IA promove Encontro de Famílias, no final do ano, nos seus programas de formação de jovens

 
 
 

Judith Nunes, com sua filha Maria Luísa do Projeto Liq Qualifica, vestiu literalmente a camisa para simbolizar a parceria dos pais com o programa. Fabiana Assunção, coordenadora de RH, e Manuela Dubeux, ambas da LIQ, com jovem do Projeto, em Pernambuco. Encontro de Famílias da EEM Professora Marieta Santos, no Ceará.


Durante os meses de outubro e dezembro de 2017, familiares e responsáveis pelos alunos dos programas de formação de jovens do Instituto Aliança (IA) nos Estados de Pernambuco, São Paulo, Ceará e Bahia, entre outros, tiveram a oportunidade de participar dos encontros de famílias promovidos pelo IA. Fortalecer o vínculo e a participação dos familiares e estimular sua cumplicidade e corresponsabilidade com o processo formativo foram os principais objetivos dos encontros.

As atividades foram conduzidas pelos próprios jovens. À frente do cerimonial, da logística, das apresentações artísticas e também da exposição de slides com informações sobre os programas e os resultados alcançados, foram eles os grandes protagonistas. Luciano Ferreira, pai do aluno Gabriel dos Santos, da ESV PE, elogiou: “O encontro de famílias foi muito significativo. A logística do evento desde a recepção e a espontaneidade dos depoimentos emocionados mostraram o potencial deste projeto e sua importância para os jovens. Fiquei muito feliz em ver que podemos confiar no trabalho que está sendo realizado”.

 
Fabiana Assunção, coordenadora de RH, e Manuela Dubeux no encontro de famílias da LIQ.  

Manuela Dubeux, gestora de treinamento da LIQ, falando para as famílias.

 
Judith Nunes, mãe de Maria Luisa Pereira, jovem do Projeto Liq Qualifica, durante encontro.  

Islan e Isloane Silva, jovens do Projeto Liq Qualifica, em apresentação cultural para as famílias.

Pernambuco - Representando os pais e responsáveis presentes no encontro da ESV Pernambuco, Egline Muniz Evaristo, mãe de Emmeline Muniz, destacou as transformações percebidas na filha ao longo dos dois meses de participação no curso. Emmeline entregou oficialmente uma camisa da ESV à sua mãe, que a vestiu para simbolizar a parceria dos pais com o programa. No encontro da Liq Qualifica, também em Pernambuco, foi Judith Nunes, mãe de Maria Luísa Pereira, quem vestiu literalmente a camisa do programa. “Como todos podem ver, estou vestindo a camisa do LIQ Qualifica. E por que estou fazendo isso? Porque acredito e confio nesse projeto. Quero testemunhar a mudança de Maria Luísa para melhor: ela está estimuladíssima para enfrentar o mercado de trabalho, entrar na faculdade e realizar seus sonhos, inclusive de consumo. A perspectiva dela é muito otimista, graças, primeiramente, a Deus e depois a esse Projeto executado por pessoas igualmente sérias, competentes e engajadas no mesmo objetivo”, revelou a mãe da jovem Luísa.

 

Joycilene Paiva e Aline Abreu, mestres de cerimônia, no encontro de famílias do Liq Qualifica.

 

Micaías Paiva e Roberta Albuquerque, coordenadores do IA, no encontro.

 

Rayane Maximiliano e Erick Brooman, jovens do Projeto Liq Qualifica, e familiares.

 

Thainã Silva, jovem do Projeto Liq Qualifica, e seus pais no encontro.

Egline aproveitou para deixar um recado a todos os familiares presentes: “Estimulem seus filhos. Não os deixem desistir, participem de tudo, se inteirando do que se passa em sala de aula, ajudando nas pesquisas, dando suas opiniões, enfim, acompanhem”. Estimular essa participação também dos familiares no processo formativo dos jovens é um dos objetivos da proposta do Encontro de Famílias. Para a equipe do Instituto Aliança, eventos como esses são fundamentais para reforçar a parceria entre a família e as escolas. “São nesses espaços que conseguimos sensibilizar os familiares para que compreendam a força que tem a família envolvida e se posicionando também como parceira e incentivadora dos jovens no seu processo de desenvolvimento e conquista de autonomia”, ressaltou Roberta Albuquerque, coordenadora pedagógica da ESV e Liq Qualifica.

