TECSUP e IA realizam primeiro encontro de formação de professores no Peru  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Grupo de professores da TECSUP com a equipe do IA em área externa da TECSUP; tradutora Daniela Kukuli, Ilma Oliveira (IA), Marcelo Pizarro (consultor do IA), Eveline Corrêa (IA) e participante Milagros Ordinola; grupo de professores em atividade de fechamento do primeiro dia de capacitação.

“Muito obrigado por compartilhar sua sabedoria conosco. O que mais importa na vida é compartilhar. Nada é próprio. Até as ideias são emprestadas. Tudo que transcende é de uma simplicidade extraordinária. Acredito que as pessoas ficaram entusiasmadas com esta primeira experiência e estou seguro de que será valiosa para todos.” Assim o coordenador de assuntos estudantis da TECSUP, Pedro Flores, resumiu o primeiro encontro de formação de professores, realizado entre 18 e 20 de julho em Lima, capital do Peru, sob a coordenação de Ilma Oliveira e de Eveline Corrêa, pelo IA.

A TECSUP – organização peruana sem fins lucrativos, que atua na área de educação - decidiu incluir em seu currículo uma disciplina de desenvolvimento de competências, com carga de 190 horas, para estudantes que ingressam no primeiro semestre dos cursos de nível tecnológico e superior. A oportunidade e o desafio de criar um programa para estudantes de nível superior, em uma faculdade tecnológica, também tem entusiasmado a equipe técnica do Instituto Aliança, que entende a importância do desenvolvimento socioemocional para qualquer sujeito, em distintas fases da vida, em diferentes culturas. No âmbito da parceria, o IA tem um papel de desenvolver os materiais estruturados para os professores e alunos, realizar duas formações e acompanhar a experiência piloto, que será realizada entre agosto e dezembro de 2017.

 
Participante em atividade vivencial de construção da Linha da Vida.   Professores em atividades grupais.

A formação, realizada em três dias intensos, contou com a metodologia de formação de docentes desenvolvida pelo IA, com atividades vivenciais e participativas que serão posteriormente desenvolvidas junto aos estudantes. Contou também com o aprofundamento na proposta elaborada para disciplina e na conceituação das “competências socioemocionais”.

O primeiro encontro de formação na metodologia do IA adaptada para a TECSUP – do qual participaram 30 professores – reforça essa crença. “Foram dias intensos, de muita partilha e aprendizado de ambas as instituições. Importante aliar os aspectos a serem trabalhados ao perfil e às dificuldades por que passam os jovens estudantes  que chegam à TECSUP – suas dúvidas, suas necessidades de suporte, suas potencialidades a serem trabalhadas e desenvolvidas. Esta experiência piloto será acompanhada e mensurada em seus resultados por ambas as equipes. Estamos certos do sucesso da parceria!”, comemora Eveline Corrêa, que integra a equipe do IA nesta iniciativa.



Coordenador do Programa na TECSUP, Pedro Flores, com grupo de professores capacitados e equipe do IA em momento de finalização das atividades.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br