Escola Social do Varejo inova com modelo EAD em PE e BA

 
 
 

A jovem Luana Letícia em oficina de comunicação, Recife/PE. Visita guiada na Bahia. Visita guiada em Recife/PE.


“Com os cursos EAD aprimorei ainda mais a minha autogestão e foco. Foi um aprendizado que levarei para a vida”, revelou Paloma Vitória da Silva de Souza. Com 19 anos, a jovem é uma entre os 200 beneficiados com o Programa Escola Social do Varejo (ESV) Semipresencial – EAD, realizado em Salvador (BA) e Recife (PE). O novo modelo de formação profissional para o varejo alia formação presencial na área de desenvolvimento pessoal e social com Educação à Distância (EAD) nas áreas específicas e foi implementado como projeto piloto em duas das três cidades atendidas pelo Programa durante o segundo semestre de 2017.

“No contexto atual, faz-se necessária a ‘reinvenção’ do Programa, mantendo aspectos considerados essenciais para a garantia da qualidade já comprovada ao longo dos anos, mas com introdução de aspectos inovadores, que possibilitem a ampliação da cobertura do número de jovens atendidos nos próximos anos”, explicou a coordenadora-geral do Programa, Adenil Vieira.



 

Jovens da ESV no laboratório EAD em Recife/PE.

 
Laboratório EAD sendo utilizado pelos jovens da ESV Recife/PE.
 

Atividade presencial na oficina de comunicação, em Recife/PE.

 
Coordenadora de CRV durante oficina de comunicação, em Recife/PE.

Ao longo dos seus sete anos, a ESV já capacitou mais de sete mil jovens para o ingresso no mercado de trabalho. Cerca de 80% daqueles que concluíram o curso conseguiram oportunidades de emprego. Com a implementação do ESV/EAD, o objetivo é ampliar o número de jovens beneficiados, além de acompanhar a tendência mundial de inserir no itinerário formativo o ensino à distância. “Esse novo desenho vem sendo articulado com cuidado. Tudo foi pensado para garantir a qualidade do programa”, destacou a coordenadora pedagógica nacional, Ilma Oliveira.


 

O jovem John Wesley na oficina de comunicação, Recife/PE.

 
O Aulão, em Recife/PE, uma das atividades presenciais do novo modelo.
 

Apresentação no Aulão de Recife/PE.

 
Jovens apresentando a atividade do Café Latino, no Aulão de Recife/PE.

Ilma reforça também que as mudanças visam melhorar os processos do Programa e a inovação vem para acompanhar o ritmo dos jovens e do próprio contexto atual de uso de tecnologias na educação. O coordenador do programa pelo Instituto Walmart, Edmilson Selarin Junior, explicou que o projeto piloto faz parte de uma estratégia de fortalecer e dar escala às iniciativas voltadas à entrada de jovens no mundo do trabalho.

“Tenho acompanhado muitos encontros e eventos e percebo que outros institutos e fundações também têm repensado sua atuação em função do cenário brasileiro e das mudanças do ensino médio. No contexto atual do país, os jovens têm sido a camada mais afetada da população pelo desemprego. A Escola Social do Varejo é um programa sólido, com resultados muito bons, e queremos buscar formas de ampliar essa iniciativa”, afirmou Edmilson.

 

Equipe IA e voluntários do Aulão/PE.

 
Aulão Recife/PE.
 
Jovens durante a atividade Café Latino, no Aulão de Salvador.   Edjane Santiago, consultora de Capital Humano do Walmart, em atividade de grupo no Aulão.

Novidades - O curso continua acontecendo em 330 horas e com três módulos, inclusive em Osasco (SP). A diferença é que agora os jovens da Bahia e Pernambuco vão fazer dois deles – Contexto das Relações do Varejo e Tecnologia da Informação e Comunicação – com orientação e conteúdo navegável à distância.

O módulo Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS) permanece presencial. Além das oficinas de DPS, uma vez por mês continuarão acontecendo encontros de inserção e preservaram-se atividades bem avaliadas no modelo presencial, como os aulões e as visitas guiadas.

