Agricultores familiares do Extremo Sul da Bahia participam de encontros para planejar as ações de ATER nos próximos dois anos  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
A técnica Simone apresenta a atividade de Diagnóstico Coletivo na comunidade Tombador, município de Prado. Os agricultores e equipe do Projeto participam da “Dinâmica do Nó Humano” na comunidade da Rocinha, município de Itamaraju. Agricultores apresentam suas sugestões na comunidade do Córrego do Mutum, município de Teixeira de Freitas.

Entre os meses de novembro de 2016 e janeiro de 2017, a equipe de técnicos agrícolas do Projeto Sustentabilidade SDR/Bahiater, desenvolvido pelo Instituto Aliança no Território do Extremo Sul da Bahia, com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, realizou uma série de reuniões coletivas objetivando a construção do diagnóstico e planejamento comunitário de mais de vinte localidades rurais da região.

Promovidos em comunidades dos municípios de Jucuruçu, Itamaraju, Prado, Alcobaça, Teixeira de Freitas e Ibirapoã, os encontros envolveram os agricultores familiares participantes do projeto e foram de extrema importância para a construção do itinerário formativo e produtivo previsto para os dois próximos anos, de forma participativa. Esse planejamento coletivo permitiu a identificação conjunta das principais ações a serem desenvolvidas, bem como a escolha dos temas de interesse dos agricultores.

O projeto Sustentabilidade SDR/Bahiater é realizado com base nas etapas definidas pela Chamada Pública 001/2015, mas o Instituto Aliança vem colocando em prática os aprendizados e as premissas da metodologia participativa, tanto no processo de formação dos técnicos agrícolas quanto nas ações voltadas para o público direto do projeto. A metodologia participativa é uma grande aposta do IA para a realização da assistência técnica e extensão rural, que vem cada dia se concretizando por meio da aceitação positiva dos participantes do Projeto.

Os agricultores do Extremo Sul relatam que a região há muito tempo demanda ações que contribuam para o desenvolvimento da agricultura familiar, e o Projeto traz a expectativa de poder ver essas demandas ser atendidas. "Para nós da comunidade de Tombador, é muito interessante a participação nesse Projeto. Estamos com uma expectativa muito boa de podermos ter uma melhor condição de vida em nossas terras, para todos nós do meio rural. Temos necessidade de uma assistência técnica de qualidade e contamos com vocês do Instituto Aliança”, reforça a agricultora Atys-Lene Ferreira Hermano Silva. O agricultor Pedro da Rocha Souza afirma que "a expectativa é muito grande, é uma carência a assistência técnica aqui em Palmital. Esperamos que esse Projeto Bahiater junto com o Instituto Aliança traga melhorias para nossa comunidade. Passamos por crise de água e necessitamos de assistência técnica para nos orientar. Temos esperança nesse Projeto para que possamos melhorar nossas condições".

O assessor produtivo do Projeto, José Carlos Bezerra, apresenta a proposta de atividade na comunidade Pontinha, município de Prado.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br