Programa Viva Cidadania realiza terceira capacitação da rede intersetorial e ações de prevenção às violências contra crianças e adolescentes na Bahia

 
 
 
Adolescentes apresentam propostas para ações no 18 de Maio em Castro Alves. Capacitação Licínio de Almeida. Marcus Magalhães (IA) acompanha o planejamento das ações do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Pindaí. Adolescentes de Caetité produzem Campanha contra o Trabalho Infantil. Grupo de adolescentes da Oficina de Multiplicadores de Ações Preventivas em Caetité.


O Programa Viva Cidadania realizou novas capacitações para 110 profissionais das redes de proteção e ações integradas de prevenção às violências contra crianças e adolescentes nos municípios baianos de Castro Alves, Licínio de Almeida e Pindaí. Com foco no enfrentamento da violência sexual e do trabalho infantil, as formações aconteceram nos meses de abril e maio.


Sandra Santos, do IA, em orientação ao grupo de profissionais em Castro Alves.

 

Oficina voltada para o fortalecimento da confiança.

  Nas reuniões, as mulheres valorizaram a força do grupo e a importância de um trabalho em equipe.

Sandra Santos e Thainara Meireles, do IA, com grupo de profissionais em Castro Alves.


A 3ª Capacitação de Profissionais da Rede Intersetorial teve como temática principal o enfrentamento do trabalho infantil em suas múltiplas dimensões, propiciando reflexões pertinentes ao papel da Rede de Proteção no processo de erradicação dessa violação de direitos. Foram atendidos 45 profissionais e 14 familiares em Castro Alves (de 11 a 14/04) e 65 profissionais e 14 familiares em Pindaí (de 17 a 20/04). Em Licínio de Almeida, uma etapa do curso Educação pelo Esporte envolveu professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal.

“Os conhecimentos jurídicos e sobre a Lei 13.431/2017, os temas trazidos pela equipe do IA como o trabalho infantil, são importantíssimos para que a gente possa levar o atendimento de forma correta às pessoas que vêm nos procurar, pois não dispomos de todas as ferramentas e estruturas adequadas em Pindaí”, avaliou o representante da comunidade quilombola de Caco e membro do Comitê Intersetorial de Pindaí, Wellington Brito Chaves da Silva.

Roda de conversa com adolescentes de Caetité sobre campanha contra o trabalho infantil.

Assessoria técnica

Outro destaque importante do momento formativo com a rede dos municípios foi a assessoria técnica especializada desenvolvida no processo de construção do primeiro fluxo e do primeiro protocolo de atendimento às vítimas de violência, conforme a Lei 13.431/2017. “Estes instrumentos de organização da rede intersetorial, em conjunto com o esboço do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual em construção nos municípios, estão alinhados às diretrizes nacionais do Plano Nacional de Erradicação da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (PNVESCA) e constituem ferramentas importantes para a qualificação dos atendimentos e da atuação em rede de forma mais assertiva e planejada”, observou a diretora do Instituto Aliança, Ilma Oliveira.

Capacitação em Licínio de Almeida.

 

Capacitação em Licínio de Almeida.

  Capacitação em Licínio de Almeida.

Capacitação em Licínio de Almeida.


Oficina com famílias

Em Castro Alves e Pindaí, de 2 a 10 de maio, foram realizadas oficinas com famílias da comunidade, em sua maioria vindas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, este é um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social. A oficina teve como tema Por uma educação não violenta! Vamos proteger nossas crianças e adolescentes! A iniciativa, coordenada pela secretária de Ação e Assistência Social, Eliana Caires, foi realizada pela equipe técnica do CRAS e CT e envolveu 18 grupos de famílias, totalizando 317 famílias atendidas em ações de prevenção à violência. “Foi muito gratificante participar dessa oficina porque eu aprendi muito! Na verdade, relembrei também muita coisa que eu já sabia dessa coisa de se comunicar melhor em casa, com os filhos, com todo mundo, mas que eu não colocava em prática”, disse a moradora da Comunidade de Paus Pretos/Pindaí, Leonice Tereza de Souza.

Já em Licínio de Almeida, aconteceu a segunda de três capacitações do curso Educação pelo Esporte, com a participação de 24 profissionais, professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino e educadores de organizações sociais e Secretaria Municipal do Esporte. Cida Carvalho, professora da APAE, falou sobre a participação no curso: “Entendi a importância do esporte para a conexão corpo e mente, então faço uso de várias modalidades como corrida, futebol sem bola, futebol de campo, futsal, entre tantas outras dinâmicas para desenvolver habilidades e potencializar competências nos alunos Apaeanos, apesar de suas comorbidades e limitações, desenvolvendo assim autoestima e qualidade de vida”.


Saiba mais – O Programa Viva Cidadania é uma iniciativa da BAMIN, implementado desde 2021 pelo Instituto Aliança nos municípios de Caetité e Licínio Rodrigues, contando com a parceria da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para a certificação dos profissionais. O programa visa ao fortalecimento da Rede de Proteção de crianças, adolescentes, jovens e mulheres, por meio de um conjunto articulado de atividades de formação presencial e remota de profissionais; à supervisão para a qualificação dos serviços; ao acompanhamento técnico; ao desenvolvimento de plano de ação pelos participantes; à aplicação dos conhecimentos no cotidiano do trabalho; e à certificação formalizada, que será realizada no fim do ano.

 

A assessora local, Josy Eloi (IA), orienta o planejamento da Campanha do 18 Maio em Pindaí.

  O consultor Marcus Magalhães apresenta o tema do Trabalho Infantil na III Capacitação da rede, em Pindaí.

Capacitação em Pindaí.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br