Ceará inclui trabalho e pesquisa no currículo do ensino médio |
Alunos do ensino médio de 12 escolas do Ceará tiveram, em 2012, um aumento na carga horária para incluir aulas obrigatórias de metodologia de pesquisa e preparação para o mundo do trabalho, ao longo dos três anos de ensino médio. O programa, ainda piloto, chama-se Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais e foi criado pelo Instituto Aliança em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, como parte do processo de transferência da tecnologia do Com.Domínio Digital para a rede pública de ensino médio do Estado, tendo como matriz referencial os "Protótipos Curriculares para o Ensino Médio" produzido pela Unesco com o apoio do Ministério da Educação.
Há um mês, os cerca de 3.200 alunos do primeiro ano do ensino médio das 12 escolas selecionadas, todas da rede estadual, ganharam quatro horas a mais na grade semanal. Nessas aulas, os professores capacitados trabalham as diferentes metodologias de pesquisa de forma articulada com os conteúdos das demais disciplinas, estimulando os jovens a buscar pistas, caminhos e soluções para se informar sobre os temas propostos. A proposta é que esse currículo se estenda ao longo dos três anos do ensino médio. Nesse primeiro ano, entre os objetos de investigação estão a história do seu território e da sua própria família. “É preciso primeiro se descobrir. Por isso, trabalhamos com os estudantes a identidade e a autoimagem, para que eles possam se perceber como leitores e pesquisadores. E também para que sejam mais interessados e se integrem à comunidade a partir da pesquisa”, afirma Eveline Correa, Coordenadora Pedagógica regional e principal articuladora dessa piloto pelo Instituto Aliança.Segundo os dados do Censo Escolar 2011, divulgados na semana passada, o estado do Ceará tem um índice de evasão escolar de aproximadamente 11,5%, valor superior à média nacional, que é de 9,6%. De acordo com os especialistas, descobrir-se, conhecer a origem da sua família e de seu sobrenome, o bairro em que nasceu, onde vive e como esse ambiente influencia em suas características pessoais também ajudam o jovem a permanecer na escola. Quanto mais interessados pelo mundo ao seu redor, melhor a relação dos estudantes com o aprendizado e com a escola. Cada uma das escolas piloto ganhou um núcleo de pesquisa onde professores capacitados da própria rede relacionam os conteúdos trabalhados em outras disciplinas ao processo de investigação. A partir da pauta saúde na escola, por exemplo, os educadores correlacionam o exercício aos estudos de história e ciências. “Estamos terminando o segundo mês de aula com resultados positivos, conseguindo usar com sucesso essa metodologia de integração, levando as reflexões em sala de aula para a prática, fazendo com que os alunos associem os conteúdos ao dia a dia deles”, afirma a Coordenadora.
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