Escola Social do Varejo certifica cerca de 500 jovens em quatro Estados brasileiros  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Erica Conceição dos Santos, com certificado do Programa. Oradores, Jhonattan Batista da Silva e Nathália Marques de Oliveira. Jovem certificada Adrielle Jully ao lado da sua mãe.

Dezembro foi tempo de celebração na Escola Social do Varejo (ESV), programa de formação profissional executado pelo Instituto Aliança (IA) e apoiado pela Fundação e Instituto Walmart. As certificações marcaram a conclusão das 300 horas de formação, envolvendo o desenvolvimento de competências socioemocionais, de tecnologias da informação e comunicação e de conteúdos relacionados ao mercado varejista. Cerca de 500 alunos da ESV receberam certificados da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em quatro Estados do país.

As primeiras certificações da Escola Social do Varejo (ESV) aconteceram em Osasco (SP) e em Recife (PE), no dia 20 de dezembro. Nos dias 21 e 22 do mesmo mês, foi a vez dos jovens de Porto Alegre (RS) e Salvador (BA) encerrarem o ciclo de festas.

A programação das certificações foi liderada por jovens "mestres de cerimônia" e envolveu a apresentação da linha do tempo do itinerário da formação com recursos tecnológicos e criativos, como slides, além de emocionantes depoimentos dos alunos e egressos, educadores, familiares e parceiros sobre o programa e o impacto na vida dos jovens.

No evento de certificação da ESV Osasco, o diretor do Instituto Walmart Brasil, Luiz Herrisson parabenizou a equipe local do IA, ressaltando que o sucesso daquele momento só foi possível pelo trabalho realizado por esses profissionais: "Mais uma vez, foi excelente e emocionante a cerimônia de certificação aqui em São Paulo. Parabéns à equipe por todo o trabalho, dedicação e comprometimento com os jovens da Escola. E os jovens mandaram muito bem, com muita autoconfiança, estima elevada e brilho nos olhos!”. A postura dos jovens é fruto dos resultados alcançados pelo Programa, reafirmados pelos depoimentos durante o evento, como o de Raphael de Oliveira Vieira, 18 anos, do núcleo de Osasco: "Com a ESV eu pude ampliar muito a minha visão profissional, aprendi a ser mais proativo, concentrado, empenhado e ter a capacidade de observar e detectar problemas e, assim, resolvê-los. A ESV me mostrou que eu posso sonhar mais longe, mas para conseguir alcançar meus sonhos devo me esforçar e ir atrás”.

 
Vitor Henrique Teixeira dos Santos e Janaina Barbosa de Sousa, oradores na Certificação de Osasco.
 
Luiz Herrisson, diretor de Comunicação, Sustentabilidade e Instituto Walmart, e Alexandre Esper, vice-presidente de Compliance.
 
Homenagem dos jovens à equipe ESV Osasco.
 
Edmilson Junior, coordenador do Instituto Walmart, Nathali da Cruz Oliveira, da ESV, e Luiz Herrisson, diretor de Comunicação, Sustentabilidade e Instituto Walmart.
 
Jovens da turma de 2016.2, Osasco, recebendo os certificados.
 
Equipe da Escola Social do Varejo, Walmart e Instituto Walmart.

Em Salvador, a festa dos 106 jovens que concluíram a formação contou com a participação da equipe da Escola e familiares. A programação foi enriquecida com música, vídeos e, sobretudo, depoimentos de gratidão, como o da senhora Claudionora Barbosa da Costa, mãe dos jovens Thalita e Erickson Costa: “Quero começar a dizer que vocês fizeram um milagre com meus dois filhos. Esses quatro meses de formação duraram o suficiente para que eu, enquanto mãe, pudesse perceber a mudança que Thalita e Erickson tiveram. Durante anos de escola, nunca os vi estudar e se dedicarem tanto quanto vi neste curso. Era seminário, leitura de textos, trabalhos com informática e, principalmente, a vontade de fazer aquilo dar certo. Eles eram outros, não eram mais os mesmos. Hoje, represento aqui o sentimento de gratidão aos parceiros deste projeto, aos empresários que apostam em nossos filhos, aos educadores que fazem isto acontecer e às famílias de cada um de vocês que incentivam e dão força em busca de um futuro melhor”.

