Jovens da ESV participam de oficinas de formação complementar em matemática e português  
 
 

Professora Jéssica Pereira na formação complementar de português. Professor Ângelo Roncalli na formação complementar de matemática. Jovens em formação complementar de português realizam atividades preparatórias de pesquisa para ampliar vocabulário corporativo. Jovens da ESV PE em atividade na formação complementar.

Para garantir a inserção qualificada no mundo do trabalho e maximizar os índices de aprovação dos jovens nos processos seletivos, pós-formação da Escola Social do Varejo (ESV) nas seleções promovidas pelas empresas parceiras, foi oferecida, nos meses de novembro e dezembro, capacitação complementar em matemática e português para os jovens da ESV de Recife (PE). O curso contou com a participação de alunos não inseridos que já haviam sido reprovados em processos seletivos e ocorreu entre 27 de novembro e 11 de dezembro de 2017.

Solange Leite, coordenadora nacional de inserção da ESV, explica que empresas estão cada vez mais rigorosas em suas seleções e ampliando as exigências do domínio de conhecimentos em língua portuguesa e matemática. Ter uma boa comunicação, uma escrita clara, certamente amplia as oportunidades no mercado de trabalho. A matemática básica também é exigida nos processos seletivos. No mundo corporativo, o raciocínio lógico matemático, o domínio das quatro operações, as noções de porcentagem, frações e proporções são necessários no dia a dia e pesam no momento da seleção.

 
Jovens participam de pré-teste no início da formação complementar.   Jovens participantes da formação em matemática relatam a importância dessa ação diante das oportunidades de emprego.

A necessidade da formação complementar foi identificada pela equipe pedagógica da ESV, que observou que as 300 horas de formação já incluídas no programa, que preveem reforços nos conhecimentos em português e matemática, não eram suficientes. Os jovens da ESV são alunos de escolas públicas e de famílias de baixa renda, portanto com formação escolar pouco satisfatória. Foram 40 horas de formação complementar, vinte horas para cada disciplina. Antes do início da formação, os jovens foram submetidos a um pré-teste, para diagnóstico das dificuldades e construção de estratégias de superação. Ao final, foi realizado um pós-teste, para avaliar os resultados do trabalho desenvolvido.

 
Jovens beneficiados com a formação complementar participam das atividades de português.   Jovens beneficiados com a formação complementar participam das atividades de matemática.

Esse cenário, no entanto, não é exclusivo dos jovens da ESV. De acordo com relatório divulgado em 2017 pelo Movimento Todos pela Educação, apenas 7,3% dos alunos brasileiros do 3º ano do ensino médio têm aprendizado adequado em matemática. Em língua portuguesa, o índice é de 27,5%. A pesquisa, que levou em consideração dados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2015, evidencia um retrocesso nesses indicadores de aprendizado nos últimos 18 anos. Em 1997, quando começou a série histórica analisada pelo Todos pela Educação, a taxa de alunos com aprendizado adequado em matemática no 3º ano era de 17,9%. Ano após ano, a qualidade do ensino foi caindo, até chegar ao índice de 2015 (7,3%).

“Avaliamos essa experiência como uma ação prioritária, efetiva e eficiente. Além de potencializar e promover novos conhecimentos, contribui para aumentar a segurança e autoconfiança no jovem, que são necessárias para que ele encare seu objetivo principal de inserção como algo possível de ser alcançado”, destacou a coordenadora Solange Leite. A proposta é que essa formação seja oferecida também para as turmas de 2018.

A Escola Social do Varejo é um programa executado pelo Instituto Aliança em parceria com a Fundação Walmart e o Instituto Walmart.

Em atividades, jovens e professores trabalham com estímulo e foco para garantir o sucesso necessário diante dos processos seletivos ofertados, alcançando a tão almejada inserção.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br