Com.Direitos certificou 22 adolescentes em cerimônia que celebrou raízes culturais e familiares

 
 
 

Abertura emocionante da cerimônia de certificação com apresentação das adolescentes cantando Amarelo, Azul e Branco. Parceiros institucionais na cerimônia de certificação Com.Direitos 2023.1. Lembranças da cerimônia de certificação do Com.Direitos.


Valorizar as raízes culturais e familiares e a força dessa ancestralidade na história de cada uma. Essa foi a máxima que orientou a cerimônia de certificação de 22 adolescentes do Com.Direitos. O evento, que aconteceu no dia 16 de junho, no auditório Dom Hélder Câmara, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), parceira estratégica do programa, foi todo organizado pelas concluintes. A cerimônia contou com a presença de familiares, equipe técnica do Instituto Aliança (IA) e financiadores.

As adolescentes escolheram encerrar este ciclo de capacitação com a música Amarelo, Azul e Branco, canção de Anavitória e Rita Lee que falam sobre a importância das raízes culturais e familiares. A reverência às origens se fez visível também na presença dos familiares, que acompanharam as adolescentes a cada passo, e nos depoimentos em que cada uma mostrava um pouco de sua história e o quanto teve que batalhar por aquela conquista.

Além das formandas e suas famílias, estiveram presentes a equipe técnica do Instituto Aliança, a pró-reitora da Unicap, Valdenice José Raimundo, a representante da Freedom Fund, Polyanna Magalhães, e a cônsul-geral dos EUA no Recife, Jessica Simon. A diretora do IA, Ilma Oliveira, também marcou presença no evento.

Registro de uma parceria potente: Freedom Fund, Instituto Aliança e UNICAP, juntos no Com.Direitos.


Um novo capítulo

Para as adolescentes que encerraram o ciclo formativo, o sentimento era de que ele ajudou a escrever um novo capítulo, importante, na história de cada uma, como comprova esse depoimento: “Sou muito agradecida aos educadores, que sempre nos apoiaram e ajudaram, nunca deixaram faltar amor e cuidado em cada encontro com a gente, sempre nos receberam com alegria. Sei que não somos perfeitas, mas obrigada por cada dia ter uma palavra, um aprendizado, que sempre nos motivavam e nos despertavam o desejo de acordar todos os dias mais cedo para sonhar e lutar pelos nossos projetos de vida, gratidão!” (L.S.B dos S., 15 anos).

Para a educadora do IA, Milene Eustáquio, o Com.Direitos contribui para transformar vidas: “Vivenciar essa jornada formativa exigiu de cada adolescente resiliência, e nenhuma delas chegou ao final da mesma maneira. As mudanças são perceptíveis e estão apenas começando. Nós, enquanto educadores do programa, também não somos os mesmos. Perceber que chegou a oportunidade que estas adolescentes tanto buscavam, com a certificação de cada uma delas, nos emociona muito, porque enxergamos de maneira mais ampla o que isso representa. A inserção dessas jovens no mercado de trabalho via Lei de Aprendizagem é, antes de tudo, realização de sonhos”.

 

Cônsul-geral Jéssica Simon, em um momento de fala emocionante para as adolescentes e familiares.

 

Carolina Cinero e Silma Queiroz, parceiras institucionais, representando a Prefeitura do Recife na cerimônia de certificação Com.Direitos.

 

Polyanna Magalhães, parceira financiadora The Freedom Fund, em momento de fala para as adolescentes certificadas pelo Com.Direitos.


 

Dra. Simone Brasil (SRTE.PE) deixando sua mensagem de felicitações e desejos de boas oportunidades para as adolescentes formadas na Turma Com.Direitos.

A cônsul-geral Jéssica Simon, do Departamento de Estado dos Estados Unidos, fez também uma fala emocionada dirigida às formandas. "Foi um prazer participar do evento com a Freedom Fund e o Instituto Aliança. Com o apoio dessas dedicadas ONGs, essas adolescentes estão mudando a trajetória de sua vida e de seus filhos. O combate ao tráfico de pessoas é uma das principais prioridades do governo dos EUA em todo o mundo, e temos o prazer de apoiar o importante trabalho que a Freedom Fund está fazendo aqui por meio de uma doação do Escritório de Monitoramento e Combate ao Tráfico Humano (J/TIP). O J/TIP investiu mais de US$ 20 milhões em vários estados e setores no Brasil para combater o trabalho forçado e o tráfico sexual. Vimos o retorno do investimento na força e coragem de cada uma das jovens, que tiveram que superar desafios e recomeçar a vida. Com trabalho árduo e comprometimento contínuos, elaes agora estão no caminho certo para realizar seus sonhos", destacou a cônsul-Geral dos EUA.

