficinas. Eles estavam lindos de um jeito diferente, estavam autônomos, vivos! Eles têm gratidão pela formação, mas não sabem o quanto somos nós quem agradece”, reconheceu a educadora de Desenvolvimento Pessoal e Social da ESV, Francine Torres.

 
Ilma Oliveira, diretora do IA, fala dos números apresentados pela turma 2019.2 da ESV SSA, ao lado de Tiago Costa, gerente da Fundação Visconde de Cairu.

  Solange Leite se dirige aos familiares dos/as jovens da ESV SSA,após a certificação, convocando-os para apoiar o processo de inserção.
 
O jovem da turma 2019.1, Valdinei Silva, fala sobre a importância da ESV na inserção e permanência laboral dele.

  Equipe local da ESV Salvador recebe homenagem dos jovens.
 
A educadora de DPS, Francine Torres, comemora a formação com os jovens.

  As jovens Alice Gomes e Karolyne Oliveira mostram os certificados que receberam após concluírem a formação.

Jovens recebem certificados da equipe de Salvador e de representantes institucionais.


São Paulo – Em São Paulo, 103 jovens concluíram a formação no evento de certificação da ESV Osasco, que contou com a presença do representante do Instituto Grupo BIG, Edmilson Junior. Durante o evento, convidados e familiares puderam falar sobre as mudanças e as expectativas dos/as jovens certificados/as, que são fruto de uma metodologia focada no desenvolvimento das competências socioemocionais, de tecnologias da informação e comunicação e de conteúdos relacionados ao mercado varejista.

"A certificação da Escola Social do Varejo foi incrível. Senti a gratidão de ter passado por tudo, todos os aprendizados, desenvolvimentos e descobertas, além de contarem com uma equipe que deixou todos muito confortáveis e admirados por tamanho carinho, confiança e interesse por quem passa pelo Projeto. Abriu também algumas portas para os alunos demonstrarem seus sentimentos e talentos que ao longo do curso foram descobertos. O Projeto e a certificação não valeram apenas como uma beleza externa, mas sim interna, representou um pouquinho do esforço de cada um que compareceu para ensinar e aprender, escrevendo e lendo, gravando e editando”, disse a jovem Sthefanie Katharina Gatti, 18 anos, do núcleo de Osasco.

A representante do Instituto Aliança, Ilma Oliveira, ressaltou em sua fala a relevância da formação profissional: “A ESV tem transformado a vida de quase 10 mil jovens, com uma formação profissional diferenciada e consistente, que leva a uma inserção qualificada no mundo do varejo. É sempre muito emocionante perceber os bons resultados do Projeto nos olhares, sorrisos e depoimentos dos jovens e de seus familiares”.


 
As oradoras da certificação, Ingrid Marcelly e Melissa.

  Edmilson Junior, representando o Grupo BiG.
 
As jovens egressas Brenda e Joyce.

  Certificados na turma de 2019.2.
 
Jovens com seus certificados. Ao centro, o educador Lucas Raposo.

  O jovem César marcou definitivamente o Projeto em seu braço.

Equipe ESV Osasco, equipe Instituto Grupo BIG e Ilma Oliveira, do Instituto Aliança.



Recife – Na capital pernambucana, 107 jovens concluíram a formação. Mais de 300 pessoas participaram da cerimônia de certificação, entre elas representantes da Prefeitura da Cidade do Recife e parceiros locais, como o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, que, em sua fala, validou a importância da formação na ESV, enfatizando que atualmente é o curso de maior importância no Compaz e revelando o desejo de ampliação para que mais jovens tenham essa oportunidade. A representante do Instituto Aliança, Ilma Oliveira, ressaltou a seriedade e a importância do Projeto na formação e fortalecimento da autonomia e protagonismo de cada jovem.

A alegria dos jovens e seus familiares criou um clima de festa e celebração por uma conquista almejada por todos. “Fazia tempo que eu não sentia a sensação de uma realização até entrar pela porta daquele auditório. A certificação da Escola Social do Varejo será um marco eterno em minha vida por toda nossa trajetória. Ver o quanto eles acreditam em cada jovem e nós podermos dedicar um momento para expressar todo nosso carinho e nossa gratidão em uma simples homenagem foi muito gratificante. Sem esquecer o momento que peguei meu certificado das mãos da nossa coordenadora Roberta Albuquerque, que acompanhou todas as minhas tentativas e dificuldades, alguém que me impulsionou a não desistir. E será memorável eu ter recebido meu certificado por ela, tê-la abraçado forte e só então dizer: "EU CONSEGUI! Ali entendi que comecei a viver o início de uma nova história e que naquele auditório daria o start nas minhas realizações”, partilhou a jovem Maria Stefany da Silva, 20 anos.

Saiba mais – O Projeto #RefazendoSonhos é financiado desde 2016 pela Kindernothilfe por meio de seu escritório regional KNH Brasil – Sudeste e Centro-Oeste e Estado da Bahia e está no último 5º ano de execução – último da primeira etapa pactuada –, com resultados exitosos de transformação e mudança nos grupos atendidos. A Escola Social do Varejo (ESV) é realizada pelo Instituto Aliança. Em 2019.2, contou com a parceria do Instituto Grupo BIG, do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).



 
Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, durante sua fala para jovens certificados, parceiros e familiares.

  Jovem Raryson Douglas fazendo a apresentação artística na certificação do projeto ESV PE 2019.2.
 
Educador Daniel Barros com o jovem Raryson Douglas.

  Educador Jocemar Filho com o jovem Filipe Cesar.
 
Educadora Taciana Silva com a jovem Evellyn Costa.

  Jovens destaques na formação do projeto e equipe local.

Jovens egressos e certificados do projeto ESV que realizaram a formação entre 2017 e 2019.

Adolescentes, profissionais e equipe celebram juntos a certificação no #RS.

Jovens, equipe e convidados institucionais posam para foto oficial após o término do evento.

Momento final com todos os jovens de 2019.2 com seus certificados.

Jovens festejando certificação no Projeto ESV PE 2019.2.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br