Programa Qualifica Bahia certifica 680 profissionais  
 
 

A educanda Célia Santos recebe o certificado das mãos da secretária Olivia Santana. A certificação contou com a presença de autoridades estaduais e representantes de organizações que executaram o Programa Qualifica Bahia. Educandas e educadores da turma de Doces e Salgados durante a certificação.

Uma grande solenidade, realizada no dia 12 de dezembro de 2017, marcou a certificação de 680 trabalhadoras e trabalhadores de Salvador e Dias D’Ávila, pelo Programa Qualifica Bahia, realizado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e organizações sociais contratadas para a execução das ações. O evento ocorreu no Condomínio Bahia Têxtil, no bairro do Uruguai, na capital baiana.

O Instituto Aliança foi uma das entidades executoras do Programa Qualifica Bahia em 2017 e implementou as ações do Curso de Doces e Salgados. Vinte mulheres foram qualificadas a partir de atividades desenvolvidas no espaço da Coperfeira na Feira de São Joaquim, em Salvador.

As aulas foram iniciadas em agosto. A carga horária total do curso foi de 200 horas, distribuídas em 60 horas do módulo de Qualificação Social e 120 horas do módulo de Qualificação Profissional. Todas as ações desenvolvidas foram voltadas para o desenvolvimento de competências socioprofissionais que possibilitarão às educandas empreender seus próprios negócios na área de alimentação.

 

Educanda Patrícia Reis Pinho mostra, orgulhosa, seu certificado.

  Entrega dos certificados durante o evento.

A solenidade de certificação contou com a presença da secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Olívia Santana, além do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaques Wagner, da secretária de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, e do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins. Além de apresentações culturais, também foi realizado um desfile de peças produzidas nos cursos de Corte e Costura no âmbito das ações do Programa Qualifica Bahia em 2017.

“Foi uma emoção linda e um momento muito grandioso. Essa certificação foi muito importante nas nossas vidas. Muito obrigada pela paciência, dedicação e carinho que todos tiveram conosco desde o início do curso. Esse curso foi muito importante para nós, mulheres guerreiras, lutadoras. Trouxe-nos uma visão de empreendedorismo. Aprendi a valorizar o meu produto e trazer novas ideias de negócios. Nós agradecemos muito a toda equipe da SETRE e do Instituto Aliança”, celebrou Célia Santos, a educanda escolhida para representar a turma de Doces e Salgados conduzida pelo Instituto Aliança.

“Certificar uma nova turma é sempre uma grande satisfação. Quando essa turma é formada integralmente por mulheres, que revelam a formação como o grande propulsor do seu empoderamento pessoal e profissional, essa satisfação se torna indescritível e nossa luta cada vez mais firme”, comemora Ana Rosa Mendes da Silva, coordenadora local do Programa Qualifica Bahia, pelo Instituto Aliança.



Grupo de educandas da turma de Doces e Salgados, realizada pelo Instituto Aliança.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br