Profissionais de Pernambuco e Piauí realizam ações de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Profissionais da Rede de Proteção e adolescentes das escolas de Araripina durante caminhada pelo enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Profissionais da Rede de Proteção no evento de certificação e encerramento do Programa VIA.

Repare! Confie! Denuncie! Com essas palavras, profissionais das Redes de Proteção de Crianças e Adolescentes movimentaram os municípios de Araripina, Santa Filomena (PE) e Curral Novo (PI), nos meses de maio e junho, visando sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância de denunciar casos ou suspeitas de violência sexual contra crianças e adolescentes e garantir o direito desses públicos ao desenvolvimento saudável da sua sexualidade.

As atividades são parte dos Planos de Ação, elaborados pelos profissionais participantes do Programa VIA – Votorantim pela Infância e Adolescência, uma iniciativa da Votorantim Energia (VE) e do Instituto Votorantim (IV) naqueles municípios. O Instituto Aliança é o parceiro técnico do Programa e responsável pela metodologia e estratégias aplicadas.

Para apoiar as ações dos profissionais das Redes de Proteção de Araripina e Santa Filomena, foram criadas cinco peças de comunicação (folheto informativo, cartaz, faixa, adesivo e card para o aplicativo WhatsApp), tendo em comum as palavras de ordem “Repare!”, “Confie!” e “Denuncie!”. As peças traziam, ainda, o número do Disque Direitos Humanos, o “Disque 100”. Todos os materiais foram validados pelos participantes do projeto e pelos gestores das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde desses municípios.

Em Araripina, os profissionais realizaram caminhadas com carro de som, distribuíram folhetos informativos, fixaram cartazes em estabelecimentos comerciais e promoveram um “adesivaço” nos carros e caminhões estacionados nos postos de gasolina localizados na entrada da cidade. Foram mobilizadas quase quatro mil pessoas, tanto na sede do município como em seu principal distrito, Nascente.

Em Santa Filomena, também aconteceram caminhadas, e o diferencial foi a mostra de talentos, com apresentação de jogral, peça de teatro e cordel, encenados pelos adolescentes que participaram das ações educativas realizadas pelos profissionais formados pelo Programa. Cerca de duas mil pessoas, da sede e zona rural, foram mobilizadas para a proteção das crianças e adolescentes em relação à violência  sexual.


 
Fátima Alencar, Hospital Santa Maria; Fernanda Serem, IV; Luan Araújo, VE; Ludmila Jaques, coordenadora de Atenção Básica;, Suzilene Amorim, secretária de Desenvolvimento Social de Araripina.  

Apresentação teatral de adolescentes de Santa Filomena/PE durante o evento de certificação e encerramento.

Em Curral Novo, 900 pessoas, especialmente adolescentes, participaram das ações realizadas por profissionais formados pelo VIA. Foram promovidas oficinas com o tema “Abuso sexual: o que é isso e o que eu posso fazer?”, do Caderno de Oficinas Educativas organizado pela equipe do Instituto Aliança.

Essas atividades fizeram parte da Campanha de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com culminância no dia 18 de maio. Com elas, cumpre-se um dos principais objetivos do Programa VIA: o fortalecimento das Redes de Proteção e Atendimento de Crianças e Adolescentes por meio da ampliação de conhecimentos sobre os temas, da superação dos desafios e da construção de possibilidades de trabalho integrado no intuito de garantir os Direitos das Crianças e Adolescentes dos municípios.

“Foi muito bom o trabalho de todos, porque ao preparar as oficinas, já tínhamos um bom diálogo. Era um ajudando o outro e todos contribuíram da melhor forma”, afirma Maria Antônia, técnica do CRAS de Curral Novo. Já Fábio Oliveira, conselheiro tutelar de Araripina, comemora: “O movimento foi ótimo, e a nossa união fez toda a diferença! Vamos permanecer unidos, compartilhando as experiências e aprendendo uns com os outros!”.

Outra conquista do Programa VIA foi a construção dos Fluxos de Atenção e Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, por meio do qual cada instituição da Rede desempenha seu papel de forma complementar e processual, evitando superposição de ações, interrupção do atendimento e a revitimização.

Embora as ações do Programa tenham sido encerradas no mês de junho, com a entrega dos certificados aos profissionais participantes de Araripina e de Santa Filomena, as atividades previstas nos Planos de Ação continuarão até o final de 2017, quando cada rede deve realizar uma avaliação e o planejamento do ano seguinte.

“Acredito que o diferencial do VIA seja o foco no fortalecimento do trabalho articulado junto à Rede de Proteção e Assistência à Criança e Adolescente. Apesar de previsto no ECA, isso ainda não é realidade na maioria dos municípios, o que acaba fragilizando a capacidade de prevenção e atendimento destas localidades. Foi pensando em deixar um legado para Curral Novo, Santa Filomena e Araripina que a Votorantim Energia apostou no VIA, que, por meio da execução impecável do Instituto Aliança, está deixando capacidade instalada para além do período de execução do projeto”, resume Fernanda Serem, gestora de programas do Instituto Votorantim.

Apresentação de alunos das escolas de Santa Filomena na Mostra de Talentos pelo 18 de maio.

Palestra realizada após caminhada pelo enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes no distrito de Socorro, Santa Filomena/PE.

Profissionais da Rede de Proteção de Santa Filomena no evento de certificação e encerramento.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br