Experiência do IA no Ceará é destaque no Seminário Conexão Terceiro Setor  
 
 
Coordenadores Pontes Neto e Cidinha Carvalho na abertura do evento. Vereadores na assinatura do Termo em defesa do Terceiro Setor. Coordenador Pontes Neto apresenta os programas do Instituto Aliança, no Ceará.

Desafios, avanços e inovações na gestão das Organizações da Sociedade Civil. Este foi o tema do Seminário Conexão Terceiro Setor realizado na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2017. Seu objetivo foi promover a capacitação profissional, fortalecimento e mobilização das organizações da sociedade civil (OSCs) no Estado do Ceará.

O evento contou com palestras, painéis e exposição de estandes das OSCs. Mais de 400 pessoas estiveram presentes. O seminário envolveu também representantes do setor público e empresários do Estado.

 

Vereadores de Fortaleza na assinatura do Termo em defesa do Terceiro Setor.

  Mesa de abertura "A participação do terceiro setor na implementação de políticas públicas: visão intersetorial".

O Instituto Aliança (IA), representado pelo coordenador pedagógico Pontes Neto, participou da mesa de abertura, no painel “A participação do terceiro setor na implementação de políticas públicas: visão intersetorial”. O IA trouxe como tema “Instituto Aliança e a Secretaria de Educação do Ceará: construindo juntos uma parceria inovadora em políticas públicas para o Ensino Médio”.

Durante sua fala, Pontes Neto apresentou os dois grandes programas realizados em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE): o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) e o desenvolvimento de duas unidades  curriculares nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs): Mundo do Trabalho e Projeto de Vida, programas que foram um dos  responsáveis por introduzir definitivamente na agenda e nos currículos das escolas de ensino médio do Ceará a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais. ”Aquilo que era, em 2012, quando iniciamos esses dois grandes programas, apenas uma aposta, tornou-se um dos importantes pilares do ensino médio do Ceará”, comemora Pontes Neto.


 

Coordenador Pontes Neto na apresentação do Instituto Aliança.

  Gerente da Fundação Avina, Telma Rocha, participa da mesa de abertura do evento.

Esses programas, já inseridos no currículo de 277 escolas (160 regulares e 117 profissionais), pautam o desenvolvimento socioemocional de cerca de 100 mil alunos, utilizando um conjunto de metodologias participativas que criam um espaço indutor de novas práticas interdisciplinares na escola. No momento, o Instituto Aliança e a SEDUC trabalham conjuntamente na sustentabilidade dessas propostas, vislumbrando sua ampliação para toda a rede estadual, com a transferência da metodologia para os técnicos do sistema público de ensino.

A mesa de abertura contou ainda com a participação de mais dois painelistas: a gerente da Fundação Avina, Telma Rocha, e o secretário executivo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Alexandre Adolfo. Outro destaque da programação do Seminário foi o lançamento da Frente Parlamentar de Defesa do Fortalecimento do Terceiro Setor, com o apoio da Câmara Municipal de Fortaleza.


Autoridades e convidados na composição da mesa de abertura do evento.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br