Adolescência e saúde mental foi tema do IV Encontro Anual de Famílias do #RefazendoSonhos

 
 
 
Encontro Anual de Famílias, com os públicos atendidos pelo Projeto #RefazendoSonhos. Apresentação do grupo de Teatro de Fantoches: Casinha de Sonhos do Núcleo de Teatro Sonhos em Movimento, composto por adolescentes egressos do Projeto, realizando a abertura do Encontro. Participantes da oficina de confecção de bolsas. Equipe do #RefazendoSonhos na finalização do Encontro Anual.

No dia 7 de dezembro de 2019, encerrando as atividades do Componente de Formação Famílias do Projeto #RefazendoSonhos (#RS), foi realizado em Simões Filho (BA) o IV Encontro Anual de Famílias, com o objetivo de trocar experiências acerca das atividades desenvolvidas durante o ano e discutir estratégias de proteção para enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, com foco na saúde mental.

A ação reuniu aproximadamente 110 pessoas, de idades variadas, que no decorrer do dia tiveram a oportunidade de assistir à peça de fantoches “Casinha dos Sonhos”, do Núcleo de Teatro Sonhos em Movimento – composto por adolescentes egressos do Projeto –, discutir sobre os impactos das violações na saúde mental de crianças e adolescentes, participar de oficinas de saberes e fazeres com recorte em confecção de sacolas sustentáveis, artesanato, confecção de bolsas a partir de panos reaproveitados e de produtos de limpeza, além de vivenciar momentos de partilha e convivência construídos durante o café da amanhã e o almoço.

Ilma Oliveira, diretora do Instituto Aliança e coordenadora geral do Projeto #RS, destacou a força estratégica do espaço familiar para a garantia da proteção de crianças e adolescentes. “O Encontro Anual de Famílias, antes de tudo, é um lugar de convivência pacífica, harmoniosa, intergeracional e que pretende, a partir desta proposta, fortificar vínculos e laços afetivos entre os participantes – elementos extremamente importantes para se constituir a compreensão de proteção e de cuidado. O espaço familiar precisa ser resgatado e fortalecido como este lugar de excelência, para que crianças e adolescentes tenham a chance de acessar um desenvolvimento pleno”, concluiu Ilma.


 

Adolescente egressa do #RefazendoSonhos e integrante do grupo de teatro, Ingrid dos Santos de Jesus, colaborando com a inscrição dos participantes.

 

Adolescentes do #RefazendoSonhos em Movimento contribuindo na inscrição do Encontro.

 

Ilma Oliveira, coordenadora geral do Projeto #RefazendoSonhos, em fala de abertura do evento.

 

Raimunda Alves, convidada para discussão do tema Resiliência e Saúde Mental, como a educação pode auxiliar nesse processo.

Programação – A abertura do Encontro contou com as falas de Ilma Oliveira e Márcio Lupi – coordenador pedagógico do Projeto – seguidas da apresentação do Teatro de Fantoches, que trouxe brilho e leveza na abordagem da autoproteção e do cuidado do corpo, com um trabalho cênico adaptado para crianças, baseado no livro Pipo e Fifi: Prevenção de Violência Sexual na Infância, da autora Caroline Arcari. “O Teatro de Fantoches, vivo, colorido, mágico, é uma retomada da esperança que fortalece o enfrentamento da violência sexual que atinge crianças e adolescentes. É também o resultado lindo de esforços intergeracionais, tanto da interpretação dos adolescentes quanto da ajuda das mães na construção dos figurinos. Por fim, é, antes de tudo, um encontro familiar. Estamos todos muito felizes com a participação deles neste encontro. Abrimos com chave de ouro!”, afirmou Márcio Lupi.

O adolescente Ivan Bonfim, um dos atores da Casinha dos Sonhos e egresso do #RefazendoSonhos, compartilhou a alegria em participar do Encontro: “Estar no Encontro Anual foi um momento incrível, pois tivemos a chance de seguirmos com nossos objetivos e levarmos informações para um grande número de famílias. Estar ali diante das crianças e dos adultos me trouxe uma felicidade que não cabia no peito. Eu tenho muito a agradecer por esta oportunidade, principalmente aos educadores, por nos prepararem para transmitir ensinamentos tão importantes”.

