Feira de Pesquisas movimenta rede estadual de ensino do Ceará  
 
 
Alunos da EEMTI Plácido Aderaldo, em Fortaleza, da Escola Frei Policarpo, em Canindé, e do Liceu de Senador Pompeu na Feira de Pesquisas. Coordenadores do IA em acompanhamento pedagógico na EEMTI Marconi Coelho, na cidade de Cascavel, com materiais que foram apresentados nas feiras.


As Feiras de Pesquisas movimentaram a rede estadual de ensino do Ceará ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2017 e janeiro de 2018. Durante os eventos, alunos do ensino médio de 160 escolas distribuídas em 88 municípios cearenses – que possuem o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) – tiveram a oportunidade de apresentar os resultados das pesquisas realizadas por eles ao longo do ano. Ao todo foram feitas 1944 pesquisas em 71 escolas, em uma média de 27 pesquisas em cada uma. Destas, 125 concorreram na etapa regional e 3 concorreram na etapa estadual.


 
Abertura da Feira de Pesquisas da EEMTI José Euclides, na cidade de Sobral.   Preparação da Feira de Pesquisas pela equipe da Escola Miguel Saraiva.

Os temas geradores dos trabalhos foram diversos: relações entre escola e família; escola e comunidade e mundo do trabalho foram alguns deles. Segundo o coordenador pedagógico do Instituto Aliança(IA), Pontes Neto, foi surpreendente perceber a profundidade dos temas e a qualidade das apresentações. Ele destacou também o envolvimento dos professores. “Foi emocionante ver a sensibilidade dos adolescentes e jovens ao abordar temas importantes e delicados. O envolvimento e adesão de um número significativo de professores de todas as escolas foi uma constatação que deixou feliz a equipe de coordenadores do IA que monitora as escolas: é a certeza de que a proposta e os resultados observados nos alunos – mais comunicativos, protagonistas, mais seguros de si – fazem a diferença e estão transformando vidas”, comemorou.



 
Alunos da Escola Miguel Saraiva na Feira de Pesquisas, município de Granjeiro.   Coordenadora do IA e professores com portfólio construído pelos jovens, com atividades de pesquisa, na EEMTI Senador Fernandes Távora.

Para a professora Fernanda de Lemos, da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Liceu do Ceará, a Feira de Pesquisas do NTPPS possibilitou “um aprendizado e crescimento, tanto em âmbito individual quanto emocional e cognitivo. Com certeza, os alunos se lembrarão também de nós professores quando estiverem nas universidades, nas disciplinas de metodologia do trabalho científico”. A aluna Ana Cláudia Evangelista de Lima, da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado, do município de Aurora/CE, destacou: “Através da Feira percebi que posso ir cada vez mais longe e superar as minhas fraquezas e limites sempre”.


 
Coordenadora do IA, núcleo gestor e professores da EEMTI Senador Fernandes Távora.   Alunos da EEMTI Senador Fernandes Távora durante a Mostra.


 
Coordenadora Lorena e alunos da EEMTI Senador Fernandes Távora apresentando a pesquisa sobre gravidez na adolescência.   Apresentação da equipe da Escola Miguel Saraiva, no município de Granjeiro, sobre a saúde da mulher.

Desenvolvimento socioemocional – O NTPPS é fruto da parceria entre o Instituto Aliança (IA) e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). O objetivo é pautar o desenvolvimento socioemocional dos alunos, utilizando um conjunto de metodologias participativas que criam um espaço indutor de novas práticas interdisciplinares na escola. O NTPPS é apoiado por uma plataforma de parceiros estratégicos, entre os quais o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Walmart Foundation e o Instituto Walmart.


 
Coordenadora do IA, Joana Brandão, com equipe de pesquisa sobre DST, da EEMTI Prof. Plácido Aderaldo.


  Apresentação da pesquisa dos alunos da EEMTI Prof. Plácido Aderaldo sobre gravidez da adolescência - fator modificador escolar.

Joana Brandão, do IA, núcleo gestor, professores, alunos na Feira de Pesquisas da EEMTI Prof. Plácido Aderaldo.
Coordenador Maxmiller, do IA, com equipe da EEMTI Olegário Abreu, que apresentou a pesquisa sobre gravidez na adolescência.

Representante do IA, núcleo gestor, professores e alunos da EEMTI Olegário Abreu, após a Mostra.

Equipe da Feira de Pesquisas da Escola Antonio Sabino, na cidade de Itatira.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br