Rede de Inclusão Solidária realiza I Feira de Economia Solidária  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Artesã da Associação de Piúma organiza estande com produtos. Equipe técnica e integrantes do Conselho Deliberativo da Rede de Inclusão Solidária. Visitantes da Feira apreciam variados tipos de pimenta em estande local. Diversos produtos artesanais criados pelos grupos foram apresentados nos estandes da Feira.

A Rede de Inclusão Solidária – associação que reúne grupos produtivos de mulheres dos municípios de Itapemirim e Piúma, no Espírito Santo, apoiados pelo Instituto Aliança e pela Chevron Brasil – promoveu, no dia 10 de dezembro de 2016, a I Feira de Economia Solidária “Tecendo Redes”, que aconteceu no Ginásio de Esportes Dinowalde Rodrigues Peçanha Júnior, em Itapemirim.

Aberta ao público e com entrada gratuita, a Feira, realizada em parceria com a Prefeitura de Itapemirim, contou com a presença de cerca de 110 visitantes. O evento promoveu exposição e venda de diversos produtos originários dos empreendimentos solidários filiados à Rede e de dois grupos convidados: Jocimea Bolos e Grupo da Terceira Idade de Itaipava, que também tiveram barracas para a comercialização de seus produtos. O grupo Águia e a Associação de Artesãos de Piúma – Mãos da Terra também desenvolveram duas oficinas de sagu perfumado e de biscuit para os participantes do evento.

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde também participaram da Feira, distribuindo gratuitamente mudas nativas, fornecendo orientações de educação ambiental e realizando exames de aferição de pressão arterial e glicemia. O evento contou ainda com música ao vivo e sorteio de brindes produzidos pelos grupos participantes.


 
Estande de peças produzidas em patchwork.   Estande do grupo produtivo Cia. do Salgado.

A ideia da Feira surgiu ao longo do ano de 2016, a partir da manifestação de um desejo das integrantes do Conselho Deliberativo da Rede de realizar um evento que pudesse divulgar suas ações e grupos junto à comunidade de Itapemirim e municípios vizinhos. Todo o planejamento do evento foi feito pelas integrantes dos grupos, com o suporte técnico da equipe do Instituto Aliança, que atuou para que as ações pudessem acontecer conforme as mulheres haviam pensado. A Prefeitura de Itapemirim cedeu o espaço e as barracas para a realização do evento, além de contribuir com a divulgação local.

O evento foi avaliado de forma muito positiva pelas integrantes dos grupos, pois, além de integrar as mulheres, possibilitou a comercialização dos produtos e divulgação da Rede. Segundo a presidente do Conselho Deliberativo da Rede, “a intenção é que se torne um evento no calendário da comunidade. Já estamos pensando na II Feira de Economia Solidária Tecendo Redes em 2017!”, afirmou com alegria.

Para Luana Braga, coordenadora local do projeto, a realização da Feira foi uma grande conquista para os grupos filiados à Rede de Inclusão. ""Além de possibilitar o aumento da renda dos grupos produtivos participantes, esse tipo de evento tem também o objetivo de compartilhar com a população local que, em Itapemirim, existem pessoas que empreendem de uma maneira sustentável, cooperada e coletiva", justifica.

A Rede de Inclusão Solidária se constitui em uma unidade de negócio social que visa ao estímulo da economia solidária, por meio da comercialização de produtos e prestação de serviços, gerando resultados que retornem para os grupos produtivos afiliados. A Rede é formalizada como associação e é composta por seis grupos, que realizam intercâmbio de vendas de produtos. Além de integrar a Comissão das Mulheres do Território Sul Litorâneo, também possui parceria com o Projeto Brasil Original do Sebrae.



Oficina de biscuit realizada durante a Feira.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br