Graça Gadelha, Coordenadora do IA, é homenageada na terceira edição do Prêmio Neide Castanha

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
Maria Izabel da Silva, Presidente do Conanda, entrega a homenagem à Graça Gadelha.

A socióloga e Coordenadora do Instituto Aliança (IA), Graça Gadelha, foi uma das homenageadas especiais da terceira edição do Prêmio Neide Castanha, pela sua contribuição na revisão do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e pela trajetória histórica na luta pelos direitos deste público. A cerimônia de premiação aconteceu durante o evento alusivo ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado em Brasília, no dia 15 do mesmo mês.

O Plano - que esteve em consulta pública e foi amplamente discutido por organizações públicas e da sociedade civil até janeiro deste ano - foi lançado oficialmente pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) durante o evento. O documento é composto por seis eixos de ação: prevenção; atenção à criança e adolescente e suas famílias e à pessoa que comete violência sexual; defesa e responsabilização; protagonismo; comunicação e mobilização social; e estudos e pesquisas. O texto final foi construído com base em todos os debates realizados ao longo do processo de sua revisão e também vincula cada eixo às diretrizes do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes..

Graça e Márcia Santana, outra homenageada na cerimônia, receberam o reconhecimento pela presidente do Conanda, Maria Izabel da Silva. O Prêmio, concedido anualmente desde 2011, é destinado a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram por sua atuação na promoção e defesa dos direitos infantojuvenis e no enfrentamento da violência sexual. Graça, que integra a equipe técnica do Instituto Aliança, é especialista em políticas públicas na área da infância e adolescência e compõe o grupo institucional responsável pela elaboração e implementação do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil no Território Brasileiro (PAIR). "Sinto-me honrada por receber essa homenagem, porque acredito que minha trajetória profissional na luta em defesa intransigente pelos direitos de crianças e adolescentes foi profundamente ligada à história de vida da querida Neide Castanha. Sem qualquer modéstia, acho que ela também ficou feliz com esse reconhecimento do Comitê Nacional", declarou Graça. "Mais do que um privilégio, esta homenagem me recoloca o desafio de continuar lutando por nossos meninos e meninos ainda tão violados em seus direitos!"

Foram premiados, nesta edição, Renato Roseno, na categoria Cidadania; o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CDCA-RO), em Boas Práticas; o Serviço 123Alô! – A voz da criança e do adolescente, do Instituto Noos, em Produção de Conhecimento; o Programa de Enfrentamento à Exploração Sexual - Associação Barraca da Amizade, do Projeto Reviver, em Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e a Vale, na categoria Responsabilidade Social pelo Salobo - Projeto de Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é um desdobramento da atuação do Instituto Aliança no município de Parauapebas, em parceria com a Fundação Vale.

 

 

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Frederico Simões, nº 153, Ed. Orlando Gomes, sala 1009 – Salvador, Bahia, Brasil. Cep 41.820-774 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br