Projeto Gerações Futuras certifica profissionais da Rede de Proteção e adolescentes no RN e MG

 
 
 

Grupo de profissionais e adolescentes certificados em São Miguel do Gostoso . Mestres de Cerimônia no evento de certificação de João Câmara. Depoimento da adolescente Bruna Queiroz, na certificação de Parazinho. Profissionais de Unaí-MG certificados, acompanhados pelo vice-prefeito, Valdir Novaes, e por Renato Fragoso, da CPFL Renováveis.

Entre os meses de novembro e dezembro de 2017 foram realizadas as certificações de profissionais das redes de proteção infantojuvenil e de adolescentes participantes do Projeto Gerações Futuras/Programa Raízes, realizado pela CPFL Renováveis, em parceria com o Instituto Aliança. As certificações representam a culminância das ações do Projeto e celebram o êxito das ações desenvolvidas em quatro municípios brasileiros (João Câmara, Parazinho e São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, e Unaí, em Minas Gerais) com intuito de prevenir as violações dos direitos de crianças e adolescentes, com destaque para a violência sexual.

A intervenção, iniciada em janeiro de 2017, partiu de um diagnóstico situacional local, resultando na identificação dos principais desafios no que diz respeito às violações de direitos de crianças e adolescentes e mapeamento da rede de proteção existente para a prevenção e enfrentamento destas situações. A segunda etapa contou com a realização de ciclos de formação de adolescentes e de profissionais e da Campanha: “Chega de Silêncio!”, que contemplou uma ação conjunta destes atores para a quebra da cultura do silêncio no que diz respeito, em especial, às situações de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes.



 
Grupos de adolescentes de São Miguel do Gostoso em apresentação musical na certificação.   Rhadimila Gomes apresenta o fluxo de atendimento pactuado com profissionais da Rede de Proteção de São Miguel do Gostoso.

Para Sandra Santos, da equipe de Direitos Humanos do Instituto Aliança, a cerimônia de certificação “é o momento mais esperado por todos, afinal, nosso trabalho culmina com a preparação Rede de Proteção dos municípios para desempenhar o seu papel na proteção das crianças e dos adolescentes, agora de forma mais qualificada”. Também membro da equipe do IA, Andrea Righi, reforçou: “este é um momento de comemorar tudo o que foi construído coletivamente. A certificação vem juntar todas estas conquistas ocorridas no processo de formação num só momento”.

Todas as certificações foram organizadas com a participação dos atores locais. No Rio Grande do Norte, foi realizada nos dias 23/11 (João Câmara e Parazinho) e 24/11 (São Miguel do Gostoso) e, em Unaí, o evento ocorreu em 06/12. Nos quatro municípios, a programação contou com uma abertura inicial, que envolveu uma apresentação cultural (leitura de poema, música e outras linguagens escolhidas pelos participantes em cada local), seguida da apresentação dos resultados alcançados pelo projeto. Nas quatro cidades estiveram presentes adolescentes, técnicos da Rede, familiares dos/das adolescentes, diretores das escolas que os/as adolescentes estudam, autoridades e gestores dos municípios.

 

Felipe Raposo, da consultoria Transforma Aí, fala com os adolescentes e profissionais certificados de João Câmara.

 

Adolescentes mobilizadores, participam da certificação de João Câmara.

As apresentações foram realizadas pela equipe técnica do IA e por integrantes das Redes de Proteção locais. Foram apresentados os resultados alcançados, o fluxo de atendimento pactuado em cada município e as ações previstas no Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e na Campanha “Chega de Silêncio!” que já foram implementadas nos territórios.

O Projeto foi bem avaliado pelos participantes, conforme destaca a Assistente Social de João Câmara, Laíze Lucas: “Os orientadores da capacitação despertaram e alimentaram em cada um de nós a esperança e a vontade de amadurecer e fortalecer a luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes do nosso país, especialmente do nosso município. Hoje fechamos um ciclo em que tivemos a imensa satisfação de interagir, questionar e aprender, enxergando em crianças e adolescentes a construção de um hoje que servirá de alicerce para um amanhã. Amanhã incerto, mas acima de tudo alicerçado nas contribuições de cada um de nós que diante de uma formação como essa vê transformada nossa forma de enxergar, e, consequentemente, nossa atuação profissional! Agradecemos aos orientadores, pela ética, dedicação, segurança e prontidão! Aos adolescentes, suas escolas e os familiares que nos ensinaram a perceber a realidade sobre diferentes aspectos”.

Para o adolescente mobilizador do Gerações Futuras, em Parazinho, Júlio Felipe Lima, 17 anos, o projeto contribuiu para que os adolescentes percebessem o papel deles no enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil. “Vocês nos ensinaram a tirar a timidez de falar em público, a importância da coletividade, a lidar com certas coisas que o mundo nos mostra, a respeitar as ideias e opiniões dos outros. Hoje, graças a Deus e a vocês, Parazinho sabe o que é abuso e exploração sexual e muito mais coisas, afinal somos os porta-vozes dessa cidade”, declarou. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Miguel do Gostoso, Otoniel Baracho, ressaltou: “Aponto como positivo os conhecimentos adquiridos por todos os participantes do Projeto”.

 
Prefeita Rita de Luzier, participa do evento de certificação de Parazinho.   Marayza Pedro, profissional da rede, apresenta os resultados do Projeto, na certificação de Parazinho.

Em Unaí, os conselheiros tutelares destacaram a importância das capacitações para qualificar sua atuação. “Me sinto mais bem preparada. Durante estes encontros de capacitação com outros profissionais compromissados com a causa, somamos conhecimentos, dividimos experiências e multiplicamos nosso compromisso em atender de forma segura e eficaz nossos usuários responsabilizando os culpados, protegendo e prevenindo possíveis vítimas desta tipificação de violência. A capacitação nos trouxe clareza de algumas leis que não tínhamos tanta propriedade de como nos servir delas no cotidiano profissional, conceitos mais definidos do que é o abuso e a exploração. O Plano, o fluxo facilitará a desenvoltura do trabalho através dos equipamentos disponíveis no nosso município. As ações desenvolvidas levam até a população/comunidade o conhecimento necessário e divulgação de como denunciar tais violências”, afirmou a Conselheira Tutelar de Unaí, Eleusa Pessoa.

O Projeto – O Projeto Gerações Futuras/ Programa Raízes é uma realização da CPFL Renováveis, tendo o Instituto Aliança como parceiro técnico; a Universidade Estadual do Ceará por meio da Pró-Reitoria de Extensão (UECE/PROECE) como parceira certificadora; e, como parceiras locais, as Prefeituras Municipais de João Câmara, Parazinho e São Miguel do Gostoso no Rio Grande do Norte; e de Unaí, no Estado de Minas Gerais.

Adolescentes mobilizadores certificados e Glaucia Luz, técnica do Instituto Aliança, no evento de certificação de São Miguel do Gostoso.

Equipe técnica do Instituto Aliança, Sandra Santos, Gláucia Luz e Ana Cláudia, com profissionais certificados em João Câmara/RN.

Grupo de profissionais e de adolescentes certificados em Parazinho/RN.

Profissionais do Projeto Gerações Futuras de Unaí-MG, com representante da CPFL Renováveis, Renato Fragoso, e Sandra Santos, do IA

Profissionais certificados do Projeto Gerações Futuras de Unaí-MG,  acompanhados pelo vice-prefeito, Valdir Novaes  e por Renato Fragoso, da CPFL Renováveis.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br