Secretaria de Educação do Ceará aprova Plano de Trabalho da parceria para 2018 |
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Nos dias 21 de novembro e 10 de dezembro, as equipes do Instituto Aliança (IA) e da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) reuniram-se para aprovar o Plano de Trabalho para 2018. O grande desafio deste ano é consolidar a incorporação da metodologia desenvolvida pelo IA nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e nos Núcleos de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS) do Ceará como política pública no Estado. Para isso, foi elaborado um plano que traça ações e estratégias para garantir a sustentabilidade da intervenção de desenvolvimento de competências socioemocionais (CSE) na rede de ensino médio do Ceará, que é realizada desde 2008, com apoio de uma plataforma de parceiros, como o Instituto Walmart, a Fundação Walmart, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Fundação Jacobs, entre outros. A diretora do IA e coordenadora nacional da área de Incidência em Políticas de Ensino Médio, Adenil Vieira, explicou que o IA e a SEDUC estão em processo de execução de um plano de transferência da metodologia, que, em 2018, deixará de ser definitivamente uma ação do Instituto Aliança para ser uma política pública da rede de ensino médio do Ceará. “No Ceará, encontramos as condições necessárias para testar a implementação da nossa metodologia de desenvolvimento de competências socioemocionais em jovens numa rede pública de ensino, buscando contribuir com o esforço nacional de melhoria da qualidade do ensino médio no país”, destacou Adenil. Com esse objetivo, foi construído um Plano de Trabalho com cinco macroações, detalhadas em dois encontros com técnicos e gestores da SEDUC-CE e do IA. A mediação foi feita pela 3 GEN Consultoria. Por meio dessas macroações, o IA espera fortalecer a intervenção e parceria de nove anos, envolvendo resultados como: capacitação e certificação de cerca de 30 técnicos da SEDUC para multiplicar a metodologia e monitorar os Programas Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS) e Projeto de Vida e Mundo do Trabalho nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e a atualização dos cadernos do professor e do estudante das EEEPs, para garantir uma unidade na rede.
As macroações também pretendem contemplar a formação de 40 novas escolas de ensino médio de tempo integral. Cerca de 40 novos coordenadores e 50 novos professores serão capacitados e mobilizados para implementar as metodologias nas escolas. Espera-se que 8000 novos estudantes possam vivenciar o desenvolvimento das competências socioemocionais (CSE) integradas ao currículo. Está previsto também que, ao final de 2018, 72 coordenadores e 120 professores de 71 escolas integrais, já em formação desde 2017, estejam dominando a proposta e mobilizados para sua implementação nas escolas e cerca de 20 mil estudantes dessas escolas continuem a vivenciar o desenvolvimento das CSE. Outra macroação prevista no Plano é a sistematização da proposta pedagógica dos programas EEEPs e NTPPS, cujo objetivo é promover maior sustentabilidade e escalabilidade aos programas por meio da sistematização de metodologias e conteúdos que possam ser adaptados a diferentes contextos. “Em 2017, avançamos no processo de transferência da metodologia do IA para as escolas da rede de ensino médio profissional e regular. Ao longo do próximo ano, será realizada a formação de formadores, profissionais das CREDEs (Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação), de gestores e supervisores da SEDUC e atualizados os materiais de forma que se crie uma capacidade instalada para que os profissionais da rede possam dar continuidade, com qualidade, a essa política pública”, explicou Eveline Corrêa, coordenadora das ações de incidência no ensino médio do Ceará. “Esta experiência se constituirá em um marco na história de transferências de boas práticas do terceiro setor para redes públicas de ensino, pois, após um ciclo de nove anos, o Instituto Aliança sente que é possível sua saída mantendo a qualidade e a sustentabilidade do trabalho realizado. Esse Plano de Trabalho é um importante resultado da parceria. Em 2012, quando a parceria foi iniciada, as competências socioemocionais eram uma aposta, e hoje a inserção delas no currículo das escolas se consolida como um dos pilares da educação de ensino médio no Estado”, concluiu Adenil Vieira.
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