Outro destaque dos Encontros de Famílias, em Pernambuco, foram os depoimentos de jovens que participaram de edições anteriores dos programas. Zádia Franco e Íris Ferreira, por exemplo, contaram as conquistas profissionais e pessoais alcançadas a partir do Programa Liq Qualifica. O clima foi de muita celebração e alegria. As famílias dos alunos do Liq Qualifica ainda foram brindadas com o show de voz e violão dos jovens Islan e Isloane Silva, que interpretaram a música Tempos Modernos.

 

Educador Jocemar Filho/DPS no Encontro de Famílias da ESV Recife/PE.

 

A jovem Emmeline com sua mãe, Egline Muniz, no Encontro de Famílias da ESV Recife/PE.

 

Tifany Andrade, jovem da ESV Recife/PE, com seus pais no Encontro.

 

A jovem Patrícia Bezerra com sua mãe no Encontro de Famílias da ESV Recife/PE.


Os encontros foram importantes também para aproximar famílias e jovens dos parceiros e financiadores dos programas, para que conheçam aqueles que possibilitam a realização das capacitações, por meio de seus investimentos. No encontro da Liq Qualifica, estiveram presentes as representantes da Liq, Fabiana Assunção e Manoela Dubeux; a representante da Gerência Regional de Educação Norte (GRE), Neuza Pontes, e a diretora da Escola Sylvio Rabello, Andrea Freitas, que, além de reafirmarem o compromisso com o desenvolvimento e qualificação profissional dos jovens, também expressaram sua admiração e confiança na seriedade do projeto e seus resultados. O Encontro da ESV contou com a presença do representante do Centro Comunitário da Paz – Compaz Governador Eduardo Campos, Elisandro Damasceno, e Cristiane Guedes, representante da Prefeitura Municipal de Recife.

“Foi realmente um encontro especial. Construído por meio das falas dos jovens, familiares e educadores, que demonstraram em cada palavra a importância de acreditar em si e nos seus sonhos. Um projeto Liq do coração, como sempre falamos, que faz a diferença não só na vida de quem o cursa, mas dos que estão à sua volta, que se renovam e traçam novas metas para seus projetos de vida”, afirmou a consultora de liderança da LIQ, Manoela Dubex, que lançou a hastag #orgulhoemfazerparte.




 
Alfredo Burity Filho, pai da jovem Stephany, representando os familiares no encontro da ESV Osasco/SP.  

Jovem da ESV Osasco /SP no Encontro de Famílias.


São Paulo - O Encontro de famílias da ESV Osasco/SP contou com a presença de toda a equipe local da ESV e com mais de 40 familiares dos jovens. Todos trouxeram contribuições e relatos sobre a importância do projeto na vida dos meninos e meninas e falaram sobre as transformações no convívio familiar.

Para a educadora de DPS, Lucilli, “o Encontro de Famílias sempre renova a energia da equipe. A escuta emocionada dos jovens nos depoimentos e dos familiares é nosso combustível diário e a certeza do quão transformador o projeto é na vida deles”. Para os familiares/responsáveis, a ESV traz clareza e foco: "A entrada no curso até o momento está fazendo as ideias relacionadas ao trabalho e às definições pessoais ficarem mais claras na cabeça da minha filha. Por mais que conversemos bastante, os jovens têm a tendência de ser teimosos e de desistir nas primeiras dificuldades, e com orientação adequada estão definindo e tendo mais paciência. Apoio muito o projeto”, destacou Sabrina Franco, mãe da jovem Ingrid Franco.