Saúde Mental – Os/as participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o tema Adolescência e Saúde Mental, conduzido por Raimunda Oliveira, Pedagoga, professora do Ensino Fundamental l e EJA e estudante do curso de Psicoterapia Sistêmica do Centro de Estudos da Família e Casal (CEFAC). O momento foi propício para discutir sobre o papel da família diante do fenômeno das patologias mentais, que cada vez mais afetam a rotina de crianças e adolescentes por todo o mundo, com ênfase para violências autoprovocadas. “Gostei muito de participar deste Encontro, pois vi que a instituição é séria e busca essa interface com as famílias. Surpreendi-me com a quantidade de pessoas em pleno sábado de manhã. Também notei a seriedade da equipe técnica presente e envolvida. Tudo isto gerou em mim um grande aprendizado, especialmente por vivenciar uma troca com os técnicos, com os adolescentes e principalmente com as famílias, que no contexto atual muitas vezes não conseguem conduzir sozinhas as orientações às suas crianças. A alegria das pessoas em estarem nas oficinas já representou, para mim, a importância do trabalho que vocês desenvolvem. Parabenizo a iniciativa da instituição e torço para que continuem firmes”, relatou a palestrante.

 

Débora Motta Mendes e Bianca Esteves na apresentação do Teatro de Fantoches.

 

Ivan dos Santos Bonfim, adolescente ator do espetáculo "Casinha dos Sonhos".

 

Participantes da oficina de culinária em plena produção.

 

Maria de Lourdes, ex-participante da oficina de confecção de tapetes e oficineira no Encontro Anual.

Oficinas de fazeres e saberes – Após a palestra, os/as presentes tiveram a oportunidade de participar de oficinas de saberes e fazeres voltadas para a confecção de sacolas sustentáveis, artesanato, confecção de bolsas a partir de panos reaproveitados e de produtos de limpeza. Quem conduziu as atividades foram mães que participaram do componente de famílias, se destacaram em suas criações e no Encontro Anual tiveram a chance de partilhar das experiências adquiridas. “Ser oficineira neste dia do Encontro Anual foi uma grande experiência. Fiquei muito agradecida pela oportunidade e por vocês terem confiado em mim, por terem acreditado que eu poderia passar para outras pessoas tudo o que aprendi”, expressou Márcia Papa, uma das monitoras.

Quem participou das oficinas partilhou a gratidão e o contentamento. “O Encontro Anual foi uma experiência ótima para mim, um dia de convivência em grupo em que pude, além de aprender algo que posso colocar em prática e gerar renda, me nutrir de conhecimentos. Foi uma iniciativa incrível estar neste projeto, pois além de colaborarem na formação das mães, ainda cuidaram das nossas crianças durante as oficinas, para que ninguém ficasse de fora. Foi um privilégio ter por perto uma equipe tão preparada e dedicada”, disse Hávila Santos, que participou de uma das oficinas.

Saiba mais – O Encontro Anual de Famílias integra as ações do Projeto #RefazendoSonhos, financiado pela Kindernothilfe por meio de seu escritório KNH Brasil – Regional Sudeste e Centro-Oeste e Estado da Bahia, desde o ano de 2016. Até o final de 2019, 507 representantes familiares foram acolhidos e formados na metodologia do projeto, com o objetivo de se tornarem mais críticos, propositivos e, sobretudo, mais protetivos das crianças e adolescentes.



Representantes das oficinas de culinária, costura/customização, produto de limpeza, bordado e confecção de tapete a partir de sacolas plásticas apresentando o resultado das produções do dia.

Adolescentes do #RefazendoSonhos em Movimento em momento de apresentação.

Encerramento do Teatro de Fantoches.

Encerramento do evento com todos os participantes.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, salas 902/903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br