IA lança série de videoaulas para jovens e educadores  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Imagens das videoaulas direcionadas a jovens e educadores, produzidas pelo Instituto Aliança.


Em parceria com o Instituto Agir Ambiental e a Solucione Agência de Imagens, o Instituto Aliança produziu uma série de dez videoaulas para apoiar jovens e educadores no âmbito do projeto “Inovações Tecnológicas na Educação de Ensino Médio”.

Foram produzidas cinco videoaulas para cada um dos públicos e todas estão disponíveis no canal do YouTube https://www.youtube.com/channel e no site do Instituto Aliança. Cada vídeo tem entre 4 e 6 minutos de duração.

“Esta é uma importante inovação do nosso trabalho em 2017, já disponibilizado para o público jovem e para educadores do país, como contribuição para a compreensão de questões relevantes. Cada vídeo contém, além de uma base conceitual, algumas dicas importantes para a implementação de ações ou o enfrentamento de problemas”, explica Ilma Oliveira, coordenadora geral do projeto e diretora do IA.

As videoaulas voltadas para jovens abordam temas como o ingresso no ensino médio, a elaboração de projetos de pesquisa, a violência sexual contra crianças e adolescentes e a prevenção ao uso de álcool e drogas. As voltadas para os educadores focalizam temas como a utilização de dinâmicas em sala de aula, os Estatutos da Criança e do Adolescente e o da Juventude, aprendizagem cooperativa, uso de álcool e drogas, prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

As videoaulas são utilizadas pela equipe do Instituto Aliança em contextos de formação de educadores e jovens de diversos programas desenvolvidos pela organização. No âmbito dos Projetos Geração Futura e #RefazendoSonhos, ambos voltados para a prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, os vídeos relacionados ao tema integrarão campanhas de comunicação para o enfrentamento do fenômeno nos municípios onde os projetos atuam.

Para os adolescentes que validaram este vídeo, “a forma de expor o assunto facilitou a compreensão”, “a linguagem clara ajuda o conteúdo a chegar ao adolescente” e “o mais importante foram as três regras que aparecem no final: saber dizer não; diferenciar os toques; quebrar o silêncio!”.

No âmbito do Programa de Incidência nas Políticas Públicas do Ensino Médio da Bahia, a videoaula que trata da utilização das Dinâmicas de Grupo foi avaliada pelo grupo de educadores como importante suporte para a prática docente, bem fundamentada e com uma linguagem bastante acessível ao público.

“A produção das dez videoaulas uniu o Instituto Agir Ambiental e a Solucione Agência de Imagens e nos deu a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento de jovens e educadores. Pode-se dizer que cada videoaula foi construída a dez mãos, pois os cinco profissionais envolvidos no trabalho procuravam debater cada assunto até encontrar um caminho para apresentá-lo e torná-lo compreensível. Isso nos fez valorizar ainda mais o trabalho em conjunto como mecanismo de inspiração e celeiro de ideias criativas e inovadoras”, pondera Ana Carolina Wolfe, diretora de comunicação do Instituto Agir Ambiental.




Narrador em imagem da videoaula direcionada a adolescentes e jovens, abordando o tema da Violência Sexual contra Crianças.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br