IA realiza oficina sobre gênero com a Federação de Associações do Projeto União Sertaneja  
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Apresentação de atividades sobre mulheres que marcaram a história de vida dos participantes. Mariah Oliveira, responsável pela realização da oficina. Participantes em atividade. Diretoria da Federação, líderes da Humana Brasil e representantes dos sindicatos e associações locais participando da Oficina.


No dia 7 de julho, a equipe do Instituto Aliança (IA) realizou uma oficina para discussão das questões de gênero com a diretoria da Federação das Centrais de Associações do Território do Sisal, criada a partir das ações do Projeto União Sertaneja. Realizada no município de Euclides da Cunha (BA), a oficina é uma das derradeiras ações do IA no âmbito do Projeto, que se encontra em seu último ano de execução.

A ação objetivou a sensibilização dos membros da Diretoria da Federação e líderes da Associação Humana Brasil sobre a importância da discussão das questões de gênero, além de construir encaminhamentos e propostas de ação para implantação de uma política de paridade no âmbito da Federação, bem como iniciativas de ampliação da participação feminina nas ações dos municípios integrantes.

 
Participantes em atividade durante a oficina.   Trabalho em grupo para construção do plano de ação de gênero.

O presidente da Federação, Valter Vieira, avaliou que “a oficina foi muito proveitosa pelo aprofundamento do tema, exemplos legais que mostraram o quanto a gente pode fazer para se adequar a algo novo, além dos paradigmas que devem ser quebrados”. Para ele, a oficina também ajudou a aprofundar o que era superficial dentro do trabalho de algumas Centrais Sindicais da região. Segundo Itamara da Silva, líder da Humana Brasil nos municípios de Cansanção e Itiúba, “o evento foi um momento de grande aprendizado, reflexão fundamental para desenvolvimento e contexto sobre gênero. Tiramos bons encaminhamentos para implantar nas atividades da Federação”.

Mais de trinta pessoas participaram da oficina, entre membros da diretoria da Federação, líderes da Associação Humana Brasil, representantes de sindicatos locais e da Prefeitura de Euclides da Cunha. Desenvolvida com uma metodologia participativa, a atividade incluiu dinâmicas e várias discussões a respeito da temática, além da elaboração de um plano de ação com iniciativas capazes de fortalecer a participação feminina. Uma segunda oficina será realizada em setembro, quando será feita nova rodada de discussões e o monitoramento dos encaminhamentos propostos no plano de ação.

 

 
Atividade lúdica durante a oficina.   Painel com bonecas das mulheres que marcaram a história de vida dos participantes da oficina.

A Federação das Centrais tem como missão pensar a política associativista da região sisaleira da Bahia, fortalecendo as associações da região, bem como o desenvolvimento sustentável local com igualdade de gênero.

Já o Projeto União Sertaneja é realizado nos municípios de Santaluz, Itiúba, Quijingue, Nordestina, Queimadas, Monte Santo, Euclides da Cunha, Filadélfia, Tucano, Cansanção e Araci, no mesmo Território do Sisal, no Estado da Bahia. Consiste em uma iniciativa da Associação Humana Povo para Povo Brasil, com o apoio da União Europeia, na qual o Instituto Aliança atua como correquerente. Todas as ações propostas pelo Projeto foram pensadas na perspectiva de construção de um legado para os municípios participantes. O fortalecimento da Federação se constitui como importante premissa para o alcance desse objetivo.

Participantes da oficina sobre gênero com a diretoria da Federação União Sertaneja.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br