|
Ilma Oliveira, Diretora da Área de Direitos Humanos do IA, e Graça Gadelha, Coordenadora de Programas, na cerimônia do Prêmio Neide Castanha, com a representante do Comitê Nacional, Elizabeth Vieira Ramos. |
O Projeto Disseminação da Metodologia do Programa de Assistência a Crianças e Adolescentes Vítimas de Tráfico para Fins de Exploração Sexual (Projeto Disseminação), do Instituto Aliança (IA), foi o vencedor da categoria “Produção de Conhecimento”, do prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos. A entrega da honraria ocorreu no dia 18 de maio, em Brasília, durante as atividades do Dia Nacional do Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
A publicação foi organizada por Graça Gadelha e contou com a participação da equipe técnica do Projeto formada por Ilma Oliveira, Sandra Santos, Valéria Brahim, Jalusa Arruda, Rebeca Ribas e Rogério Alves, além das equipe de gestão e comunicação do IA. A iniciativa contou ainda com a atuação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e com o apoio institucional e financeiro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
Ilma Oliveira, Diretora do IA, recebeu o prêmio da representante do Comitê Nacional, Elizabeth Vieira Ramos. Ilma destacou os grandes atores desse sucesso. “Só tenho a parabenizar e agradecer essa equipe competente e desafiadora. Agradeço especialmente nossa equipe técnica, de produção e de gestão, pela competência, compromisso, dedicação e alegria na realização desse importante Projeto”, comemorou.
A diretora também destacou o papel fundamental da UECE nesta conquista. “Agradeço à UECE, na pessoa de Celina Ellery, pelo apoio diferenciado da universidade, certificando os profissionais que atenderam aos critérios de participação, respaldo fundamental para o sucesso do Programa”, completou.
Uma das parceiras no desenvolvimento do projeto, a advogada Leila Paiva, da UMBRASIL, esteve presente na premiação e falou da importância do trabalho realizado pela equipe do IA. “Sinto-me feliz pela equipe e, especialmente, por todas as crianças e adolescentes que estiveram e estarão envolvidos nesse processo. Ganha o Aliança como instituição, ganha a equipe pelo reconhecimento e ganham as crianças e adolescentes”, ressaltou.
Participaram da entrega do prêmio a Ministra Chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, a Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, Karina Figueiredo, a Deputada Federal Érica Kokay, além dos representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Organização Internacional do Trabalho (OIT), artistas como a atriz Elisa Lucinda e a embaixatriz da campanha, a cantora Fafá de Belém, dentre outras autoridades da área do enfrentamento.
Este foi o segundo ano de realização do Prêmio Neide Castanha, homenagem à assistente social, falecida em janeiro de 2010 e reconhecida como defensora dos direitos das crianças e adolescentes. Além da “Produção de Conhecimento”, o prêmio possui mais quatro categorias: Boas Práticas, Responsabilidade Social, Protagonismo de Crianças e Adolescentes e Cidadania. Respectivamente, os vencedores dessas categorias foram a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a rede de hotéis Atlantica Hotels International, o CEDECA Bertholdo Weber e a psicóloga goiana Maria Luiza Moura.
Como parte das atividades referentes ao dia 18 de maio, foram entregues à Deputada Érika Kokay o documento sobre o Impacto das Grandes Obras na Violação de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o marco regulatório dos estudos de impacto socioambiental. O Instituto Aliança foi uma das 20 organizações que assinaram o documento, um marco na regulação das ações voltadas às grandes obras e megaeventos esportivos previstos para serem realizados no país nos próximos anos.
|
|