CDD Rio de Janeiro certifica 152 jovens, em emocionante evento, na sua sétima edição  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Jovens formandos, equipe do CDD RJ, representante da Igreja Batista de Piedade, coordenador de inserção com jovem formando.

A tarde do dia 29 de janeiro de 2017 foi de alegria para os 152 jovens do CDD Rio de Janeiro, para seus educadores e familiares, que celebraram juntos a conclusão do Programa, em um emocionante evento de certificação.

O Programa, apoiado pela Chevron Brasil e executado pelo Instituto Aliança (IA), encontra-se na sua sétima edição, com excelentes resultados de inserção dos jovens no mercado formal de trabalho e, neste ano, comemora também o mais baixo índice de evasão na história do Programa no Rio de Janeiro.

 
Marcelo Henrique Conceição e Érica Oliveira, cerimonialistas do núcleo Carioca.
 
Jovem Ana Vitória Frescurato com diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira.


Os alunos foram certificados pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) após concluírem o curso de 400 horas de formação nas áreas de Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS), Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Contexto das Relações do Trabalho (CRT), que os ajudou a desenvolver competências socioemocionais, cognitivas e produtivas, preparando-os e habilitando-os a ingressar no mercado de trabalho local.

 
Educadora Vanúbia Barros recebendo homenagem dos jovens.
 
Jovem Matheus de Carvalho homenageando o voluntário Fábio Fernandes.

Os depoimentos dos jovens participantes da cerimônia revelaram o significado desse momento, demonstrando que souberam valorizar e responder positivamente a esta oportunidade de formação e profissionalização. Suellen Braga, jovem do núcleo Carioca, afirmou que o Programa a surpreendeu e superou suas expectativas. "Eu achava que seriam aulas monótonas, e, ao contrário disso, as oficinas eram dinâmicas e interessantes. Eu tinha muito medo de desistir no meio do caminho, pois eu estava cursando o ensino médio e participando do CDD ao mesmo tempo, mas durante o projeto eu aprendi que não devemos desistir diante dos obstáculos e também aprendi a administrar melhor o meu tempo", conta.

 
Depoimento da Sra. Claudia Aguiar Souza, como representante dos familiares.
 
Formando Bruno Santos recebendo certificado da educadora Betzabeth Lizarbeb.

Já Érica Oliveira, integrante do núcleo Carioca, elogiou a preparação que recebeu no Programa e o quanto ela foi útil para sua inserção no mercado de trabalho: "Eu indicaria o CDD para todos, porque quando a gente termina o ensino médio, fica um pouco perdida, não sabemos por onde começar a procurar um emprego nem o que é necessário. No CDD, recebemos orientação no desenvolvimento do nosso plano de carreira e preparação para o mercado de trabalho. Sentimo-nos mais preparados e confiantes".

Para Ana Vitória Frescurato, jovem do núcleo da Piedade, a contribuição do Programa foi além da dimensão do trabalho: “Tornei-me mais responsável, passei a ser mais organizada, aprendi a planejar e projetar o meu futuro. Melhorou a minha vida profissional com os aprendizados de TIC e me ensinou que tenho direitos e deveres. No que diz respeito à vida pessoal, aprendi muito. Entre esses aprendizados, o tema Ética e Cidadania despertou em mim a solidariedade e que, o que eu nunca vou esquecer, ‘é preciso ser resiliente’”. Para Ana, o evento da certificação vai ficar marcado na sua história: “Foi um dia de conquistas e realizações, não só para mim, mas para meus colegas presentes”. Após a entrega dos certificados, os jovens convidaram todos para comemorar esse marco em sua vida, celebrando suas conquistas e agradecendo aos que contribuíram com esta etapa de aprendizado, crescimento e definição dos rumos de suas trajetórias profissional e pessoal.


Grupo de formandos com a coordenadora local, o voluntário Fábio e a representante dos familiares.

Grupo de formandos dos núcleos Piedade e Largo da Carioca.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br