Universidade Estadual do Ceará certifica 900 jovens da Escola Social do Varejo

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Certificação Perecíveis PE, Barueri SP, Perecíveis PE e Perecíveis PE, respectivamente.

Novecentos jovens da Escola Social do Varejo (ESV), programa realizado pelo Instituto Aliança e o Instituto Walmart, receberam certificados da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em novembro e dezembro. Estes alunos integram os cursos de Liderança no Varejo, em São Paulo, Porto Alegre e Fortaleza, e Perecíveis em Recife. Nas celebrações, foram apresentados vídeos, músicas, performances cênicas, depoimentos e relatos sobre a ESV, o processo de transformação dos jovens e a construção dos seus projetos de vida.

As solenidades aconteceram no dia 19 de novembro, para a turma de São Paulo, 06 e 08 de dezembro, para as de Recife e Porto Alegre, e 14 e 15 de dezembro para a de Fortaleza. Aplausos, agradecimentos e muita emoção marcaram os eventos, que foram coordenados pela UECE e pela Faculdade CDL, que certificou os alunos formados pela parceria Escola Social do Varejo/Projeto Talento Jovem para o Comércio, e contaram com a presença de executivos do Walmart Brasil e Walmart Global, diretoras do Instituto Aliança, parceiros, familiares, educadores e jovens.

 
Paulo Mindlin, certificação Barueri SP.   Certificação Barueri SP.

A certificação é um importante rito de passagem do Programa, que marca a conclusão da formação, cuja duração pode variar de cinco a oito meses, dependendo do curso, e a inserção profissional dos alunos, muitas vezes a primeira oportunidade num trabalho formal com carteira assinada. Para Adenil Vieira, Coordenadora Nacional da Escola Social do Varejo, pelo Instituto Aliança, “foi um prazer participar da primeira certificação da turma de Alimentos Perecíveis de Recife. A cerimônia emocionou a todos”. Os jovens tiveram uma participação marcante na solenidade, atuando como mestres de cerimônia, com dramatizações, cordel elaborado por uma das participantes do Programa e um discurso da oradora do grupo, Maria Eduarda. Adenil ressaltou também os depoimentos dos parceiros da UECE, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Walmart.



 
Certificação Porto Alegre RGS.   Certificação Porto Alegre RGS.


“Foi muito gratificante ver uma cerimônia tão linda”, afirmou Ilma Oliveira, Coordenadora Pedagógica Nacional da Escola Social do Varejo, pelo Instituto Aliança, sobre a certificação em São Paulo. Ela conta que ficou comovida com o depoimento emocionado de um pai e uma mãe sobre as mudanças de atitude dos filhos e a importância de persistirem nos seus propósitos e objetivos.

“Nunca recebi tantos elogios”, conta Mariela Calcagno, educadora do Programa em Porto Alegre. “Os pais chegavam para nos agradecer pelo que havíamos feito aos seus filhos.” Os educadores foram aclamados com palmas ininterruptas ao serem chamados ao palco pelo Coordenador do Instituto Walmart Sul, Vinicios Malfatti, uma emoção que contagiou todos os presentes.

Em Fortaleza, Maria de Fátima Rodrigues de Sousa, mãe de Marília Rodrigues de Sousa, falou sobre a importância do Programa aos parceiros: “Vocês fizeram muito mais que um curso de preparação para o mundo do trabalho. Fizeram com que nossos filhos passassem a sonhar e acreditar que, se eles quiserem ser advogados, médicos, administradores, contadores ou outra profissão qualquer, eles podem! Vocês fizeram isso com esse instrumento maravilhoso que se chama o Projeto de Vida. Eu acho que todos os jovens de ensino médio deveriam ter essa possibilidade".

Certificação Barueri SP.    


O depoimento dos jovens confirma os relatos das famílias. “Falar desse projeto é falar de uma experiência muito importante em nossas vidas”, declarou Maria Eduarda, oradora da turma de 2011 de Alimentos Perecíveis em Pernambuco. “Nos descobrimos e crescemos. Não somos os mesmos de antes. Ampliamos nossos horizontes. Aprendemos a saber quem somos e o que queremos, a sermos resilientes, solidários e determinados, a ter um projeto de vida e carreira. Aprendemos a conhecer o mundo do trabalho, suas exigências e as competências necessárias para nos desenvolvermos. Hoje, vemos com clareza em quem nos transformamos, em pessoas capazes de realizar projetos e sonhos e de alcançar o que antes parecia impossível. Compreendemos que a vida é feita de escolhas e somos nós quem construímos nossa trajetória. Faríamos tudo outra vez, pois valeu a pena.”

Certificação Fortaleza CE.


 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Editoração: Mexerica Design

Rua Frederico Simões nº 153, Edf. Orlando Gomes, sala 1009 - Salvador, Bahia, Brasil. Cep: 41.820-774 | Tel.: 5571 2107-7400 | Fax.: 5571 2107-7424 | © Instituto Aliança 2011 | ia@institutoalianca.org.br