|
As diretoras do Instituto Aliança acompanhando o presidente reeleito do IA, Emilton Moreira Rosa, e sua esposa Izabel Ceres, ao lado da associada do IA Joana Almeida. Joana Almeida falando para os participantes. Anna Kethelyn, Lucas e Verônica, jovens participantes de programas do IA, contaram suas histórias de resiliência, superação e esperança. Anna Kethelyn, Lucas e Verônica interagindo com conselheiros e associados. |
Em Assembleia Geral, os associados do Instituto Aliança (IA) reelegeram o presidente da instituição e aprovaram documentos importantes para a gestão e continuidade dos trabalhos em 2023. Um momento de encontros e reencontros, de resgate da trajetória percorrida conjuntamente, a Assembleia Geral do Instituto Aliança aconteceu no dia 16 de maio. O evento reuniu a presidência, diretoria, conselheiros, associados, educadores, integrantes do IA e pessoas atendidas nos programas e projetos.
Com o objetivo de realizar a eleição para presidente, aprovar o Relatório e as demonstrações financeiras de 2021, assim como o Código de Conduta do Instituto Aliança, a Assembleia também teve a participação remota de associados. O presidente do IA, Emilton Moreira Rosa, foi reeleito, por unanimidade, para mais um mandato de três anos, em conformidade com o estatuto, e gerando grande satisfação.
Participantes da Assembleia do IA, após a reeleição do presidente Emilton Rosa, posam para foto histórica. |
Associada do IA, Bárbara Tércia Vermelho, lembrando com carinho do evento dos Vinte anos do IA. |
|
A diretora Márcia Campos conduziu a Assembleia, que foi transmitida em tempo real para outros associados. |
Márcia Campos, em nome da diretoria executiva do IA, apresentou a candidatura do Sr. Emilton Rosa aos associados como “justificada por sua dedicação e disponibilidade para tratar dos assuntos relativos à instituição, e por ele continuar sendo uma fonte de inspiração para toda a equipe do Instituto Aliança”. A diretora Adenil Vieira apresentou os principais resultados quantitativos alcançados em 2021, ressaltou a satisfação em ver diferentes gerações reunidas por um propósito comum e destacou a gratidão em ter o Sr. Emilton como presidente. “Existe uma identidade de alma, de espírito, de valores, que legitima a presença do Sr. Emilton na presidência do Instituto Aliança”, disse Adenil.
O presidente do Conselho Fiscal, Ruy Carvalho Barreto, após apresentar o parecer do Conselho, destacou “o zelo e o cuidado da instituição, chegando a ser conservadora, o que facilita bastante o trabalho do Conselho Fiscal”, disse. O conselheiro também destacou o conservadorismo da auditoria: “Temos dupla auditoria por conta de um parceiro externo. O Instituto Aliança é uma organização complexa e, com poucas pessoas no setor, é louvável o cuidado com o trato financeiro”.
Diretora Márcia Campos apresentando o Código de Conduta do IA. |
|
Momento especial: lembranças da celebração de Vinte anos do IA em 2022! |
A diretora Ilma Oliveira apresentando as principais conquistas do IA em 2022 e as perspectivas para 2023. |
|
O presidente do Conselho Fiscal do IA, Ruy Barreto, apresentando o parecer e destacando o cuidado da equipe. |
Resultados alcançados
Ao resumir os resultados alcançados em 2022 e mencionar as perspectivas para o ano de 2023, a diretora Ilma Oliveira falou em continuidade, fortalecimento e expansão dos projetos desenvolvidos com o apoio de diversos parceiros. Com a participação dos jovens Verônica Silva (Projeto Escola Social do Varejo - BA e #ProjetoRefazendoSonhos), Lucas Fonseca (Projeto Habilidades para o Futuro - BA) e Anna Kethelyn Cunha (Projeto #RefazendoSonhos), o público ouviu relatos da juventude sobre as mudanças provocadas em suas vidas pelos projetos, o que encantou e comoveu a todos.
A jovem Verônica disse, emocionada, que estava muito feliz pela oportunidade. “Bem novinha, tive que deixar os meus sonhos para trabalhar com a minha mãe. Conheci os projetos do IA, e as aulas de que participei me ajudaram bastante - vocês mudaram a minha vida! Gratidão aos educadores que me incentivaram mostrando do que sou capaz. Hoje, sou outra pessoa, estou empregada e até já participei em um teste para atriz da Netflix”, contou Verônica.
