Atividades do Programa #RefazendoSonhos em 2017 são encerradas com “chave de ouro”

 
 
 

Balões são lançados num pedido de paz. Adolescentes na concentração do evento. Sandra Santos certifica integrante do componente de famílias. Adolescentes recebem certificados da equipe local e do pró-reitor da UECE, Fernando Silva.

As atividades pedagógicas de 2017 do Projeto #RefazendoSonhos, em Simões Filho (BA), foram encerradas com “chave de ouro”. No dia 16 de dezembro, uma caminhada pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes levou às ruas 133 integrantes do Projeto com um pedido de quebra do pacto de silêncio em casos de violência sexual. Nos dias 18 e 20, cerimônias de certificação reconheceram a atuação de 464 pessoas (adolescentes, familiares e profissionais) que participaram das ações do Projeto em 2017, sendo 145 profissionais e adolescentes certificados pela UECE e 50 familiares certificados pelo IA. Os demais receberam atestado de participação.

Realizada nos arredores da Praça da Bíblia – localizada no centro da cidade –, a caminhada contou com a participação de cerca de cem pessoas, entre profissionais, familiares, adolescentes e equipe do Instituto Aliança (IA). O objetivo principal foi sensibilizar a comunidade para a causa dos direitos das crianças e dos adolescentes, com especial recorte no enfrentamento da violência e abuso sexual.

Para levar tal mensagem, os participantes utilizaram cartazes, faixas, músicas, além de promoverem gritos de guerra, palavras de ordem e leituras de trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tudo com o devido suporte de um carro de som, que ajudou a reverberar o “recado” nas ruas. O ato terminou com um momento simbólico, marcado pela soltura de balões brancos, num gesto repleto de desejos de paz e garantia de direitos.

“A caminhada foi impactante. Não tenho dúvidas de que conseguimos chamar atenção de muitas pessoas. O carro de som, os cartazes e as frases de efeito foram tocantes. Pude aprender muito nessa caminhada linda. A parte que soltamos os balões, então, foi fantástica! As camisas com o logo do #RefazendoSonhosemMovimento também foram uma alegria à parte. Sinto que cada vez mais deixamos claro qual o propósito do projeto na cidade”, comemorou Lucas Santos, 17 anos.

 
Ilma Oliveira participa da abertura do Seminário II.   Dominique Ramos durante a apresentação do grupo de egressos.
 
Maialne Santana recita poesia sobre autocuidado.   Geovana Dantas canta durante a apresentação artística.

Ritos de Passagem
- As certificações marcaram a finalização de uma etapa importante no processo formativo e o início de outra etapa igual ou mais significativa. “Dentro da proposta pedagógica do Projeto, as certificações funcionam como ritos de passagem”, explicou a diretora do IA e coordenadora-geral do #RefazendoSonhos, Ilma Oliveira.

No dia 18/12, os familiares que integraram a formação em 2017 receberam os certificados, em uma cerimônia acolhedora realizada nas dependências do Núcleo do Projeto. “Quero agradecer, pois a minha experiência foi muito gratificante. Tudo o que eu aprendi tem um significado muito importante. Pude perceber o quanto estamos carentes de informações, o quanto padecemos por falta de conhecimento. Nós erramos muito por falta de conhecimento e, através desse grupo, eu como filha, mãe e esposa, aprendi a repensar minha história e meus passos. A certificação veio só carimbar, dizer que eu estou apta, dizer que tudo que foi explicado tem um motivo, que quando nós adquirimos conhecimento, nossa mente muda”, declarou Idália Santana, 32 anos.

No dia 20/12, foi a vez de os profissionais e adolescente celebrarem a conclusão do itinerário formativo, no rito da certificação. Realizada na Câmara dos Vereadores de Simões Filho, a cerimônia reuniu aproximadamente 300 pessoas, entre familiares, equipe do IA, gestores do município, além do pró-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fernando Silva. A adolescente Gleice Duarte, 14 anos, compartilhou suas emoções: “Só tenho a agradecer a Deus, a todos os educadores, aos meus pais, por terem me ajudado a chegar até aqui e terem percebido o quanto eu me desenvolvi. Chego a me surpreender, pois confesso que não me imaginava dando esses passos antes. Cheguei ao projeto muito tímida e estranha, mas hoje eu posso dizer com toda a certeza que eu sou outra pessoa. Aos educadores, toda a minha gratidão, por terem me ensinado tudo o que sei, por me fazerem ver as coisas de outra maneira e principalmente por terem acreditado em mim”.

