Associação Produtiva apoiada pelo Projeto de Inclusão Comunitária é vencedora da 5ª Edição do Prêmio Atitude Sustentável

 
 
 

Celso Guerra, diretor-executivo da TV Gazeta, Nilcinéia Valente, representante da Associação de Mulheres, Márcio Chagas, diretor-comercial da TV Gazeta, e Giordano Automare, coordenador de Sustentabilidade da Fibria Celulose.

A Associação das Mulheres Produtivas de Itaipava (ES), conhecida comercialmente como Águia de Saneantes, que integra o Projeto de Inclusão Comunitária, executado pelo Instituto Aliança, em parceria com a Chevron Brasil, foi a grande vencedora do Prêmio Atitude Sustentável, na categoria Terceiro Setor. A premiação aconteceu em dezembro de 2014, no auditório da TV Gazeta, em Vitória (ES).

O Prêmio realizado pela TV Gazeta, com patrocínio da Fibria, tem como objetivo reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade do estado. Em sua 5ª edição, contou com 80 projetos inscritos e mais de 16 mil votos recebidos entre as categorias Terceiro Setor, Empresas, Escolas, Melhor Projeto Atitude Sustentável 2014 e Incentivo. Durante o evento, mais dez projetos também foram reconhecidos e premiados. O Prêmio é uma ação do projeto Atitude Sustentável, que visa fomentar na sociedade a adoção de posturas dessa natureza, através da sua participação em programas ligados ao tema.

Além de certificado e troféu, as mulheres receberam uma quantia de dez mil reais, valor que será investido no desenvolvimento da Associação. "Estou muito feliz e sem palavras para descrever o que estou sentindo. Fomos pegas de surpresa, não imaginávamos conquistar essa premiação e muito menos o primeiro lugar. Agradeço muito o carinho, o reconhecimento e todo o apoio que recebemos do Projeto de Inclusão Comunitária", diz Nilcinéia Valente, representante da associação na premiação. A associada conta também que essa premiação reforça ainda mais a vontade e o desejo de continuar desenvolvendo este trabalho através da associação. "Ele gera renda para nós associadas e ainda contribui com a preservação do meio ambiente", diz.

Executado pelo Instituto Aliança, o Projeto de Inclusão Comunitária, em Itapemirim (ES), reúne grupos de mulheres que desenvolvem atividades produtivas, estimulando a geração de trabalho e renda, além de promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres. Duzentas mulheres já foram capacitadas pelo projeto por meio do apoio a três associações: a Associação das Mulheres Produtivas de Bom Será, de confecção artesanal com aplicações de bordados em tecido; a Associação das Mulheres Produtivas de Artemis – UNICOST, que atua na confecção de camisas, moda praia e bolsas com tecidos e plásticos, além de roupas para proteção de pescadores, a partir de oleado; a Associação das Mulheres Produtivas de Itaipava - Águia de Saneantes, que produz sabão em barra utilizando óleo de cozinha reciclado e outros produtos de limpeza, como desinfetante, sabão e sabonete líquido, aromatizantes, entre outros. Além das três Associações Produtivas apoiadas pelo Projeto de Inclusão Comunitária, dois novos grupos foram formados: o Cia do Salgado, que fabrica salgadinhos para festas e congelados, e o Doce Sabor, que produz quitutes caseiros, como casadinhos, sequilhos, pães e bolos.

Algumas das associadas, felizes com a premiação e com o reconhecimento.

 

 

 

 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Orlando Gomes, sala 1009 – Salvador, Bahia, Brasil. Cep 41.820-774 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br