Experiência inovadora do NTPPS é compartilhada com profissionais da rede de ensino de Santa Catarina

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Abertura com palestra 'Aprendizagem transformadora', de Soraya Shutel, do Sonata Brasil. Apresentação do NTPPS pelo coordenador Rodrigo Prata, do Instituto Aliança. Participação do presidente da FIESC, Sr. Glauco Côrte, e do secretário de Educação de Santa Catarina, Sr. Eduardo Deschamps.


No dia 19 de julho, o Instituto Aliança (IA) participou da Capacitação Mediar – Uma Perspectiva Transformadora, que aconteceu em Florianópolis (SC). O evento foi promovido pela FIESC, Secretaria de Educação de Santa Catarina e Itaú BBA. Além do Instituto Aliança, participaram também as equipes do Todos pela Educação, Instituto Inspirare, Oi Futuro e SENAI.

Desenvolvido para docentes, coordenadores e diretores do SENAI e de escolas da rede estadual de Santa Catarina, o evento discutiu ações transformadoras e inovadoras na área de educação, por meio do compartilhamento de exemplos de sucesso, como o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), desenvolvido pelo Instituto Aliança no Ceará.

 
Beatriz Ferraz, consultora do Itaú BBA, e Rodrigo Prata, representante do IA.   Marina Lopes, do Instituto Inspirare, e Rodrigo Prata.

O foco da Capacitação Mediar foi a discussão da interdisciplinaridade no currículo escolar por meio de pressupostos pedagógicos, como a pedagogia de projetos, que o NTPPS promove ao desenvolver pesquisas nos espaços escolares. Para o representante do Instituto Aliança, Rodrigo Prata, essa prática permite ao estudante identificar problemáticas e refletir sobre suas causas e consequências, recorrendo às diversas áreas do conhecimento e potencializando habilidades que permitirão o desenvolvimento tanto de competências cognitivas quanto socioemocionais.

O evento contou com a participação do presidente da FIESC, Glauco Cortê, e do secretário de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, que apontaram a necessidade de as redes de educação prepararem os jovens para as profissões que ainda não existem, já que cerca de 60% daqueles que se encontram nessas redes, hoje, trabalharão nestas novas ocupações.

 
Apresentação da experiência NAVE, desenvolvida pelo grupo do OI Futuro.   Público composto por professores e gestores da rede de educação de Santa Catarina e SENAI.


Registro de momento do evento Capacitação Mediar.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br