Cem adolescentes do #RefazendoSonhos participam de meditação e Ioga ao ar livre

 
 
 

Mailane Santana no momento de meditação. Kiko Kislansky e Marcio Lupi na abertura do encontro. Adolescentes Eduarda Santos e Ericka da Conceição durante atividade de integração. Adolescentes durante a dinâmica dos sonhos.


Como fazer algo diferente, que ajudasse a ampliar o horizonte dos adolescentes e os tirasse da sala de aula? Movidas por esta inquietação, as equipes do Instituto Aliança e da Euzaria começaram a planejar uma atividade que parecia um sonho, mas virou realidade no último dia 15 de julho. Após dois meses de alinhamentos e planejamento, foi realizado um encontro de meditação e ioga para os adolescentes do Projeto #RefazendoSonhos. Cerca de cem adolescentes participaram da ação, que aconteceu no Parque da Cidade, em Salvador. Os integrantes das equipes do IA e da Euzaria também estiveram presentes.


 
Iogues, Luciano Weber e Lucas Ramalho, responsáveis pelo momento de Ioga e meditação.  

Momento de exercício de concentração e reflexão com os adolescentes.

Para Kiko Kislansky, da Euzaria - um verdadeiro entusiasta da ideia de valor do “ser” para além do “ter” -, a experiência foi muito significativa e adequada à atual realidade. “Foi um momento muito maravilhoso para nós da família Euzaria. Nós acreditamos e honramos muito este projeto, por isso poder contribuir mais efetivamente, com a nossa presença direta, é sempre muito especial. Quando temos a oportunidade de estarmos próximos, podem ter certeza de que fazemos com toda alma, com muito carinho, tudo para contribuir com intensidade na formação humana desses garotos e garotas. Momentos como estes são diferentes por permitirem que eles se conectem com quem são de verdade. Espero que, de alguma forma, a gente tenha plantado uma semente do bem no coração de cada um, de cada uma. Se isso acontecer, já será maravilhoso”, finalizou o parceiro, tomado pelo clima de harmonia que se formou no parque com a atividade.

 
Maylane Ferreira e Vitória Santos desejando positividade para seus sonhos.  

Clima de meditação se espalhando pelo Parque da Cidade.

Como parte da programação, os adolescentes puderam refletir sobre a importância do silêncio, de ouvir seus próprios pensamentos, de pensar na própria existência, com o intuito de entender a grandeza de serem mais felizes, mais conscientes de suas potencialidades e mais realizados. Ilma Oliveira, do IA, sinalizou que toda narrativa construída entre os participantes se aproximou muito das abordagens pedagógicas presentes no projeto. “Sem dúvida, foi uma oportunidade única para estes adolescentes, especialmente por eles viverem em um local com tanta violência. O trabalho com meditação traz uma forte perspectiva da cultura de paz e, do ponto de vista do Programa, contribui para a autogestão - uma das dimensões das competências socioemocionais que nós trabalhamos, ligada também ao foco, à determinação. Sem falar que é um ‘gás’ novo que Influencia na realização dos sonhos, na persistência”, concluiu.

 
Gustavo Sanseverino aquecendo com o grupo para atividade de Ioga.  

Mais momentos coletivos de ioga e respiração ao ar livre.

Atlas da Violência X Alternativas - Falar de Cultura de Paz, de fato, é algo cada vez mais necessário, especialmente entre os adolescentes do #RefazendoSonhos. Segundo dados do Atlas da Violência, por meio de estudos feitos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/IPEA (em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública), o município de Simões Filho se destaca em uma triste estatística: a cidade está em 3º lugar entre as mais violentas do país, com uma taxa de 107,7 homicídios para cada 100 mil habitantes. E é exatamente diante deste desafiante cenário que o #RefazendoSonhos busca contribuir, desde 2016, no enfrentamento das violações de direitos de crianças e adolescentes, com especial foco na redução da violência sexual, ressignificando os caminhos e renovando a esperança de muitos alunos do projeto.

Foi o que se pôde perceber na fala de Gabriel Ribeiro, 15, integrante da turma 108.1, que não hesitou em afirmar o quanto a manhã lhe foi marcante. “Foi o melhor dia da minha vida, pois no dia a dia quase a gente não tem tempo para descansar, pensar em nós mesmos, na nossa realidade. O meu dia é sempre na correria dos estudos. Penso pouco no futuro, nas coisas que terei que fazer para conquistar o que quero. Por isso, foi um dia muito especial, pois eu pude parar, relaxar e pensar em mim mesmo, na posição que estou agora, em tudo o que eu batalhei para chegar aqui. Realmente, este dia será inesquecível”, finalizou.

 
Adolescentes falando de seus sonhos e projetos de vida.  

Kiko Kislansky e Ana Vitória durante dinâmica dos sonhos.

Na sequência da programação, após os exercícios de Ioga, todos foram convidados a participar da dinâmica do recado dos sonhos, na qual cada adolescente escreveu seu sonho num pedaço de papel que estava em um varal montado nas árvores pelos organizadores. Foi um belo momento de repensar as motivações e reforçar as energias para avançar nos planos de vida. Ao final, o grupo foi fortalecido pela palavra de ordem “gritada” por Kiko Kislansky, que dizia “eu posso, eu quero, eu mereço, eu consigo”.

Na opinião de Zé Pimenta, foi uma forma de plantar um pouquinho de paz e de amor entre todos. “Alguns sonhos deles apontaram para a mudança do mundo, para tornar o mundo melhor. Se eles regressarem para o município com estas ideias, algumas pequenas mudanças já poderão ser iniciadas. Quando eles se fortalecem, eles conseguem ir longe, pois entendem que são capazes de contribuir”, explicou.

O Projeto #RefazendoSonhos tem como principal parceiro financiador a Agência KNH – Brasil. O encontro entre o Projeto e a Euzaria iniciou no ano de 2017. De lá para cá, 408 adolescentes foram beneficiados diretamente por esta parceria, tanto na rotina do núcleo de formação quanto em momentos de encontros, vivências e troca de experiências de vida, como no caso desta manhã a céu aberto, no parque. 

Equipe que conduziu a atividade sendo apresentada aos adolescentes.

Adolescentes em momento de alongamento no início dos exercícios corporais.


Prática de alongamento durante as atividades de ioga.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br