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Equipe técnica do Instituto Aliança responsável pela terceira formação de professores. Ilma Oliveira, diretora do Instituto Aliança, dialoga e compartilha práticas com os coordenadores de Gestão Escolar da rede estadual de educação de São Paulo. Coordenadores de Organização Escolar dialogam sobre a prática do monitoramento. Apresentação e compartilhamento de práticas do monitoramento nas escolas da rede de educação estadual de São Paulo. |
Professores de Ensino Fundamental e Médio das Diretorias de Ensino das regiões Centro, Centro-Sul e Centro-Oeste de São Paulo participaram da terceira capacitação de 2023 de Projeto de Vida do Instituto Aliança. Os coordenadores do IA realizaram a formação de 26 a 30 de junho, no Instituto Singularidades, com a participação de 168 profissionais da educação. Os professores e coordenadores da rede estadual de ensino de São Paulo participaram de atividades coletivas, partilharam e refletiram sobre desafios, vivências e boas práticas na sala de aula e celebraram os resultados alcançados com a parceria do IA.
Para o coordenador de Incidência em Políticas Públicas da Educação do Instituto Aliança, Maxmiller Loiola, “os encontros formativos propostos pelo Instituto Aliança para os professores da Rede Pública de São Paulo têm sido além de construtivos, prazerosos e enriquecedores. Existe um alinhamento de crenças e de práticas, e acima de tudo uma confiança mútua e uma parceria singular”.
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Professores de Projeto de Vida da rede estadual de São Paulo vivenciando a atividade "Minha morada chamada mundo" - 1ª série. |
Professores de 1ª série encenam sobre as inteligências múltiplas na 3ª formação de Projeto de Vida.
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Professores de 1ª série vivenciam atividade de reflexão sobre suas inteligências. |
O primeiro dia (26) foi destinado aos coordenadores (COE). Esses profissionais trabalharam o tema do monitoramento de práticas pedagógicas associado ao componente curricular de Projeto de Vida, com ênfase no papel estratégico desta função na sustentação da proposta na escola. Os COE são os profissionais que orientam e articulam a equipe escolar para o estabelecimento de objetivos, metas e o desenvolvimento de ações que melhorem o processo de ensino-aprendizagem.
A COE da Escola Estadual Brasílio Machado, Ivanilda dos Santos, destacou a importância do material estruturado pelo IA e das formações. “É fundamental que a parceria com o Instituto Aliança continue, pois tanto o material quanto os encontros são enriquecedores. Trabalhar com projeto de vida não é uma tarefa muito fácil e muitas vezes o material disponível não aborda assuntos pertinentes ao universo juvenil. O material desenvolvido pelo Instituto Aliança tem a preocupação em desenvolver as habilidades socioemocionais, tema importante para lidar com os desafios desta juventude tão desamparada emocionalmente. Gostaria muito que esse projeto tivesse continuidade, pois precisamos muito deste apoio”, disse Ivanilda.
A supervisora de Incidência em Políticas Públicas da Educação do IA, Sandra Manso, explicou que a metodologia desenvolvida focaliza a transição do Ensino Fundamental para o Médio: “No Fundamental, a proposta é pautada nas escolhas conscientes e responsáveis, e é construída gradativamente. Já no Ensino Médio, os temas têm por base o conceito de saúde, abordado em suas várias dimensões, além da sustentabilidade das ações a longo prazo”.
Arajarir Oliveira Nonato, COE da Escola Estadual Guiomar Rocha Rinaldi, mencionou a importância do Projeto de Vida para além da escola. “As aulas se tornaram atrativas para os alunos e professores com a parceria do Instituto Aliança, que desenvolveu material direcionado a etapas importantes para o desenvolvimento dos estudantes. Com habilidades socioemocionais, eles podem refletir sobre si mesmos e se desenvolver dentro e fora da escola. A continuidade deste trabalho é primordial para o crescimento saudável dos nossos alunos”, afirmou.
Participação dos professores na atividade de análise de currículo.
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Atividade de entrevista vai e vem, após reflexões sobre habilidades laborais. |
Professores da 3ª série participando da atividade #vocênapubli, após refletirem sobre a importância do networking no mundo corporativo.
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Vivência da atividade "Que profissional sou eu?", com o objetivo de identificar as áreas de interesse profissional. |
Abordagens diferenciadas
Os professores da 1ª série formaram o grupo do segundo dia (27). Luci Helen, professora da Escola Estadual Casimiro de Abreu, falou sobre a importância do material para ela e para os alunos. “O programa se tornou fundamental para o desenvolvimento do meu trabalho com minhas turmas de Projeto de Vida. O material é muito rico em informações, com uma linguagem e um entendimento facilitador. Esse apoio é enriquecedor para o desenvolvimento dos temas trabalhados, pois os alunos ficam ansiosos para o próximo tema. Tenho muita gratidão por ter podido participar dos encontros e torço pelo retorno em breve”, destacou Luci.
