ESV certifica novos alunos em Osasco e celebra continuidade
do Programa
 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Jovens formandos ao final do evento. Equipe do IA e parceiros do Grupo Walmart e do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.


Julho é tempo de celebração na Escola Social do Varejo (ESV), programa de formação profissional executado pelo Instituto Aliança (IA) em parceria com o Instituto Walmart, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e a Fundação Walmart. No dia 13, aconteceu a certificação da décima primeira turma do Núcleo Osasco, no Auditório do Escritório do Walmart – HO, em Alphaville (SP).

Cerca de 100 alunos, com idade entre 17 e 24 anos, receberam certificados da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e comemoraram a continuidade do programa no segundo semestre. A ESV já formou sete mil jovens em seis anos de existência.

Quatrocentas pessoas participaram do evento de certificação, entre elas o vice-presidente de Ética, Compliance e Assuntos Corporativos e conselheiro do Instituto Walmart, Alexandre Ésper, a head do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, Isabel Aché Pillar, o coordenador do Instituto Walmart, Edmilson Junior, a coordenadora nacional de Inserção do Instituto Aliança, Solange Leite, além de pais, familiares e educadores.


 

Oradores Geovana Rodrigues e Victor de Oliveira.

 
Lais Vilela e Vitória de Lima na homenagem aos educadores.

A cerimônia  foi conduzida pelos próprios jovens, que apresentaram uma retrospectiva do itinerário de 300 horas de uma formação pautada no desenvolvimento de competências socioemocionais, tecnologias da informação e comunicação e conteúdos relacionados ao mercado varejista.

"Houve um tempo em que eu não tinha perspectiva. Sentia que estava apenas existindo, sem ter um objetivo. Vivia uma confusão dentro de mim. Ao chegar na ESV, senti que estava no lugar certo, segura e definitivamente acolhida. A cada tema fui descobrindo quem eu era. Se antes a pergunta 'quem é você?' parecia um bicho de sete cabeças, hoje é mais fácil falar sobre quem eu sou e tenho certeza daquilo que estou falando. Foi muito bom poder colocar no papel cada sonho, planejar cada meta, cada ato que eu poderia melhorar no meu dia a dia. Saio da ESV uma pessoa muito mais resiliente, segura e determinada, com sonhos totalmente diferentes daqueles de quatro meses atrás, mas sabendo que agora me sinto preparada para enfrentar o mundo lá fora e o mercado de trabalho. Vou sempre me lembrar desse projeto como a maior transformação da minha vida", afirmou a jovem formanda Juliane de Oliveira Vieira.


 

Vice-presidente de Ética, Compliance e Assuntos Corporativos e conselheiro do Instituto Walmart, Alexandre Ésper.

 
Isabel Aché Pillar, head do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.
 

A jovem Juliane de Oliveira Vieira, no momento do seu depoimento.

 
Solange Leite, Fernanda Valentim, Lucilli Parolini, Marcela Almeida e Lucas Raposo.


Alexandre Ésper parabenizou a equipe local do IA, ressaltando que o sucesso daquele momento só foi possível graças ao trabalho realizado por aqueles profissionais. Os bons resultados alcançados pelo Programa foram reafirmados pelos depoimentos durante o evento, como o da educadora Fernanda Valentim: "É possível perceber que o desenvolvimento das competências socioemocionais, aliado às atualidades varejistas e ao skill tecnológico, é peça-chave em uma formação de qualidade, que coloca o jovem como protagonista de sua própria história. Isso porque as competências dão suporte para que o jovem elabore um projeto de vida estruturado, favorecendo a sua autonomia, e permitem que ele ou ela atribua sentido ao que faz, agregando valor a cada conquista", garantiu.



 

Solange Leite, coordenadora nacional de Inserção do Instituto Aliança.

  Equipe da ESV Osasco.
 
Educadores e jovens certificados aplaudindo a bela fala da jovem egressa Aline Rocha.
 

Jovens formandas Giovanna Piziolo e Haiane Silva com seus certificados.


O evento ainda abriu espaço, para depoimentos de jovens que já passaram pelo Programa, como Aline Rocha Ferreira. "Fui jovem da Escola Social do Varejo, da turma de agosto de 2016. Atualmente, trabalho no Walmart como jovem aprendiz na área administrativa, faço curso no SENAC de administração e cursinho pré-vestibular na FEA-USP. Todas essas atividades estão sendo experiências muito importantes para o início da minha carreira. Percebo que alcancei grande parte das metas iniciais que escrevi em meu projeto de vida, não por mérito somente meu, mas também daqueles que fizeram parte da minha caminhada e me ensinaram lições a serem levadas adiante", contou Aline.
 
Para a coordenadora Solange Leite, a certificação é, antes de tudo, um momento de celebração. "Os jovens celebram o fechamento do ciclo de formação e abertura do ciclo de inserção no mundo do trabalho. As famílias celebram a grande oportunidade que seus filhos aproveitaram em complementar sua formação e acessar o primeiro emprego. Os parceiros financiadores e técnicos celebram o cumprimento da sua missão social, contribuindo com a melhoria de vida de tantos jovens, e o IA celebra os excelentes resultados da ESV, que tem 80% de egressos trabalhando formalmente e com índices de satisfação de mais de 90% entre jovens, familiares e empregadores. Esses resultados confirmam a crença na força dos/das jovens, a certeza de que juntos podemos mais e a certeza de que devemos e podemos melhorar o mundo", afirmou.


 
Rafaela Carvalho comemora com seu certificado.
 

Brunna dos Santos e a educadora Lucilli Parolini.


Parte da turma comemora a conquista.

Foto com todos os jovens, equipe local e financiadores.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br