Quarta formação em Piracicaba (SP) prepara 28 professores para o segundo semestre  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Professores das PEIs de Piracicaba em atividades da formação.

Com o objetivo de ampliar a compreensão dos professores da rede pública de ensino médio de Piracicaba (SP) acerca de metodologias participativas e da disciplina Projeto de Vida, o Instituto Aliança realiza o Projeto de Incidência nas Políticas do Ensino Médio naquele município. Em 2017, a última de quatro capacitações aconteceu entre 29 de maio e 2 de junho e reuniu 28 profissionais para debater temas relativos ao segundo semestre letivo, bem como proporcionar vivências de planos de aulas com temas presentes em cada disciplina.

Para o coordenador local, Diego Brito, a qualidade do trabalho grupal aumentou desde a primeira formação, realizada em agosto de 2016. “Hoje, podemos observar com ânimo o processo de crescimento de nossa caminhada. Os resultados são muitos, envolvendo a introdução de metodologias participativas que são transferidas para outras áreas de conhecimento, palestras e formações nas competências socioemocionais, para todas as escolas do Programa de Educação em Tempo Integral da região de Piracicaba, e isso confirma que a metodologia tem sido aceita e plenamente realizada na região”, afirma.

Claudia Tanno, vice-diretora da EE Sud Menucci, também destaca pontos da proposta metodológica que são bem internalizados pelas escolas. “Entre os destaques que pude observar, estão a maior participação dos alunos nas aulas, o comprometimento com seus projetos de vida e a integração com os colegas em sala, além de contarmos com uma proposta que se utiliza de materiais simples, de fácil acesso pela equipe da escola. Seria muito positivo continuarmos com as capacitações, os alunos só têm a ganhar”, conclui.

Ao todo, 16 escolas de Piracicaba participam da formação oferecida pelo Instituto Aliança. Destas, sete atendem ao ensino médio e as demais são de ensino fundamental. No total, o IA promoveu 128 horas de formação desde o início das ações de incidência no município, contemplando temas diversos relativos ao ensino médio, como as novas gerações, competências socioemocionais e metodologias participativas.


Professores em atividade coordenada pela formadora Veruska Montenegro.

Grupo de profissionais formados na metodologia do Instituto Aliança ao final da Formação.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br