 
Claudionora Barbosa, mãe de dois jovens certificados, dando o seu depoimento.
 
Equipe local da ESV Pau da Lima/Salvador sendo homenageada pelos jovens.

Equipe local da ESV Pau da Lima/Salvador entregando os certificados aos formandos.

O relato de Raphaela M. Palermo, aluna do núcleo de Porto Alegre, também ressalta suas mudanças: “O que mudou na minha vida depois do curso? Acho que tudo! Minha interação social, familiar e até minha visão pessoal sobre o mundo. Falar o que penso e poder me expressar corretamente é algo bem mais fácil para mim agora do que antigamente. O curso é uma experiência que vou levar para toda vida, pois aqui pude expor todos os meus planos e tive a possibilidade de tirar do papel muitas coisas em que agora posso me sentir orgulhosa”. Em Porto Alegre, 89% dos jovens concluintes da segunda turma de 2016 foram certificados. A alegria dos jovens e seus familiares criou um clima de festa e celebração por uma conquista almejada por todos.

 
Homenagem aos jovens realizada pela educadora Elisa Doi.
 
Mariela Calcagno, coordenadora local da ESV/POA, e equipe de educadores entregam os certificados aos jovens formandos.

Em Recife, a certificação de cerca de 200 jovens aconteceu no dia 22 de dezembro, no auditório do Centro Comunitário Salesiano. Participaram do evento mais de 400 pessoas, entre elas a Irmã Marcela Farias, diretora do Centro, Nericleide Nunes, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, além dos coordenadores locais, familiares e amigos. A ambientação do espaço, a ornamentação criativa, a presença maciça e o acolhimento dos jovens aos seus familiares, a linguagem artística com música, como forma de expressar a gratidão e alegria pela conquista daquele momento, o depoimento dos egressos, dos parceiros foram destaques que marcaram essa linda cerimônia, como ressaltou o jovem Jorge Nazário (20 anos): “No princípio, não acreditava que a Escola Social do Varejo pudesse me mostrar, dentro de quatro meses, novos meios de desenvolver capacidades onde tinha dificuldades e de me auxiliar em projetos e planejamento de vida. No decorrer do curso, pude notar a qualidade e a competência dos educadores e suas determinações de fazer de nós não somente os melhores, mas jovens diferenciados. Posso dizer que hoje sou um jovem melhor e preparado para enfrentar novos desafios porque tive auxílio de profissionais qualificados e determinados a mudar nossas vidas. Com toda certeza valeu a pena cada suor derramado, e gratidão é a palavra que resume meus sentimentos por esse projeto magnífico e diferenciado”.

Tantos agradecimentos refletiram os efeitos de uma caminhada assertiva, com resultados exitosos e animadores. “Todo este cenário de conquista nos dá muitas aprendizagens, muitos frutos importantes, como, por exemplo, o reconhecimento da comunidade por estarmos há anos impactando na vida de tantos jovens e de forma tão responsável e diferenciada. Eu mesma fui tocada um dia por esta proposta, no projeto Com.Domínio Digital, e hoje tenho o privilégio de ampliar tudo o que vivi, colaborando para que outros que buscam oportunidade, como eu busquei um dia, possam encontrar entre nós parte significativa deste apoio”, declarou Juliane Oliveira, egressa do Programa CDD, hoje educadora de Contexto das Relações do Varejo da ESV.


 
Jovens recebendo seus certificados, ao final da cerimônia.
 
Educadores Jocemar Mariz e Josias Vieira com os mestres de cerimônia Ricardo Francisco e Clarice Santana.

Os programas de formação profissional do Instituto Aliança, no segundo semestre de 2016, foram desenvolvidos em parceria com uma plataforma de investidores sociais, entre eles a Fundação Walmart, a DIAGEO e o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo. A Universidade Estadual do Ceará (UECE), também parceira da ESV, certificou 93% dos jovens concluintes.

A Escola Social do Varejo, em 2017, contou com a parceria do Instituto Walmart, da Fundação Walmart, do Instituto Credit Suisse Hedging Griffo e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Foto oficial da ESV POA, turma 2016.2.

Foto oficial ESV - PE turma 2016.2.

ESV Pau da Lima.

A alegria de todos ao final da certificação, em Osasco/SP.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br