|
O Smashed é uma rede da qual fazem parte 45 países, propagando a educação positiva para o não consumo de álcool por adolescentes. |
O Programa Smashed, conhecido no Brasil como Na Real, alcançou entre junho de 2022 e maio de 2023 um total de 984.213 adolescentes na América Latina e Caribe, o que representou 123% da meta original estabelecida no período. O alcance no Brasil foi de 368.154 adolescentes em 1.328 escolas, representando o maior percentual de espectadores na América Latina. Os outros 12 países que integram o programa na região superaram as metas previstas, sob a coordenação da organização peruana CAPLAB.
Smashed é um Programa global, com presença em 30 países, que deverá chegar a 10 milhões de adolescentes espectadores até 2030. Batizado no Brasil como Na Real, o programa executado pelo Instituto Aliança, busca conscientizar adolescentes, de forma lúdica e participativa, sobre os problemas associados ao consumo precoce e inadequado de bebidas alcoólicas.
Segundo a coordenadora nacional do Na Real, entre julho de 2022 e junho de 2023, Eveline Corrêa, o trabalho colaborativo e em rede é fundamental para o sucesso do Programa. “As atividades realizadas são monitoradas e avaliadas pela Collingwood Learning, responsável pela criação do programa Smashed, para garantir a qualidade da execução e a comprovação do alcance em nível global. Importante também salientar a relevância das parcerias com instituições públicas e privadas, educacionais e sociais, para adesão ao programa, possibilitando a realização das atividades com os adolescentes”, comentou Eveline.
Na América do Sul, o programa está em nove países. |
|
No Caribe e América do Norte, mais quatro países integram a Rede. |
No Brasil, o Na Real já está em dez estados. |
|
Smashed na Argentina, atores interagindo com o público. |
O interesse da plateia, no Chile. |
|
Momento impactante da peça, na Costa Rica. |
Impacto
O sucesso da iniciativa também é comprovado a partir do relato do público, que ressalta o impacto das atividades em suas vidas. “Quando somos adolescentes, não temos maturidade suficiente. Por isso é muito bom saber que tem pessoas que se preocupam com nosso futuro e vêm até a nossa escola trazer informações. Eu agradeço ao Na Real”, disse uma das adolescentes que participaram de uma das apresentações e preferiu não se identificar.
Para Lara Ribeiro, que também teve a oportunidade de assistir uma apresentação da peça de teatro, as informações partilhadas pelo Na Real ajudam os adolescentes em seus processos de tomada de decisão. “O Na Real fala com os jovens numa linguagem acessível, fazendo-nos conhecer, através da história dos personagens, as armadilhas que o consumo de bebidas alcoólicas traz para nossas vidas na realidade”, afirmou.
A peça sendo apresentada no Equador. |
|
Curta-metragem sendo apresentado no México. |
Momento impactante da peça no Peru. |
|
República Dominicana participa da rede Smashed. |
Ampliação
De acordo com a atual coordenadora nacional do Na Real, Neylar Vilar, um dos objetivos para o próximo ano de execução, iniciado em junho de 2023, é ampliar o alcance do número de adolescentes sensibilizados para o fortalecimento deste movimento global. “Contaremos com uma equipe de coordenadores, educadores e um grupo de teatro, em cada um dos nove estados e o Distrito Federal, para garantir a qualidade da execução das duas vertentes educativas do programa: a peça de teatro e a plataforma online”, explicou Neylar.
Nelly Principe, diretora da UGEL-04, comemorou o trabalho do Smashed Peru após uma apresentação na instituição. “Nessa conjuntura pós-pandemia e diante do desafio no país do aumento do consumo indevido de álcool, consideramos o trabalho da CAPLAB Peru com a Diageo inspirador, que vem permitindo reflexões de milhares de adolescentes e jovens sobre o consumo do álcool, levando o teatro para as escolas”, afirmou.
O professor Carlos Acosta Falcão, do Colégio San Clemente Maria, em Assunção, Paraguai, destacou a estratégia que o Smashed utiliza através da linguagem teatral, adequada ao público juvenil: “Os espectadores realmente vivenciaram o que a peça provoca, trazendo reflexões a respeito de um tema tão importante como é o uso de álcool entre adolescentes”. Já a educadora Vitoria Rivadeneira, do Colegio Massay, em Quito, Equador, envia um recado a todos os colégios da América Latina: ”Estamos muito agradecidos com o profissionalismo e com a força da mensagem que passam através do Smashed. Os adolescentes se projetaram, se identificaram e é uma grande ajuda dispormos de linguagens potentes como o teatro para nos conectar com os adolescentes e os temas importantes com que se defrontam. Recomendo que outras escolas abram suas portas a esse apoio, é uma oportunidade que não podemos desperdiçar”.
Saiba mais – Smashed Global é desenvolvido pela Collingwood Learning e patrocinado pela Diageo Internacional, tendo o Instituto Aliança como executor no Brasil. O programa, mundialmente conhecido como Smashed, e no Brasil como Na Real, sensibiliza e provoca debates com adolescentes acerca dos agravos associados ao consumo precoce e indevido de bebidas alcoólicas, utilizando a arte e o diálogo como ferramentas pedagógicas na apresentação de uma peça teatral ou um filme curta-metragem, com dinâmicas interativas mediadas por técnicos do Instituto Aliança e das demais organizações na América Latina. Para saber mais sobre o programa acesse: https://nareal.org/ (em português) e https://www.smashedproject.org/ (em inglês) e no Instagram: @narealjovem e@smashed_lac.
| |