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Jussara Luna, coordenadora, e Karina Barros, assistente técnica, da Educação Profissional. Stênio Pinheiro, superintendente da CREDE 11, participando da atividade "O Amuleto". Vivência do "Pés"- avaliação final da formação. |
O processo de transferência da metodologia do Instituto Aliança (IA) para 116 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), no Ceará, teve seu início com a primeira formação para coordenadores, realizada no ano passado. Em 2017, foi realizada a segunda formação com a participação dos 116 coordenadores escolares, nos dias 8 e 9 de março, e uma terceira formação específica, de 19 a 21 de junho, para os 33 superintendentes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREDEs).
O foco dos três encontros foi a instrumentalização das equipes das EEEPs/CREDEs e Secretaria de Educação (SEDUC), para o monitoramento das unidades de Projeto de Vida e Mundo do Trabalho nas escolas, após concluído o processo de transferência da metodologia.
Essas disciplinas foram introduzidas nos currículos de 115 Escolas Profissionais do Ceará (EEEPs), a partir de 2012, com capacitação, monitoramento e materiais construídos com a parceria técnica do Instituto Aliança. Em 2016, iniciou-se o processo de transferência da metodologia do IA para as equipes das EEEPs, quando as escolas passaram a ter mais autonomia e assumir maior responsabilidade pelo desenvolvimento das disciplinas.
Os próximos passos dessa parceria exitosa, para 2018, será a atualização do material pedagógico e o suporte à Coordenadoria de Educação Profissional (COEDP), seja na formação de novos professores e coordenadores da rede, seja no monitoramento do Programa.
“Mas 2017 está sendo um ano estratégico para a construção da sustentabilidade dessa proposta de inclusão das competências socioemocionais no currículo de uma formação profissionalizante”, destaca Eveline Corrêa, coordenadora regional do IA no Ceará.
Léa Onofre e Vera Lúcia, superintendentes das CREDES 9 e 15, na atividade de apresentação dos participantes. |
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Gleison Oliveira, superintendente da CREDE 1, na Vivência dos "Pés" - avaliação da formação. |
Claudia Santana, Superintendente da CREDE 13, afirma que “a instrução para o acompanhamento das disciplinas – que a partir desse momento se dará pela Coordenação e Superintendência Escolar – se deu com muita objetividade e clareza”.
Já Karina Barros, assistente técnica da Coordenadoria de Educação Profissional (COEDP), avalia os desafios deste momento. “A transferência da metodologia do Instituto Aliança para a SEDUC, como toda transição, demanda uma reestruturação do trabalho por parte da COEDP, no tocante à apropriação dos elementos necessários para dar continuidade à sistemática desenvolvida e acompanhada de forma tão exitosa pelo Instituto”, pondera.
O Programa Capacitação de Educadores nas unidades curriculares Projeto de Vida e Mundo do Trabalho é apoiado por uma plataforma de parceiros estratégicos, entre os quais a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Walmart Foundation e o Instituto Walmart, com a parceria técnica do Instituto Aliança.
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Superintendentes das CREDES/SEFOR e equipe IA. |
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