Pernambuco e Piauí iniciam ações do Plano Integrado de Ações Preventivas à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

 
 
 

Foto 1 - Reunião com promotora do Ministério Público da Comarca de Simões/PI: Nalva Macedo, secretária de Assistência Social de Curral Novo do Piauí, Ana Claudia Machado, do Instituto Aliança, Luan Araújo, da Votorantim Energia, Erasma Alves dos Santos, secretária de Educação de Curral Novo do Piauí, Tallita Luiza Araújo, promotora de Justiça, e Glaucia Luz, do Instituto Aliança. Foto 2 - Capacitação da Rede de Proteção Social de Curral Novo do Piauí. Foto 3 - Adolescentes realizando apresentação sobre a prevenção à VSCA e divulgação do Disque 100 durante o 18 de Maio em Santa Filomena/PE.


Profissionais das Redes de Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes movimentaram os municípios de Curral Novo do Piauí (PI) e de Santa Filomena (PE), nos meses de maio e junho, visando sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância de denunciar casos ou suspeitas de violência sexual contra crianças e adolescentes. As atividades são parte dos Planos Integrados de Ações Preventivas, elaborados pelos profissionais participantes do Programa VIA Apoio Local, uma iniciativa da Votorantim Energia e do Instituto Votorantim nos dois municípios. O Instituto Aliança é o parceiro técnico do Programa e responsável pela metodologia e estratégias aplicadas.

Em Curral Novo do Piauí, no Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, 83 profissionais da Rede de Proteção, liderados por aqueles que estão sendo formados pelo VIA, realizaram uma abordagem de porta a porta, em todas as casas do centro da cidade, distribuindo um folheto informativo sobre o tema, produzido pelos próprios profissionais, seguida de esclarecimentos sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes e divulgação do Disque 100. Cerca de mil pessoas foram sensibilizadas nesta ação, que foi respaldada institucionalmente pelas Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, Conselho Tutelar e CMDCA. Ainda no mês de maio, conforme planejado no Plano de Ações Preventivas, 570 crianças e adolescentes participaram de oficinas educativas sobre o tema no CRAS, na Escola Municipal José Cícero, na Escola Estadual São Francisco e na Escola Santo Inácio.


 

Tallita Luiza Araújo, promotora de Justiça, e Glaucia Luz, do Instituto Aliança.

  Adolescentes encenando peça sobre a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes durante as ações pelo 18 de Maio em Santa Filomena.

Duas novas ações confirmaram a caminhada no rumo da legitimação e do fortalecimento da Rede de Proteção Social de Curral Novo do Piauí. No dia 23 de junho, ocorreu uma reunião com a Promotora de Justiça, Tallita Luiza Araújo, com o objetivo de apresentar o Programa VIA e construir uma parceria mais próxima do Ministério Público com a Rede, na qual estavam também presentes as secretárias de Assistência Social e de Educação de Curral Novo do Piauí, Nalva de Jesus Macedo e Erasma de Macedo Alves dos Santos, um representante da Votorantim Energia, Luan Araújo, e as duas formadoras do Instituto Aliança, Ana Claudia Machado e Glaucia Luz.

Durante todo o mês de julho, nas festividades juninas e do padroeiro do município, com culminância nos dias 15 e 16, foram realizadas ações de divulgação do papel do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de sensibilização sobre os direitos desse público, por meio de um estande montado no local do evento com faixa e folheto alusivos aos temas. Os profissionais da Rede, identificados por camiseta produzida para a ocasião, informaram e sensibilizaram cerca de 800 jovens e adultos que visitaram o estande. 

Em Santa Filomena, também conforme previsto no Plano Integrado de Ações, os técnicos de todas as unidades de saúde foram informados sobre o Programa VIA e sensibilizados para a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes. Na semana do 18 de maio, ocorreram três ações de médio e grande porte organizadas por todos os profissionais envolvidos no VIA: apresentação pública da peça de teatro construída pelos adolescentes que participaram das ações educativas em 2017, distribuição do restante dos folhetos e adesivos da campanha “Pare! Pense! Denuncie!” – também uma das ações do Programa realizadas no ano passado, e uma palestra sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes com a participação dos gestores municipais. Aproximadamente 500 pessoas, entre adolescentes e adultos, participaram das ações.

Dessa forma, cumpre-se, progressivamente, uma das principais contribuições do Programa VIA: o fortalecimento das Redes de Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes desses municípios por meio da ampliação de conhecimentos, da mudança de atitudes, da superação dos desafios e da construção de possibilidades de um trabalho construído e articulado pelos próprios profissionais que integram essas Redes.

Os depoimentos positivos são cada vez mais frequentes e significativos. Para a secretária municipal de Saúde de Santa Filomena, Maria da Conceição Nascimento Silva, nas capacitações do VIA “aprende-se uma série de coisas para o dia a dia, não apenas como profissional, mas também como ser humano. Mas uma aprendizagem que fica para mim hoje é a não omissão - às vezes vemos as coisas e fingimos que não estamos vendo. Como profissionais não podemos nos omitir!”.

A coordenadora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Curral Novo do Piauí, Maria da Cruz Macedo, ratificou e até criou um slogan: “Não podemos ter medo, precisamos denunciar e ajudar nossas crianças e adolescentes. Ligue 100 sem contar a ninguém!”.


Palestra pública de profissionais da Rede de Proteção Social de Santa Filomena/PE: Genilson Santana, conselheiro tutelar, Bruna Silva, do CRAS, e Cleideni Morais, delegado. Na fila de trás: Evaneide Mello, secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Teixeira Delmondes, secretária de Educação, Maria da Conceição Nascimento, secretária de Saúde, e Karla Reginalda de Souza, secretária de Administração e Finanças.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br