Instituto Aliança realiza segunda capacitação do ano com a equipe da SEC-BA  
 
 

Participantes da formação no Instituto Anísio Teixeira. Professor Durval Libânio na abertura da formação. Descontração em uma das vivências de grupo. Técnicos e professores durante uma das atividades de grupo. Marcio Lupi na dinâmica Cesto das Expectativas.

Os últimos dias 25, 26 e 27 de julho foram de encontro, partilha e muitas aprendizagens para os participantes da II Formação nas Unidades Curriculares Projeto de Vida e Mundo do Trabalho de 2018, parceria do Instituto Aliança com a Superintendência de Educação Profissional da Secretaria da Educação da Bahia (SUPROT/SEC). A capacitação de professores e assessores foi realizada no Instituto Anísio Teixeira – IAT, no bairro de São Marcos, em Salvador, contando também com as equipes técnicas da SUPROT e dos Centros Educacionais Isaías Alves e Carlos Sant’anna, além da equipe do Instituto Aliança, que contou com membros da Bahia e do Ceará na condução da formação.

A programação do encontro, que teve como objetivo fundamentar e instrumentalizar as equipes participantes nas competências socioemocionais, contou com falas institucionais - tanto da Secretaria da Educação quanto do IA -, apresentação da proposta atualizada do Programa e vivências grupais a partir dos planos de aula. Nos dois primeiros dias, todos os participantes tiveram a oportunidade de refletir e aprofundar as bases do itinerário formativo das unidades curriculares Projeto de Vida e Mundo do Trabalho para o 2º semestre. Já no terceiro dia, dois grupos simultâneos foram formados: das escolas piloto e dos assessores que vêm acompanhando o trabalho de incorporação da metodologia de desenvolvimento das competências socioemocionais na rede de escolas de educação profissional dos núcleos territoriais do Estado.


 
Atividade de grupo durante vivência dos planos de aula.   Equipe do IA conduzindo atividade com o grupo.

As unidades curriculares Projeto de Vida e Mundo do Trabalho, foco da parceria que o Instituto Aliança realiza com a SEC, pretende levar uma proposta reflexiva para a comunidade escolar, não apenas para a ambiência da sala de aula, com o intuito de gerar uma experiência ampliada e significativa de aprendizagem.

 
Momento de dinâmica de grupo durante vivência dos planos de aula.   Momento de trabalho de grupo na vivência dos planos de aula.

Nesta direção, a diretora do Colégio Isaías Alves (ICEIA), Maribel Silva, reforçou a importância do perfil adequado para que se possa trabalhar com as disciplinas. “A escolha do professor precisa ser feita com cuidado, pois quem assume esta proposta necessita ter, antes de tudo, um olhar positivo para com o projeto. Dei a sorte, no início, de ter uma professora que olhava a disciplina não só como professora, mas também como mãe, mulher. Ela transformou a disciplina Projeto de Vida no próprio Projeto de Vida dela. A gente tem que fazer o aluno acreditar no processo, na disciplina, porque as pessoas mudam”, concluiu Maribel.

 
Momento de integração do grupo durante aplicação de atividade pedagógica.   Marcio Lupi e Ilma Oliveira durante estudo de texto com o grupo da formação.

Na mesma sintonia, a diretora de Organização Curricular e Pedagógica da SUPROT, Hanayana Brandão, falou sobre as contribuições das abordagens por competências para criar um ambiente gerador de positividade nas iniciativas pedagógicas das escolas. “Educação não é receita de bolo, quem está no dia a dia da comunidade é quem sabe quais as necessidades da escola sem deixar de ter o olhar positivo para a educação. Quando o Instituto Aliança propõe a Abordagem por Competências Socioemocionais, reforçando este argumento nas várias formações, ele traz um olhar para o ser, para o humano em sua completude. Importante pensar, a partir disto, como os ambientes escolares serão voltados para reconhecer e propagar essas boas práticas”, destacou Hanayana.

 
Renê Dinelli conduzindo dinâmica com professores e técnicos da SEC BA.   Marcio Lupi contribuindo nas discussões sobre diálogos geracionais.

A professora do Programa de Monitoramento da Educação Profissional da Bahia, Lisiane Moreira, que acompanhou o território do Recôncavo após o primeiro encontro de formação de 2018 em março, trouxe suas impressões durante a formação. “Trabalhar em parceria com o IA nos oportuniza uma ampliação dos campos do saber, e isso se traduz em forma de novas possibilidades de trabalho com os nossos jovens da Educação Profissional. As experiências vivenciadas na aplicação da metodologia que vocês propõem têm rendido excelentes frutos: sentimos os nossos estudantes mais confiantes e com maior desejo de crescimento pessoal e profissional. São atividades reflexivas, que respeitam as peculiaridades de cada comunidade/território, as diversas identidades e o caminhar conjunto. Só temos a agradecer essa importante parceria da SUPROT/SEC-BA com o Instituto Aliança”, concluiu Lisiane.

 
Renê Dinelli orientando grupo de professores durante atividade Cápsula do Tempo.   Professores colaborando com momento de discussão, após vivência de dinâmica.

A diretora pedagógica nacional do IA, Ilma Oliveira, falou das especificidades que o Programa do IA de incorporação das competências socioemocionais ao currículo das escolas de ensino médio ganhou com a experiência baiana: “O trabalho na Bahia tem sido muito desafiador, mas, por outro lado, com aprendizagens ricas e surpreendentes. No final da iniciativa piloto das duas escolas, no ano passado, a SUPROT tomou a decisão de universalizar as disciplinas de Projeto de Vida e Mundo do Trabalho, e, na continuidade do piloto, começamos o processo de transferência. Os depoimentos dos assessores, com os resultados das capacitações realizadas por eles em todas as regiões do Estado da Bahia, nos entusiasmam e nos apontam para uma inovadora estratégia de disseminação da experiência”.

A formação, na tarde do 3º dia, contou com a avaliação dos participantes. “A capacitação, além de garantir o domínio das competências sócioemocionais e da metodologia trabalhada pelo Instituto Aliança, cria um ambiente escolar contextualizado com o século XXI, uma educação contextualizada no Território e sua economia e o Empreendedorismo e a Intervenção Social - em sintonia com o que se pretende nos documentos norteadores do novo currículo da Bahia”, destaca Durval Libânio, superintendente da SUPROT.

 
Ingrid Araújo participando da discussão sobre gerações.   Detalhe da atividade pedagógica Cápsula do Tempo.
Durval Libânio durante a fala de abertura da formação.
Mais um momento da atividade de grupo com professores e técnicos.
Registro fotográfico do momento de encerramento, no primeiro dia de formação.
Integrantes da segunda formação da SEC-BA, 2018.
 
 
 
 

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