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Jussara Batista, da COEDP, apresenta modelo das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará-EEEPs para o superintendente de Educação Profissional da Bahia, Durval Libânio Netto, e equipe IA: Adenil Vieira, Ilma Oliveira, Eveline Corrêa. Visita à EEEP Jaime de Alencar. Visita à EEEP Paulo VI. Alunos da EEEP Jaime de Alencar presentes na visita. |
No último dia 9 de novembro, a equipe do Instituto Aliança articulou e acompanhou a visita do superintendente de Educação Profissional da Bahia, Durval Libânio Netto, ao Ceará para conhecer a rede de educação profissional em tempo integral do Estado.O IA é parceiro da rede de educação profissional de ambos os Estados e participa, desde 2017, do esforço do superintendente e de sua equipe em inovar e aprimorar as práticas pedagógicas da rede baiana. A visita foi parte dessa iniciativa e uma das ações da parceria.
Relatos dos alunos da EEEP Jaime de Alencar sobre a experiência das disciplinas Projeto de Vida e Mundo do Trabalho.
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Aluna da EEEP Jaime de Alencar destaca a importância das disciplinas Projeto de Vida e Mundo do Trabalho. |
Christiane Cruz, diretora da EEEP Jaime de Alencar, relata as ações desenvolvidas na escola.
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Professora de Projeto de Vida da EEEP Jaime de Alencar relata experiência na disciplina. |
No primeiro momento da visita, a coordenadora de Educação Profissional do Ceará (COEDP-CE), Jussara Luna Batista, apresentou ao superintendente o histórico da implementação da rede de educação profissional do Ceará e seus principais resultados. Jussara explicou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC-CE), assumiu em 2008 o desafio de implantar uma rede de educação profissional em tempo integral, que hoje conta com 117 escolas, integrando ensino médio e educação profissional.
De acordo com Jussara e com a sua assistente técnica, Maria Alves – que também participou da conversa com o superintendente –, ao longo desses nove anos o sistema de educação profissional do Ceará vem aprimorando suas práticas pedagógicas e de gestão, destacando-se não só os excelentes indicadores de desempenho dos alunos como também a inserção no mercado de trabalho após estágio e o acesso de expressivo número de egressos às universidades.
Outro diferencial ressaltado pela equipe da SEDUC foi a inserção das unidades curriculares Projeto de Vida e Mundo do Trabalho no currículo das escolas profissionais, por meio de parceria com o Instituto Aliança. Gestores, professores e alunos destacaram, ao longo da visita, que as disciplinas oferecem um diferencial na formação dos estudantes, não só em função do desenvolvimento de competências essenciais para o bom desempenho no mercado de trabalho como também pela reflexão sobre projeto de vida e carreira, apoiando o jovem na definição da área técnica que irá cursar. Essa experiência também é desenvolvida pelo IA na Bahia, em duas escolas da rede pública de Salvador.
Diretora da EEEP Paulo VI analisa avanços e desafios na gestão de uma EEEP.
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Corina Bitu, diretora da EEEP Paulo VI, relata as ações desenvolvidas na escola.
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O superintendente, acompanhado de Adenil Vieira e Pontes Neto, do IA, teve a oportunidade de conhecer duas EEEPs: a Escola Jaime de Alencar e a Escola Paulo VI e de conversar com gestores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos, que acompanharam o visitante e falaram sobre os projetos desenvolvidos, com destaque para as unidades curriculares, foco da parceria com o IA. “Projeto de Vida e Mundo do Trabalho fazem toda a diferença na Escola”, afirma Gecilvone Passos, coordenadora da Paulo VI, presente na visita.
“A aula de Projeto de Vida me ensinou a conviver com o próximo. Adoro a aula, me acalma, me faz pensar sobre a minha vida, minha família, sobre o meu futuro. A cada aula, aprendo algo novo sobre a vida e como devo viver nela", compartilhou Rafael Fonseca Onofre, aluno da Escola Jaime Alencar, durante a visita. “Venho aprendendo a lidar com os desafios da vida, com as pessoas e com os sentimentos e a construir um futuro melhor. Eu amo a aula de Projeto de Vida!”, afirma Vitória Flavia. “De certa forma, nos ajuda a reconhecer, na interação com os outros, quem realmente somos”, complementa a aluna Andressa Félix, no diálogo com o visitante.
“A nossa rede estadual cresceu muito e, neste momento, percebemos a necessidade de a qualificarmos. Para isto, os esforços estão sendo feitos. Acreditamos que conhecer a rede de ensino profissional do Ceará e ouvir alunos, professores e gestores irá contribuir para o aprimoramento da educação profissional no nosso Estado”, destacou Durval Libânio na visita às escolas.
Para a diretora do IA, Adenil Vieira, intercâmbios como esses são fundamentais para qualificar o ensino médio profissionalizante do país: “Nós, do Instituto Aliança, ficamos muito satisfeitos em poder articular o diálogo entre diferentes sistemas e escolas de educação profissional, contribuindo com a qualidade do ensino médio profissional no nosso país”.
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Metodologias ativas em conteúdo e gestão da EEEP Jaime Alencar. |
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