Programa Aprendiz na Escola certifica 300 jovens no Ceará  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Alunos do Programa Aprendiz na Escola celebrando a conquista. Alunos participando da certificação e falando sobre a importância do Programa na vida deles. Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, com aluna concluinte. Equipe do Instituto Aliança e SEDUC.

Na manhã do dia 20 de dezembro, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e o Instituto Aliança (IA) promoveram a cerimônia de certificação de 300 jovens de nove municípios que concluíram o Programa Aprendiz na Escola. A solenidade de entrega dos títulos foi realizada na sede da SEDUC e contou com a presença do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino; do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Ceará (MPT-CE), Antônio de Oliveira Lima; da diretora do IA, Ilma Oliveira; e da assessora do Gabinete da SEDUC, Marisa Aquino.

Para participar do Aprendiz, o jovem se prepara durante os três anos do ensino médio e, na 3ª série, tem a possibilidade de aderir ao programa. Uma vez inscrito, o estudante permanece na escola pela manhã, onde aprende as disciplinas da base comum curricular, e vai para a empresa no período da tarde, a fim de exercitar a parte prática. Em dois dias na semana, o aluno volta à escola no turno da noite, para as aulas do curso escolhido.

 

Fala do Dr. Antônio de Oliveira Lima, procurador- chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará, apoiando e reconhecendo o Programa.

 

Compondo a mesa, com a palavra Josbertini Virgínio Clementino, secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, parceiro do Programa.

O contrato de aprendizagem entre os estudantes e as empresas é assinado por um ano, garantindo todos os benefícios previstos pela legislação trabalhista brasileira: salário mínimo, férias, décimo terceiro e vale-transporte. Durante todo o processo, a SEDUC e o Instituto acompanham o desenvolvimento dos alunos, tanto na escola quanto na empresa, observando notas e frequências. O objetivo é garantir a formação qualificada dos estudantes sem prejudicar a aprendizagem na escola.

Antônio Carlos Soares, 19 anos, foi um dos agraciados pela certificação. O jovem cursa a 3ª série na escola Dr. César Cals, em Fortaleza, e considera que o Programa lhe trouxe benefícios em vários aspectos. "No começo, não pensava que seria tão importante. Mas, pouco tempo depois, comecei a ver que o curso me trouxe muitas vantagens, tanto profissionais como pessoais. Eu era muito tímido e comecei a ter desenvoltura. A experiência na empresa foi totalmente positiva. Aprendi a lidar com o público e a operar o caixa. Consegui quebrar uma barreira pessoal", esclarece Antônio Carlos.

A estudante da E.E.F.M Walter de Sá Cavalcante, Raiza Souza, atua como operadora de loja e varejo em um grande supermercado próximo de onde reside. "O curso ensina sobre comportamento e gestão, o que não aprendemos na escola. Além disso, abriu minha cabeça para outros sonhos. Pretendo fazer uma graduação em administração", conta Raiza.

 

Ilma Oliveira, diretora do Instituto Aliança, parabenizando os alunos e falando sobre a importância de trazer a aprendizagem profissional para o currículo escolar.

 

Marisa Aquino, assessora do Gabinete da SEDUC, entregando certificado para uma aluna concluinte do Programa.

O Programa é desenvolvido em escolas regulares de nove municípios cearenses. Atualmente, são ofertadas 14 turmas para os cursos de Operador de Loja e Varejo e Serviços Administrativos, que compreendem carga horária de 29 horas semanais. O currículo é pensado para proporcionar a qualificação profissional e a inserção no mundo do trabalho. A iniciativa, que começou em 2012 e teve o primeiro ciclo de formação concluído em 2014, já formou mais de dois mil alunos. A assessora do gabinete da SEDUC, Marisa Aquino, afirma que 50% dos jovens que participam do programa conseguem se manter no mercado de trabalho.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, aponta que o Ceará é pioneiro na iniciativa. "Este programa tem a virtude de ir ao encontro de um desejo muito forte da nossa juventude, que é o de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. A parceria da STDS é estratégica: a SEDUC faz a capacitação dos jovens e nós fazemos a integração com as empresas. São ocupações profissionais que colaboram para a formação, juntam-se ao currículo escolar e preparam para o futuro", explica o gestor. Além da SEDUC e da STDS, a plataforma de parceiros do Programa conta com o apoio do Instituto Aliança, que proporciona a formação dos professores, e do Ministério Público do Trabalho (MPT), que, junto com a Superintendência Regional do Trabalho (SRT), fiscaliza as empresas parceiras.

 

Lorena Vasconcelos e Dannuta Albuquerque, do Instituto Aliança, com o professor do curso de comércio e Varejo Clésio Madeiro e Sara Feitosa, da SEDUC.

 

Equipe do Instituto Aliança presente na certificação.


O procurador-chefe do MPT-CE, Antônio de Oliveira Lima, ressalta o caráter social do Programa. "Apoiamos este projeto por entendermos que ele é extremamente importante para a prevenção do trabalho infantil. Traz três garantias básicas: a educação formal, a profissionalização e a proteção social, com todos os direitos trabalhistas assegurados", frisa. Ilma Oliveira, diretora do IA, defende a forma de estruturação do Programa. "É um processo de aprendizagem pelo próprio trabalho, adequado à faixa etária, fazendo a transição para o mercado profissional de forma correta e protegida. É inovador, por articular as duas principais políticas para a juventude, que são a educação e o trabalho", argumenta.

A ação foi reconhecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em novembro deste ano, representantes de 27 países da América Latina e do Caribe tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia utilizada, em um encontro na capital cearense. Marisa Aquino, assessora do Gabinete da SEDUC, salienta que o Governo do Ceará pretende ampliar o Programa em 2017. "A previsão é de aumentarmos a quantidade de municípios e de jovens atendidos. Queremos dar visibilidade a este Programa. No cenário atual, de desemprego crescente, a importância do Aprendiz na Escola é ainda maior, para a inserção no mundo do trabalho", destaca.


“O Instituto Aliança, que integra a plataforma de parceiros do Programa Aprendiz na Escola, tem participação ativa enquanto parceiro técnico, tendo participado desde as articulações iniciais com o Ministério do Trabalho, assim como no desenho, concepção e implementação das ações desenvolvidas desde 2014. O Aprendiz na Escola é uma proposta inovadora por possibilitar o ingresso de adolescentes no trabalho, de forma protegida e em integração com o currículo escolar”, conclui Ilma Oliveira.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br