IA promove diálogo entre redes de educação profissional da Bahia e do Ceará  
 
 

Jussara Batista, da COEDP, apresenta modelo das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará-EEEPs para o superintendente de Educação Profissional da Bahia, Durval Libânio Netto, e equipe IA: Adenil Vieira, Ilma Oliveira, Eveline Corrêa. Visita à EEEP Jaime de Alencar. Visita à EEEP Paulo VI. Alunos da EEEP Jaime de Alencar presentes na visita.


No último dia 9 de novembro, a equipe do Instituto Aliança articulou e acompanhou a visita do superintendente de Educação Profissional da Bahia, Durval Libânio Netto, ao Ceará para conhecer a rede de educação profissional em tempo integral do Estado.O IA é parceiro da rede de educação profissional de ambos os Estados e participa, desde 2017, do esforço do superintendente e de sua equipe em inovar e aprimorar as práticas pedagógicas da rede baiana. A visita foi parte dessa iniciativa e uma das ações da parceria.


 

Relatos dos alunos da EEEP Jaime de Alencar sobre a experiência das disciplinas Projeto de Vida e Mundo do Trabalho.

  Aluna da EEEP Jaime de Alencar destaca a importância das disciplinas Projeto de Vida e Mundo do Trabalho.
 

Christiane Cruz, diretora da EEEP Jaime de Alencar, relata as ações desenvolvidas na escola.

  Professora de Projeto de Vida da EEEP Jaime de Alencar relata experiência na disciplina.

No primeiro momento da visita, a coordenadora de Educação Profissional do Ceará (COEDP-CE), Jussara Luna Batista, apresentou ao superintendente o histórico da implementação da rede de educação profissional do Ceará e seus principais resultados. Jussara explicou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC-CE), assumiu em 2008 o desafio de implantar uma rede de educação profissional em tempo integral, que hoje conta com 117 escolas, integrando ensino médio e educação profissional.

De acordo com Jussara e com a sua assistente técnica, Maria Alves – que também participou da conversa com o superintendente –, ao longo desses nove anos o sistema de educação profissional do Ceará vem aprimorando suas práticas pedagógicas e de gestão, destacando-se não só os excelentes indicadores de desempenho dos alunos como também a inserção no mercado de trabalho após estágio e o acesso de expressivo número de egressos às universidades.

Outro diferencial ressaltado pela equipe da SEDUC foi a inserção das unidades curriculares Projeto de Vida e Mundo do Trabalho no currículo das escolas profissionais, por meio de parceria com o Instituto Aliança. Gestores, professores e alunos destacaram, ao longo da visita, que as disciplinas oferecem um diferencial na formação dos estudantes, não só em função do desenvolvimento de competências essenciais para o bom desempenho no mercado de trabalho como também pela reflexão sobre projeto de vida e carreira, apoiando o jovem na definição da área técnica que irá cursar. Essa experiência também é desenvolvida pelo IA na Bahia, em duas escolas da rede pública de Salvador.



 
Diretora da EEEP Paulo VI analisa avanços e desafios na gestão de uma EEEP.
 

Corina Bitu, diretora da EEEP Paulo VI, relata as ações desenvolvidas na escola.


O superintendente, acompanhado de Adenil Vieira e Pontes Neto, do IA, teve a oportunidade de conhecer duas EEEPs: a Escola Jaime de Alencar e a Escola Paulo VI e de conversar com gestores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos, que acompanharam o visitante e falaram sobre os projetos desenvolvidos, com destaque para as unidades curriculares, foco da parceria com o IA. “Projeto de Vida e Mundo do Trabalho fazem toda a diferença na Escola”, afirma Gecilvone Passos, coordenadora da Paulo VI, presente na visita.

“A aula de Projeto de Vida me ensinou a conviver com o próximo. Adoro a aula, me acalma, me faz pensar sobre a minha vida, minha família, sobre o meu futuro. A cada aula, aprendo algo novo sobre a vida e como devo viver nela", compartilhou Rafael Fonseca Onofre, aluno da Escola Jaime Alencar, durante a visita. “Venho aprendendo a lidar com os desafios da vida, com as pessoas e com os sentimentos e a construir um futuro melhor. Eu amo a aula de Projeto de Vida!”, afirma Vitória Flavia. “De certa forma, nos ajuda a reconhecer, na interação com os outros, quem realmente somos”, complementa a aluna Andressa Félix, no diálogo com o visitante.

“A nossa rede estadual cresceu muito e, neste momento, percebemos a necessidade de a qualificarmos. Para isto, os esforços estão sendo feitos. Acreditamos que conhecer a rede de ensino profissional do Ceará e ouvir alunos, professores e gestores irá contribuir para o aprimoramento da educação profissional no nosso Estado”, destacou Durval Libânio na visita às escolas.

Para a diretora do IA, Adenil Vieira, intercâmbios como esses são fundamentais para qualificar o ensino médio profissionalizante do país: “Nós, do Instituto Aliança, ficamos muito satisfeitos em poder articular o diálogo entre diferentes sistemas e escolas de educação profissional, contribuindo com a qualidade do ensino médio profissional no nosso país”.



Metodologias ativas em conteúdo e gestão da EEEP Jaime Alencar.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br