Projeto Com.Domínio Digital no RJ recebe visita internacional da Chevron  
 
 

Visitantes, equipe do IA e jovens. Jovens recepcionam visitantes na chegada. A emoção da jovem Laura Alana Pereira durante a visita. Jovens Marco Antônio Dias, Samara Gomes e Letícia Lima, presentes na visita.

Qual o impacto das ações do Com.Domínio Digital (CDD) em suas trajetórias? O que aprendem nas formações, o que pensam sobre o projeto e quais suas perspectivas de futuro? No dia 28 de novembro de 2017, os jovens do Núcleo Largo da Carioca do Com.Domínio Digital, no Rio de Janeiro, tiveram a oportunidade de falar sobre estas e outras questões durante a visita de parceiros dos escritórios da Chevron no Brasil e outras cidades da América Latina.

Estiveram presentes Diane Strong, esposa do presidente da Chevron para a América Latina, Joyce La Rosa, esposa do presidente da Chevron Brasil, Ana Lopes, diretora de Relações Governamentais e Públicas, e Charles Guerra, gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, ambos da Chevron Brasil. A atividade foi conduzida pelos jovens, com o apoio da equipe do Instituto Aliança. “O Com.Domínio Digital é inovador por apresentar momentos como esse, em que nós, alunos, podemos falar do que achamos, da nossa experiência, ter uma certa liberdade de estar por dentro do que está acontecendo em relação ao projeto”, comentou Beatriz Fontes, uma das educandas.

 

Visitantes sendo recebidos por Adenil Vieira, do IA.

 

Visitantes da Chevron se apresentam para os jovens.

Com um inglês fluente, a jovem, que sonha em estudar em outros países, contou como aprendeu no CDD a traçar o passo a passo para realização do seu sonho e impressionou os visitantes. “Para mim, enquanto educadora de Desenvolvimento Pessoal Social (DPS), é emocionante perceber o quanto cada jovem cresceu desde que entrou no projeto. Hoje eles se comunicam melhor, incorporaram novos conhecimentos e, o mais importante, acreditam mais em si mesmos”, celebrou a educadora do Instituto Aliança, Luciana Oliveira.

O DPS é um dos três eixos formativos da capacitação, que tem duração de seis meses. Ao longo do processo, educandos e educandas também participam das aulas de Contexto das Relações de Trabalho (CRT) e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “No CDD eu tive a oportunidade de aprender muita coisa, inclusive sobre a parte financeira, como economizar e fazer investimentos”, frisou a jovem Beatriz.

O detalhamento da metodologia do projeto, bem como a apresentação das ações e estratégias planejadas para 2017 e os resultados alcançados foram feitos pela diretora do Instituto Aliança, Adenil Vieira. “São sete anos de parceria com a Chevron. Os resultados são surpreendentes”, comemorou. Além de conversarem com os jovens, os representantes da Chevron também conheceram os produtos desenvolvidos pela turma ao longo da capacitação.


 

Jovens Joyce Rodrigues e Laura Alana Pereira apresentam o CDD, com o apoio da tradução de Ana Lopes.

 

Jovem Mauricio Neves fala sobre o impacto do projeto na sua vida e é aplaudido pelos visitantes.

 

Jovens Maria Michely Barbosa e João Pedro Atanázio apresentam as áreas e temas do itinerário formativo.

 

Visitantes assistem com atenção às apresentações dos jovens.

 

Jovem Marco Antônio Dias dialoga com visitantes.

 

Jovem Letícia Lima relata, com desenvoltura, sua experiência no CDD.

Saiba Mais – Com sede nos Estados Unidos, a Chevron é uma das principais empresas de energia integrada do mundo. Apoia desde 2010 o projeto Com.Domínio Digital no Rio de Janeiro, que é realizado pelo Instituto Aliança e oferece treinamento anual para jovens com idades entre 14 e 29 anos. O programa visa à entrada no mercado formal de trabalho e tem uma taxa alta de inclusão dos seus participantes.

O projeto implementa um modelo diferente de qualificação profissional, com foco no desenvolvimento de habilidades tecnológicas, de informação, pessoais e sociais em três centros de formação no município do Rio de Janeiro. Os participantes têm aulas de segunda à quinta, pela manhã ou à tarde, no contraturno em que estão completando o ensino médio.

 

Jovem Marco Antonio conta como tomou conhecimento do programa.

 

Jovem Beatriz Fontes Mendes surpreende a todos explicando o encarte do Projeto de Vida, em inglês.

 

Jovem Beatriz Fontes Mendes explica o encarte do Projeto de Vida.

 

Adenil Vieira agradece depoimento do jovem.

 

O clima de descontração da visita reflete-se no sorriso da jovem Thaissa Almeida.

 

Adenil Vieira apresenta os materiais educativos do CDD.

 

Visitantes interagem com jovens e educadores.

 

Ana Lopes e Adenil Vieira, ao final da visita.

Banner do programa.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br