Já o dia 28 foi dedicado ao trabalho com professores da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de educação de SP, com ações voltadas para a sistematização do Projeto de Carreira e de vivências e atividades voltadas à educação financeira, tema que conclui o ciclo de formação com os estudantes desta etapa. As atividades chamaram atenção dos professores para a transição que esses alunos vivenciarão com a finalização da 3ª série.
Como declarou Nasim Arcas, professor da Escola Estadual Buenos Aires, “o projeto do Instituto Aliança foi extremamente importante para o desenvolvimento intelectual e emocional na vida do estudante e uma preparação para a vida e o mercado de trabalho após o Ensino Médio. Um aprendizado constante durante as formações faz com que o projeto seja vivenciado por nós orientadores e o contínuo desenvolvimento dos estudantes das primeiras séries até as terceiras séries. Parabéns a toda a equipe do Instituto Aliança e meu muito obrigado por vivenciar momentos de formação que foram importantes para meu desenvolvimento profissional”.
No quarto dia (29), a capacitação reuniu professores da 2ª série do Ensino Médio e tratou das dimensões da Saúde Comunitária e Ecológica, temas discutidos atualmente, a exemplo do racismo, da mediação de conflitos e das questões climáticas, abordando os problemas causados pelas fortes chuvas no litoral paulista no verão deste ano.
Atividade de reflexão e identificação de estratégias para resolução de conflitos na comunidade.
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Atividade ODS e construção do mural das ideias inovadoras, ampliando conhecimentos e visão sobre a sustentabilidade. |
Professores de Projeto de Vida da 2ª série do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo, em formação com a equipe técnica do IA. |
A professora Vânia Mara Rocha, da Escola Estadual Mario Casassanta, destacou a qualidade da formação do IA em Projeto de Vida. “Eu, professora Vânia, leciono há 15 anos e nunca presenciei uma formação tão completa como essa, maravilhosa, dinâmicas que conversam com o adolescente e fazem com que eles reflitam. As aulas são inovadoras, funcionais e geram aprendizado!”, enfatizou.
O último dia de formação (30) foi destinado aos professores do 9º ano, reunindo profissionais de escolas em tempo integral e de escolas regulares da rede de ensino estadual de SP. A abordagem dos macrotemas “escolhas conscientes e responsáveis” e “meu lugar no mundo”, com foco na preparação de cada estudante para a chegada ao Ensino Médio.
Como declarou a professora Maria Isabel Faria, dirigente da Diretoria de Ensino Centro-sul de São Paulo, “os Ciclos de Formações voltadas para o Projeto de Vida trouxeram grandes contribuições nas práticas desenvolvidas em nossas escolas. Com uma abordagem totalmente articulada com as competências da BNCC e com foco nas competências socioemocionais, veio ao encontro do que foi proposto nas Escolas Estaduais do Estado de São Paulo, onde o Projeto de Vida é o pilar central e estruturante no modelo do Programa Ensino Integral. Com a utilização de metodologias que estimulam a participação, reflexão e interação dos cursistas, enriqueceu o repertório destes profissionais, que efetivamente refletiram nas aulas e no relacionamento com os alunos”.
Reflexão com os professores da rede estadual de São Paulo sobre o que é preciso parar e o que é necessário seguir.
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Professores vivenciam atividades dos planos de aula propostos pelo material estruturado do Instituto Aliança. |
Participação ampliada
Maria Isabel também falou sobre a importância da participação de outros profissionais da rede de ensino: “A oportunidade de participação nos Ciclos Formativos voltadas para os Supervisores de Ensino e Coordenadores de Administração Escolar fortaleceu o alinhamento necessário para um acompanhamento e monitoramento da multiplicação das práticas pelos professores aos demais membros das equipes e desenvolvimento de ações durante as aulas com participação ativa dos alunos. O apoio presencial oferecido às escolas pela equipe do Instituto Aliança foi um importante diferencial para o fortalecimento, apropriação e segurança das nossas equipes para o aprofundamento do conhecimento recebido. Só temos a agradecer a oportunidade oferecida aos nossos profissionais e a parceria na construção dos ciclos formativos”.
Como avaliou a diretora do Instituto Aliança, Ilma Oliveira, “essa capacitação foi muito especial, com muitos retornos positivos por parte de todos os grupos de participantes sobre a importância e o impacto do trabalho com Projeto de Vida nas escolas e, principalmente, com a aprovação dos jovens! Foram relatos de transformação de vidas e de reforço sobre a importância da continuidade e do fortalecimento deste trabalho”.
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Apresentação das reflexões geradas quanto à caminhada de Projeto de Vida nas escolas. |
Professores do 9º ano das escolas do Programa de Ensino Integral da rede de ensino de São Paulo, após um dia de muitas vivências, trocas e aprendizados com a equipe do IA. |
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