Com o apoio do Programa Via Rede de Proteção, município de Alumínio (SP) realiza sua primeira campanha do 18 de Maio

 
 
 

Empresa Diefra – Entrega de materiais da campanha. Profissionais da Educação, do Desenvolvimento Social e da Saúde atuando juntos na Feira Cultural.


Integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente realizaram, pela primeira vez, no município de Alumínio (SP) a campanha do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Intitulada “Observe! Confie! Denuncie! - proteja crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual”, a campanha circulou em redes sociais, escolas, ruas, casas e canteiros de obras. Mais de 15 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, pais, mães, professores e trabalhadores foram sensibilizados e informados sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes e formas de denúncia. Colaboradores da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e de suas contratadas também aderiram à campanha, multiplicando diversas ações no canteiro de obras.

A implementação da campanha é parte do conjunto de ações do Programa VIA Rede de Proteção, uma iniciativa do Instituto Votorantim e da CBA, realizado em cooperação com a prefeitura local e com a parceria técnica do Instituto Aliança. O Programa tem o objetivo de contribuir com a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Ações nas escolas.

Para Márcia, a formação dos atores da rede de proteção iniciada em fevereiro propiciou a fundamentação técnica e um ambiente favorável à realização da campanha do 18 de Maio pela primeira vez no município. “Um resultado imediato foi a participação de 29 profissionais, representando catorze órgãos e serviços da rede de proteção, na primeira formação do programa, e a organização de um grupo de multiplicadores de ações preventivas contra as violações de direitos de crianças e adolescentes com dez colaboradores da CBA e das empresas contratadas”, recorda Márcia.

Protagonismo


A campanha “Observe! Confie! Denuncie! - proteja crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual” foi viabilizada com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad) e contou com banner, cartaz, folheto educativo, faixa e adesivos. Para a divulgação das mensagens nas redes sociais, foram utilizados áudios e animações da campanha nacional, o vídeo do Programa VIA Rede de Proteção e outros materiais.

Realizada com grande protagonismo da rede de proteção e dos multiplicadores das empresas, a campanha marcou presença nos departamentos, nos serviços da Rede, nas instituições de ensino, nas organizações da sociedade civil, na sede e na zona rural do município. Nas escolas, desde o início de maio, ocorreram rodas de conversa e outras ações educativas sobre o tema com alunos, professores, coordenadores e funcionários. A distribuição de folhetos e adesivos com explicações sobre a questão nos atendimentos das unidades básicas de saúde, nos grupos e programas do Departamento de Desenvolvimento Social e nas ações “de porta em porta” da vigilância sanitária também mostrou resultados positivos.



 

Reunião sobre o Programa com Gestores Públicos de Alumínio em 14.04.23.

 

Conselho Municipal de Direitos em ação da campanha na Feira Cultural.

O Projeto PAI, implementado por uma organização da sociedade civil, realizou uma sensibilização de pais e entrega dos folhetos. No dia 18, uma mobilização na Feira Cultural da cidade, com apresentação de grupo de rap, áudios alusivos ao tema, falas de profissionais da rede de proteção participantes do programa, abordagem educativa com entrega de adesivos e folhetos, envolveu a comunidade em geral.

Impacto

De acordo com os dados estimados pela comissão que coordenou e acompanhou a campanha, mais de 15.080 pessoas foram alcançadas pelas mensagens. Deste total, pelo menos 1.335 são crianças e adolescentes escolares, na faixa de 6 a 15 anos. Dos 195 professores da rede municipal, mais de 150 foram sensibilizados e informados sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes e formas de denúncia. As equipes reportaram que após algumas atividades, pais, responsáveis e adolescentes procuraram a direção das escolas e a equipe do CRAS para relatarem ocorrências de violência sexual e receberam mais orientações sobre o encaminhamento de denúncias.

“Foi emocionante, nunca tinha visto todo mundo falando a mesma língua. Para além da campanha, foi muito importante a mobilização. O melhor foi ver a rede trabalhar junto. Fica mais leve quando a gente divide a carga. Foi um movimento que deve criar um hábito de continuar. Foi um dia muito emocionante”, disse a ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente (CMDHCA), Marta Martins, à época da campanha.

Grupo da Rede de Proteção que participa da Formação do Programa.

Ação educativa com adolescentes na Campanha de 18 de Maio.

Representantes da Rede de Proteção na Formação do Programa.


Na CBA, a mobilização de terceirizadas contou com a participação de oito empresas, que, além de utilizarem os materiais impressos cedidos pelo município, reproduziram e distribuíram internamente faixas, cartazes e folhetos, realizaram rodas de conversa e outras atividades. Cerca de 1.708 colaboradores foram alcançados pelas mensagens da campanha. Gilmara Carneiro, da CBA, deu o seguinte depoimento: “Os multiplicadores também reportaram que, após as ações, houve muita procura para relatar casos de violência sexual na família e para pedir mais orientações sobre como fazer uma denúncia”. Alan Ferreira, gerente de responsabilidade social da CBA, destacou: “Estou encantado com o trabalho que está sendo feito, interno e pela Rede, é fantástico! Estou ouvindo dos professores: que trabalho bacana”.

2º Encontro Presencial com o grupo de multiplicadores da CBA e das contratadas. Presença do Instituto Votorantim.

 

Empresa Montcalm – distribuição dos adesivos da campanha.

 

Empresa MPJ – Cartazes da campanha.


Segundo a presidente do CMDHCA e coordenadora do CRAS do município, Liliane Almeida, as ações têm um maior impacto quando realizadas com a participação de todos, de forma planejada e integrada. “Um resultado importante da campanha do 18 de Maio em Alumínio foi o reconhecimento, pelos próprios atores da Rede de Proteção, de sua capacidade de realizar ações significativas em prol dos direitos das crianças e adolescentes do município”, concluiu Liliane.


 

Empresa TWD - Compartilhamento de materiais da campanha.

 

Empresa MPJ – Roda de conversa com colaboradores.

Fernanda Pacheco, psicóloga do Departamento de Educação, em ação educativa com crianças.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903| Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br