A emoção da jovem Verônica ao falar de sua gratidão pelo IA tocou a todos os presentes. |
|
Jovem Lucas compartilhando sua experiência e agradecendo ao IA pela transformação em sua vida. |
O jovem Lucas falou da importância do IA para ele. “O projeto é mais que um curso, é uma família que desenvolve muito bem a nossa autoestima. É uma lição de vida. Eu era tímido e hoje sou capaz de dar esse depoimento. Gratidão!”, afirmou. A jovem Anna Kethelyn Cunha disse já estar com saudades do projeto antes de acabar e que desejaria se inscrever de novo, se pudesse, ou em algum outro, para não deixar de participar das atividades. “Em outros tempos, eu nunca me imaginei assim, falando com vocês como eu estou falando aqui. Eu só consigo isso por causa do que eu aprendi e desenvolvi com o projeto”, declarou com entusiasmo.
A coordenadora local de Inserção no Mercado de Trabalho e educadora do IA, Bárbara Pereira, ressaltou o compromisso com a formação dos jovens: “Eles são preparados para entrar e permanecer no trabalho”. Ela citou o exemplo do jovem David Palma, inicialmente selecionado para a função de empacotador, depois promovido a repositor e, hoje, integrante da área de RH da RedeMix de supermercados. O coordenador pedagógico e educador do IA, Márcio Lupi, disse ter o privilégio de trabalhar ao lado de jovens e adolescentes. “De fato, os desafios e as soluções que pensamos hoje mudam a cada ano. Os jovens estão sempre atualizados, e nós educadores precisamos sempre trabalhar em coparticipação. Com eles, nossa vida faz sempre mais sentido”, afirmou o coordenador.
A coordenadora de Inserção do IA, Bárbara Pereira, falando sobre o compromisso com os jovens. |
|
O coordenador do IA, Márcio Lupi, mencionando seu privilégio em trabalhar com jovens e o grande aprendizado que salva vidas. |
Associada do IA, Gilcia Beckel, falando sobre seu sentimento de felicidade em participar. |
|
No intervalo, Adenil Vieira e Clarice Beleeiro, diretora e associada, confraternizando. |
Impacto
Participando de forma remota, o associado Alfredo Gomes da Costa observou como é possível perceber o impacto positivo do IA nos jovens. “No nível cognitivo, os jovens que participam dos projetos encontram-se melhores consigo mesmos. Os jovens melhoram o seu nível de autoconhecimento, tornam-se mais aptos a construírem os seus projetos de vida, têm autoconhecimento e mais clareza sobre os seus sonhos. Percebemos na leitura do relatório esse poder da saúde socioemocional dos jovens”, disse. As associadas Gilcia Beckel e Ivette Guimarães revelaram-se muito felizes com a fala dos jovens e os resultados registrados no relatório. “Parabenizo toda a equipe pelo nível de excelência do IA. É uma grata satisfação ver os resultados, a forma como foram apresentados, o design. Muito interessante a parte das cartilhas e demais materiais elaborados. Parabéns por engajar tantos jovens no mercado de trabalho”, declarou.
A associada Joana Almeida mencionou sua alegria em participar do IA e disse que vai honrar este momento e todo o aprendizado. “Lembrando da história vivida, a gente aprende a aprender. A essência permanece”, afirmou. Resgatando a fala no discurso de posse do atual ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Luiz de Almeida, Joana afirmou: “A todos os jovens e mulheres aqui presentes, quero dizer que vocês existem e são valiosos para nós!”. As representantes dos grupos produtivos do IA também participaram da Assembleia, expondo seus produtos - Ser Elas, Delícias de Caboto e Temperes. No saguão, todos os participantes puderam degustar gostosuras como sequilhos e geleias, além de adquirir peças exclusivas de artesanato em exposição.
Estiveram presentes, expondo seus produtos, participantes dos projetos de geração de renda do IA em Salvador. Lilian Ferreira, do grupo Delícias de Caboto, conta sua experiência: “Foi muito aprendizado! Hoje, somos mulheres empreendedoras e prontas para voar! Vocês vão ouvir sempre falar do Delícias de Caboto!”, comemora. Uma integrante do grupo Temperes, Joete Pereira, avalia: “O Instituto Aliança entrou na minha vida através dos meus filhos. Ganhamos todos. Eles ampliaram suas possibilidades de escolha, e eu me tornei uma mãe melhor, eu sou um exemplo da ajuda de vocês”, disse Joete.
Joete Pereira, do grupo Temperes, falando sobre as mudanças em sua vida depois da participação no projeto do IA. |
|
As mulheres dos grupos produtivos, Lilian e Joete Pereira, recebendo aplausos dos participantes da Assembleia. |
Associada do IA Gilcia Beckel comprando os produtos do grupo Temperes. |
|
Associada do IA Bárbara Tércia Vermelho comprando direto de quem produz, Lilian Ferreira, do grupo Delícias de Caboto. |
Adenil Vieira, diretora do IA, e a associada Gilcia Beckel. |
|
Ilma Oliveira, diretora do IA, e a jovem Verônica Silva, que já participou de dois projetos do IA, Escola Social do Varejo e #RefazendoSonhos. |
Presidente do IA, Emilton Moreira Rosa, em seu discurso de agradecimento pela reeleição. |
|
|