Polyanna Magalhães, representante da Freedom Fund, parceira do programa, também celebrou o momento especial. "A trajetória formativa proposta pelo Instituto Aliança no Programa Com.Direitos demonstra a importância dos programas intersetoriais para dar respostas a problemas complexos como o enfrentamento das violações de direitos que afetam as crianças e adolescentes. A integração de processos de formação em habilidades para vida, inserção socioprodutiva e apoio da rede de proteção tem impulsionado mudanças significativas na vida das meninas participantes. O que presenciamos no evento de conclusão da terceira turma do Com.Direitos foi adolescentes fortalecidas em sua identidade, autoconfiantes, integradas enquanto grupo, engajadas em mudar os rumos de sua vida e com perspectiva de futuro. Foi realmente um encontro de esperança!", afirmou Polyanna.

Protagonismo

 
A cerimônia de certificação foi inteiramente planejada e conduzida pelas adolescentes, que leram depoimentos sobre as experiências que tiveram, conduziram homenagens e apresentaram vídeos que emocionaram a todos. “Temos certeza de que, mesmo sendo adolescentes, já vivenciamos coisas que muitos de vocês, adultos, não vivenciaram", disse uma das mestres de cerimônia. Durante a formação, toda a decoração da sala onde ocorriam as aulas foi pensada para promover a ideia de “um mergulho em si mesma e na própria história”, para conseguir construir novos caminhos para si. Uma parte dessa decoração foi transferida para o espaço da cerimônia. A diretora do Instituto Aliança, Ilma Oliveira, expressou seu sentimento: “Emoção grande viver isso com vocês. Cada uma de vocês está aqui para brilhar. Nós, como educadores, precisamos chegar aonde o povo está”.

Os familiares fizeram questão de compartilhar as transformações que testemunharam nas adolescentes. Mãe de uma das adolescentes, Aline Farias disse o quanto a mudança foi positiva em sua filha: “Esse curso melhorou muito a vida dela, melhorou bastante seu comportamento dentro de casa, seu cuidado com suas filhas, seu jeito de pensar. Sou muito grata a todos vocês que fazem o Com.Direitos. A minha filha vivia numa vida muito complicada, mas graças ao curso ela melhorou muito”.

 

Parceiros da UNICAP (Profa. Valdenice, Dario e Marina) em momento de fala para as adolescentes concluintes do Com.Direitos.


 

Ilma Oliveira, diretora da área de Direitos Humanos do IA, em momento de fala para as adolescentes certificadas do Com.Direitos.

 

Akueline Padilha, coordenadora local, na certificação do Com.Direitos.


 

Cerimônia de certificação da Turma Com.Direitos.

Entre a equipe local, o clima foi de emoção e celebração, como atestou a coordenadora Akueline Padilha: “Diante de tantos desafios e violações de direitos vivenciados por essas meninas, elas possuem uma capacidade de resiliência imensurável. A formação é uma oportunidade de mudança de rotas para elas, no que se refere à perspectiva de um futuro digno, de poder estar preparadas para fazer escolhas mais assertivas, de se enxergarem, e de quererem o seu lugar no mundo. Que cada uma possa e consiga alcançar seus projetos de vida”.

Saiba mais – O Com.Direitos foi iniciado em 2021 e cumpriu sua etapa piloto com alcance e superação dos objetivos, motivando a continuidade das ações até 2024. Financiado pela Freedom Fund, o programa tem como objetivo erradicar a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes na Região Metropolitana de Recife, demonstrando um modelo viável para outras regiões do Brasil. São nove organizações locais que integram a plataforma de parceiros nesta segunda etapa de expansão das ações, composta pelo Instituto Aliança, Childhood, Grupo Adolescer, UNICAP, Grupo Ruas e Praças, Casa Menina Mulher, Fundação Roberto Marinho, Centro das Mulheres do Cabo e Coletivo Mulher Vida. O programa do Instituto Aliança é financiado por uma doação do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Turma do Com.Direitos e parceiros institucionais, juntos em um momento de celebração na cerimônia de certificação.

Vídeo da turma Com.Direitos 2023.1: um pouquinho das vivências na trajetória formativa do programa.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Ed. Empresarial Niemeyer, sala 903 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil |
Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br