Depoimento semelhante trouxe Rafaela Lima, mãe de Igor Nathan: "Só tenho a agradecer o projeto pela mudança do meu filho. Antes calado e no canto dele, agora, muitos da família já notam a diferença nesse curto espaço de tempo. Eu já trabalhei com jovens da Escola Social do Varejo e posso dizer que para mim é gratificante ter meu filho aqui, ele vai sair pronto para o mercado de trabalho, com postura e comportamento adequados".


 
Certificação dos familiares do Projeto #Refazendo Sonhos.  

Familiares do #Refazendo Sonhos e equipe do IA na certificação.


Bahia - Encontros com familiares também foram desenvolvidos no âmbito do Programa #RefazendoSonhos, executado pela equipe do IA em Simões Filho, Bahia. “Estes encontros sempre fortalecem as relações internas nas famílias e contribuem para uma maior aproximação e vinculação delas com as atividades desenvolvidas”, explicou a coordenadora do Programa e da área de Direitos Humanos do IA, Ilma Oliveira.

Ilma destacou também o quanto o #RefazendoSonhos deu um passo adiante no trabalho com famílias, desenvolvendo um itinerário formativo específico, sempre de forma lúdica e participativa, com foco na cultura do cuidado e de proteção à infância e adolescência. Segundo ela, 50 famílias participaram do Encontro de Famílias em 2017 e puderam refletir sobre os desafios do atual contexto em que as famílias se encontram, o conceito e os novos rearranjos familiares, a importância dos vínculos, os papéis e responsabilidades, a família como lócus de proteção e de cuidado, entre outros assuntos. “Esses temas visaram o aprofundamento e inter-relação com a questão da violência sexual, de suas causas e do papel e importância da família para a superação do medo, do silêncio, da cultura machista, criando um ambiente saudável, de proteção e de afeto”, explicou Ilma.

"Muitos familiares destacaram a importância dessa formação para a quebra da reprodução da cultura da violência, já que puderam se dar conta de que muitas vezes tinham uma atitude agressiva com os filhos, como mera reprodução da violência que sofriam. Outras famílias destacaram a importância dessa formação para ajudar vizinhos e amigos que vivem situações como essas. Outras ressaltaram a importância de ter um espaço de apoio e de escuta e de como isso as ajuda no enfrentamento dos desafios cotidianos. Ao final, 30 familiares foram certificados”, complementou o coordenador local do Programa, Márcio Luppi.

 
Ação realizada pelos alunos do NTPPS da EEM Professora Marieta Santos, reunindo famílias e comunidade escolar.  

Encontro com as Famílias, trabalhando as competências socioemocionais, Escola Professora Marieta Santos, Ceará.

 
Jovem do NTPPS apresentando os trabalhos do núcleo, na reunião de família da Escola EEM Professora Marieta Santos, no Ceará.  

Jovem na reunião de família da EEM Professora Marieta Santos.


Ceará -
Algumas escolas com o Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS) realizaram no final do ano o encontro com as famílias. A Escola Professora Marieta Santos, localizada na cidade de Bela Cruz, sob a coordenação da CREDE 03 do município de Acaraju, encerrou as atividades de pesquisa do NTPPS em 2017, com um encontro entre as famílias. No NTPPS, a organização foi realizada pelos alunos da 1ª série. Aproximadamente 80 familiares e responsáveis participaram desse fechamento do primeiro ciclo do e ensino médio. O coordenador do IA no Ceará, Renê Dinelli, comemorou: "Vivenciar o encerramento das ações de 2017, conduzido pelos alunos de forma tão organizada e coerente com as temáticas que vivenciamos em sala de aula, é a forma mais legítima para validar o nosso trabalho. Neste dia, foi possível também ver todas as competências socioemocionais em movimento, bem como os impactos gerados por elas nas famílias e em toda a comunidade escolar".

Jovens realizam apresentação artística no Encontro de Famílias, Recife/PE.

Equipe do IA, Liq e Secretaria de Educação de PE.

Familiares e comunidade escolar no final da reunião de família da EEM Professora Marieta Santos.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br