Arlene Almeida, estudante do último período de psicologia e estagiária de DPS do Projeto, também falou de suas vivências e impressões na equipe: “Falar da minha experiência no #RefazendoSonhos, sobretudo com as últimas atividades que culminam com a certificação, é falar de um lugar de privilégio, um lugar de transformação, de realizações e sentimentos intensos, de encontros e diálogos”.



 
Adolescentes mobilizados na caminhada pelo direito das crianças e adolescentes.   Taís Tavares - educadora de DPS - lendo trechos do ECA durante a caminhada.
 
Adolescentes na apresentação dos resultados dos projetos.   Momento de homenagem aos educadores e à coordenação, feito pelos adolescentes.

Os depoimentos caminharam pela mesma direção no grupo dos profissionais. Julio Teixeira, 41 anos, profissional certificado na mesma noite, falou igualmente de aprendizagens e sinalizou como positiva a presença do pró-reitor da UECE, Fernando Silva: “A Certificação foi muito importante, não só pelo título que recebemos, e sim por todo o aprendizado que tivemos. Foi a representação sintética de tudo o que trabalhamos em sala. Além disso, quero destacar como positiva a presença do Pró-Reitor de Extensão da Universidade Estadual do Ceará, que só fez crescer a confiança e a credibilidade do Instituto Aliança em nosso município”.

A coordenadora geral do #RefazendoSonhos destacou que a cerimônia de certificação é uma forma de apresentar ou mesmo devolver para a comunidade presente as pessoas que foram devidamente preparadas para colaborar com a causa abordada no Projeto. “São momentos como este que nos inspiram e fortalecem a nossa luta diária nestes e em outros projetos. Os resultados obtidos nas formações dos núcleos coordenados pelo IA Brasil afora são muito exitosos e nos indicam que estamos no caminho certo de troca e de aprendizagem com estes e outros tantos adolescentes e jovens. Ver grupos tão bem preparados nos traz a esperança de que os ensinamentos serão reverberados”, pontuou Ilma Oliveira.

Na sequência do evento, os estandes previamente preparados apresentaram os banners  com os resultados dos projetos de intervenção realizados por profissionais e adolescentes, sendo liberados para visitações. Cada equipe de adolescentes apresentou a síntese dos resultados obtidos com os projetos de intervenção, que, por sua vez, foram executados em escolas e espaços da comunidade identificados pela fragilidade e proximidade com as vulnerabilidades mais próximas das violências que atingem crianças e adolescentes.

Mara Moraes, também esteve na programação do Seminário II e garantiu que a ação foi um marco na rotina da cidade: “O evento do Seminário II para mim foi muito importante, muito válido, pois abriu os olhos da comunidade e serviu como uma forma de quebrar barreiras. Eu agradeço muito ao #RefazendoSonhos por toda a dedicação a esses adolescentes do município, bem como aos familiares e profissionais. Com esta formação, conseguimos entender e aprofundar, cada vez mais, as discussões no tema da violência sexual. Hoje acredito que podemos reconstruir nossa sociedade para uma realidade melhor e que a informação é uma chave que abre as portas para esta possibilidade”
.

O Projeto #RefazendoSonhos é resultado de parceria com a Kindernothilfe. É acompanhado pela KNH Brasil Regional Sudeste e Centro-Oeste e Estado da Bahia e conta com outras parcerias, como a Universidade Estadual do Ceará – UECE, a Prefeitura Municipal e a Euzaria.


Equipe local e adolescentes durante a concentração do evento.

Adolescentes, familiares, profissionais e comunidade na caminhada.

Integrantes do componente de profissionais posando após o recebimento dos certificados.

Adolescentes certificados do #RefazendoSonhos - turma 2017.2.


 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br