Instituto Aliança participa da semana pedagógica em 32 escolas da rede pública de educação do Ceará  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Participação de Coordenadores do IA na Semana Pedagógica da EEM Josefa Braga, na cidade de Miraima. Semana Pedagógica na EEFM Monsenhor Horácio Teixeira. Coordenação Pedagógica do IA na Semana Pedagógica da EEM Professora Marieta Santos, em Bela Cruz. Equipe de professores da EEEP Joaquim Moreira de Sousa e equipe do IA na Semana Pedagógica.

As escolas da rede estadual de ensino do Ceará tradicionalmente começam o ano letivo com uma “parada estratégica”, antes de iniciarem as aulas, realizando a Semana Pedagógica. Prevista no calendário entre os meses de janeiro e fevereiro, a atividade tem a intenção de proporcionar o encontro da comunidade escolar para planejar, alinhar cronogramas, atualizar conceitos e preparar os aspectos pedagógicos que estarão mais em evidência durante o ano.

 
Semana Pedagógica na EEEP Lysia Pimentel Sobral. Fala de Rodrigo Adler, do IA, sobre as competências socioemocionais.
 
Semana Pedagógica na EEEP Lysia Pimentel Sobral. Fala do Coordenador Pedagógico Otavio Lima.

Nos últimos quatro anos, o Instituto Aliança (IA) – parceiro da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) na implementação de metodologias e desenvolvimento de competências para alunos do ensino médio – participa das Semanas Pedagógicas, a convite das escolas, contribuindo para que os docentes tenham uma compreensão mais ampla das intervenções Projeto de Vida e Mundo do Trabalho, desenvolvidos pelo IA nas escolas estaduais de educação profissional (EEEP), e Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), que acontece nas escolas de tempo integral e tempo parcial, na rede regular.

A participação do IA nas Semanas Pedagógicas deste ano ocorreu em 32 escolas e envolveu 600 profissionais em atividades vivenciais e apresentações que abordaram os conceitos estruturantes desses programas, como, por exemplo, o desenvolvimento de competências socioemocionais, o projeto político-pedagógico e uma compreensão sobre “os adolescentes da Geração Milenium”.

 
Semana Pedagógica da EEM Antonio Raimundo de Melo, no município de Carnaubal, com a participação do coordenador Renê Dinell.
 
Fala da coordenadora pedagógica Ana Veruska na Semana Pedagógica na EEEP Joaquim Moreira de Sousa, em Fortaleza.


Segundo Jordana Gomes, coordenadora pedagógica da EEEP Maria Auday Vasconcelo Nery, de Uruburetama/CE, “foi um imenso prazer e alegria receber a equipe do IA nesse momento tão rico e importante para a escola”. Para Elaine Vasconcelos, coordenadora setorial do Instituto Aliança, participar da Semana Pedagógica “foi uma oportunidade ímpar de alinhar junto aos professores e núcleo gestor os passos e planejamentos a serem executados ao longo do ano, pensando sobre os desejos e os objetivos de todo o grupo”.

Os Programas Capacitação de Educadores nas unidades curriculares Projeto de Vida e Mundo do Trabalho das EEEPs e o Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais -NTPPS são apoiados por uma plataforma de parceiros estratégicos entre os quais a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Walmart Foundation e o Instituto Walmart, com a parceria técnica do Instituto Aliança.



Núcleo gestor da EEEP Lysia Pimentel, na cidade de Sobral - Semana Pedagógica com a participação da Coordenação Pedagógica do IA.

Semana Pedagógica com a participação dos coordenadores pedagógicos do IA na EEEP Maria Auday Vasconcelos Nery, na cidade de Uruburetama.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br