No novo formato, em Salvador e Recife os alunos recebem auxílio transporte e lanche. O certificado para todos ainda é emitido pela Universidade Estadual do Ceará, como curso de extensão. Os jovens também vão continuar recebendo apoio e orientação para se colocarem no mercado de trabalho após a conclusão da formação.

A coordenadora pedagógica setorial da ESV, Roberta Albuquerque, comentou que a ideia de manter um módulo presencial garante o encontro duas vezes por semana, e não quatro como antigamente, para que a transição seja feita aos poucos e da melhor forma. “O modelo presencial é fundamental dentro da nossa metodologia porque a relação professor aluno é a base do processo de transformação do jovem. Contudo,  introduzir  o ensino à distância é capacitar também o jovem para um desenho de formação que ele encontrará na universidade ou em outros centros formação de educação continuada”, ressaltou Roberta.

Para Gleison Nogueira de Andrade Junior, 17 anos, as áreas trabalhadas em formato EAD o estimularam a participar ativamente do processo de construção do conhecimento. “Nunca tinha feito um curso EAD. Foi uma experiência única que possibilitou um conhecimento diferente. O fato de não ter sido presencial possibilitou a mim e aos outros jovens a capacidade de pesquisar sobre o assunto, ler e experimentar um novo jeito de aprender sobre o varejo”, disse. O colega José Gabriel da Paixão de Almeida concordou: “Os cursos EAD da ESV superaram as minhas expectativas, pois tive vários aprendizados sobre o varejo e também sobre as tecnologias usadas no mundo corporativo. Várias questões foram abordadas sobre essas duas áreas, trazendo sempre conteúdos atualizados e de fácil compreensão, e isso muito contribuiu para o meu aprendizado, aprimorei o meu conhecimento sobre práticas varejistas em diversas áreas, como operação de check out, gestão do tempo, armazenamento e estoque, além de elementos no TIC, como digitação”.

 

Jovem Keycione Maynara em visita guiada, Recife/PE.

  O jovem Júlio Cézar em visita guiada, Recife/PE.
 
Visita guiada em Recife/PE.
 

Jovens percorrem supermercado em visita guiada, Recife/PE.

 
Atividade de visita guiada na ESV/BA.
  Jovens da ESV/BA em visita guiada.

Expectativas – Segundo Roberta Albuquerque, em 2017 foi concluído o piloto da ESV semipresencial, com avaliação muito positiva por parte dos jovens e das equipes técnicas. O portal de suporte ao projeto piloto foi criado pela equipe do IA, com pré-seleção de cursos já existentes e disponibilizados gratuitamente na internet. Os jovens fizeram 10 cursos específicos de cada área, com avaliação por meio de pré e pós-teste, além da apresentação dos certificados que os cursos fornecem. Esta iniciativa foi chamada de “Projeto-Ponte”, pois concomitantemente a equipe do IA trabalhou, em 2017, no desenvolvimento da plataforma, que será implementada, aprimorada e validada em 2018 e terá a função principal de gerenciar o processo de aprendizagem à distância dos jovens.

“Estamos acompanhando as mudanças ao nosso redor quando se trata de juventude e educação. Acreditamos que vai ser uma experiência muito boa e replicável. Estamos de olho em cada detalhe para que a ESV mantenha sua qualidade e sua essência com os educadores e jovens, mas os aprendizados desta primeira experiência realizada em Pernambuco e na Bahia já apontam para o acerto da estratégia, em total consonância com as novas tendências da educação no mundo e com as demandas e anseios das juventudes”, concluiu Ilma Oliveira.

A Escola Social do Varejo no formato EAD é um programa executado pelo Instituto Aliança em parceria com o Instituto Walmart e a Fundação Walmart.

Encontro de jovens com coordenação IA/PE.


Visita guiada em Recife/PE.

Visita guiada com os jovens da ESV/BA.

Aulão, Recife/PE.

 
 
 
 

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