Projeto #RefazendoSonhos promove ações de prevenção e enfrentamento à violência em Simões Filho/BA  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Adolescentes da turma I 2016. Equipe Refazendo Sonhos no seminário II da turma 2016 1. Membro do grupo de famílias dando seu depoimento . Adolescentes da turma I 2016 durante a apresentação de uma atividade pedagógica.

Fruto de uma parceria institucional estabelecida entre o Instituto Aliança e a agência de desenvolvimento Kindernothilfe E.V. (KNH Brasil), o Projeto #RefazendoSonhos, voltado para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, já sinaliza algumas mudanças importantes voltadas à prevenção e ao enfrentamento às violências sexuais cometidas contra crianças e adolescentes no município de Simões Filho/BA.

Em seu primeiro ano de realização, 40 profissionais e 23 familiares foram capacitados no tema, e dos 200 adolescentes selecionados para participarem dos processos de formação, 100 já concluíram a primeira etapa formativa, com certificação ocorrida em 20 de dezembro de 2016, na culminância, contando com as participações do Prof. Fernando Roberto Ferreira Silva, pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e dos parceiros locais do Projeto.


 
Adolescentes da turma I 2016 apresentando resultados do projeto de intervenção no seminário II.

 
Adolescentes da turma I 2016 apresentando resultados do projeto de intervenção no seminário II.

Ilma Oliveira, diretora do Instituto Aliança, que esteve presente nos eventos finais de 2016, partilhou de suas impressões: “O #RefazendoSonhos trouxe aprendizados muito significativos e reafirma o compromisso institucional do IA em desenvolver ações que têm em vista a mudança de cultura, no caso, de naturalização do fenômeno das violências para a instauração e disseminação da cultura do cuidado, proteção e garantia de direitos. Embora ainda no início do processo, o Projeto aponta para um caminho de possibilidades e de conquistas significativas”.

Dentro dessas perspectivas, ainda em 2016, no dia 15 de dezembro, profissionais, familiares e adolescentes se reuniram para apresentação e compartilhamento dos resultados iniciais dessa experiência inovadora, no I Seminário realizado no centro comunitário da Paróquia São José de Cotegipe. O momento possibilitou o compartilhamento de aprendizados, conquistas e desafios.

Na ocasião, o grupo dos profissionais apresentou os planos de ação para o aprimoramento dos serviços de atendimento, com incorporação de procedimentos e instrumentos em consonância com as diretrizes da política nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Já os familiares ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido pelo #RefazendoSonhos, não só para o fortalecimento do vínculo com seus filhos, como também para um melhor entendimento e abordagem adequada diante de situações de ameaça ou violação de direitos, na direção da proteção à criança e ao adolescente - com essa iniciativa, tiveram a oportunidade de mergulhar em suas próprias histórias de vida e olhar de outra forma para as novas gerações.


 
Adolescentes da turma I 2016 apresentando resultados do projeto de intervenção no seminário II.
  Momentos de descontração dos adolescentes durante atividade.
Completando as apresentações, os adolescentes participantes apresentaram seus miniprojetos de intervenção, como ponto de chegada de todo o processo de formação em competências socioemocionais e de participação protagônica. A primeira turma de adolescentes desenvolveu sete miniprojetos, nos macrocampos: Saúde e Sexualidade (01), Gênero (02) e Desnaturalização das Violências Sexuais (04), atingindo diretamente 250 pessoas da comunidade.

Camila Santos, adolescente participante do Projeto, resume o sentimento dos participantes ao expressar sua percepção acerca dessa experiência: “Confesso que no começo eu me sentia muito insegura, mas fui indo e lá muita coisa aconteceu, foi algo que me fez ter uma transformação radical e me fez enxergar o que sou de verdade. O que tenho para dizer é que valeu, valeu muito a pena, pois a esperança é o que me fortalece. Agradeço ao projeto #RefazendoSonhos, a vocês o meu eterno obrigada, e que vocês mudem as vidas de outros adolescentes também... Sejam todos a diferença, porque eu já a sou! Como #refazedora de sonhos quero dizer muito obrigada mesmo".

Joseane Barbosa, psicóloga do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) do município, também compartilhou de sua percepção: “O curso #RefazendoSonhos para profissionais foi de grande aprendizado, troca de conhecimentos e enriquecimento para a nossa prática no CREAS. Além de estreitar o relacionamento com a rede, tem possibilitado conhecermos outros profissionais e juntos compartilharmos nossos saberes, dúvidas e angústias. O curso nos proporciona conhecer novas técnicas, assim como aperfeiçoar as que já conhecemos. As informações obtidas nos atualizam sobre a temática, capacitando-nos para a prática no serviço. É um curso de bastante relevância para os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes. Estou adorando!".

CAPACITAÇÃO DOS PARCEIROS


A KNH tem provocado nos seus parceiros a importância de focar nas mudanças desejáveis na perspectiva da garantia de direitos. Nessa perspectiva, a organização reuniu todas as instituições parceiras da região Sudeste e da Bahia em um evento realizado nos dias 15 e 16/11/2016, na cidade de Belo Horizonte/MG. O encontro teve como objetivo promover uma capacitação para reflexão sobre a necessidade de revisão dos projetos com base nas propostas discutidas. A diretora Ilma Oliveira e o coordenador Márcio Lupi representaram o Instituto Aliança e puderam compartilhar com os parceiros a visão, estratégias e resultados que apontam para uma nova forma de envolver e comprometer os atores locais para o estabelecimento de uma cultura de proteção à criança e ao adolescente.

Márcio pontuou sobre as contribuições trazidas pelo encontro: “O que tivemos de mais instigante nesses dias, em minha opinião, foi a oportunidade de revisitar os nossos projetos, bem como nossas ações anuais, neles presentes, a partir do foco na mudança. Saber diferenciar com exatidão metas, estratégias, resultados e mudanças/impactos é fundamental para que possamos ter respostas concretas nos programas por nós executados, transformando, de fato, as vidas que passam por nós”
.



Adolescentes da turma I 2016 posando orgulhosos após entrega dos certificados.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br