Escola Social do Varejo certifica jovens em três estados brasileiros

 
 
 

Jovens certificados Daniele Ramos, Roseane Barbosa, Yasmin Souza, Gleibson de Melo e Táffyla Santiago. Solange Leite, do IA, Roberto Barracho, do WM, Cristiane Guedes, da PCR, Silvio Filgueira, Lenildo Nogueira, da LTI, Maryna Souza e Romildo Júnior, familiares e Murilo Cavalcanti, da PCR. Jovens apresentando os seus certificados, fechando com chave de ouro o ciclo de formação na ESV Osasco.

Trezentos jovens da Escola Social do Varejo (ESV), programa realizado pelo Instituto Aliança em parceria com o Instituto Walmart, Fundação Walmart e Instituto Credit Suisse Hedging Griffo, receberam certificados da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em julho. Esses jovens integram os cursos do Programa da Escola Social do Varejo formato presencial, com 300 horas de formação, em São Paulo, e no formato Escola Social do Varejo semipresencial EAD, com 330 horas de formação, na Bahia e em Pernambuco.

As solenidades aconteceram nos dias 18 e 19 e 24 de julho para a turma de São Paulo, Bahia e Pernambuco, respectivamente. Aplausos, agradecimentos e muita emoção marcaram a conclusão da formação, que envolveu o desenvolvimento de competências socioemocionais, de tecnologias da informação e comunicação e de conteúdos relacionados ao mercado varejista.

A programação das certificações foi liderada por jovens que atuaram como mestres de cerimônia e envolveu a apresentação da linha do tempo do itinerário da formação com recursos tecnológicos e criativos, como slides, além de emocionantes depoimentos dos jovens e egressos, educadores, familiares e parceiros sobre o Programa e o impacto na vida dos jovens.


 
Larissa Soares dos Santos fez a fala de abertura da certificação de Osasco.   Oradores Paula Baeza e Guilerme Matias na certificação de Osasco.
 
Cleber Visconti, diretor de Compliance do Walmart Brasil.   Solange Leite representando o Instituto Aliança.
 
Jovens da turma 2018.1 recebendo seus certificados da UECE.   Equipes do Walmart e da Escola Social do Varejo.

SÃO PAULO - Em São Paulo, 103 jovens concluíram a formação no evento de certificação da ESV Osasco, que ocorreu no auditório do Walmart em Alphaville. Estiveram presentes a vice-presidente de Capital Humano, Eliana Ponzio, e o diretor de Compliance do Walmart Brasil, Cleber Visconti, que parabenizou a equipe local do IA, ressaltando que o sucesso daquele momento só foi possível pelo trabalho realizado por esses profissionais. A representante do Instituto Aliança, Solange Leite, também esteve presente.

A postura dos jovens é fruto dos resultados alcançados pelo Programa, reafirmados pelos depoimentos durante o evento, como o de Brenda Lima Reis: “A Escola Social do Varejo é um lugar onde os jovens não são somente preparados para o mercado de trabalho, mas também para a vida. Viver esse projeto foi uma grande oportunidade e não vou esquecer nunca de cada momento e cada aprendizado. Não tenho palavras para expressar minha gratidão por nossos educadores nem a minha admiração por cada um deles”.


 
Emilton Rosa, diretor do IA, estimulando nos presentes a persistência para realização dos sonhos.   As jovens Aline Freitas e Lais Almeida radiantes pela etapa concluída.
 
Momento de emoção na homenagem feita pelos jovens à equipe de formação de Salvador.   Jovens da turma 2018.1 em momento de festa e celebração na certificação da ESV SSA.
 
O registro da descontração e alegria dos jovens após a certificação - motivos para festejar.   Alunos animados registrando o importante e exitoso ciclo da certificação da ESV Salvador.

BAHIA - Em Salvador, a festa dos 107 jovens que concluíram a formação contou com a participação da equipe da Escola Social do Varejo, da diretoria do IA, Emilton e Ilma Oliveira, e familiares. A programação foi enriquecida com música, vídeos e, sobretudo, depoimentos de gratidão, como o do coordenador local, Márcio Luppi, que acredita que se trata de mais um momento de celebrar conquistas, de festejar os passos dados. Ao falar com os jovens durante a cerimônia, destacou: “A gente vive num mundo muito hostil, que tenta esconder de nós a alegria de comemorar as pequenas vitórias. Eu vim de um lugar bem vulnerável e só consegui sair daquele lugar, há anos, por perder o medo de me lançar, de seguir sempre, mesmo com simplicidade. Portanto, esta noite precisa ser muito festejada, muito amada, muito inesquecível. Vocês estão de parabéns por terem chegado até aqui, por terem seguido. Precisamos acreditar sempre e alimentar um fluxo de positividade que começa, antes de tudo, em nós. Avante!”. 

O momento, marcado por retrospectivas, músicas, homenagens e muita emoção, contou também com a presença de jovens egressos - hoje inseridos - e antigos membros da equipe de educadores do Programa, mostrando que a experiência construída na ESV é, verdadeiramente, uma chance de evolução e de ampliação dos Projetos de Vida para todos que dela participam.

Não foi diferente para o jovem Wilton Daniel, 23, que nunca havia participado de uma cerimônia de certificação. “Eu já fiz curso no SENAI e IFBA, mas nenhum desses eu pude sentir como se eu tivesse verdadeiramente fechando um ciclo. Devo admitir que não estava muito animado para a certificação, pelo simples fato de nunca ter tido uma. Não sabia nem 1% da sensação de ter um momento como este, de estar perto de parentes e amigos para comemorar uma conquista. Hoje eu entendo tudo diferente. Ingrid, Márcio e Bárbara me prepararam para a vida! Agora, eu sei o que e como melhorar. Durante a certificação, eu estava eufórico e preocupado com o que as pessoas iriam achar de mim, mas decidi não ser nem o Wilton nem o Daniel, decidi ser o Wilton Daniel, ser eu mesmo, para todos ali. Por isso, sorri, pulei e abracei as pessoas, sem medo de julgamentos. Fiz dessa forma porque aprendi a me conhecer. Muito obrigado pelos ensinamentos, por tudo. Desejo para você
s somente o melhor, mas não só o melhor... o melhor, do melhor, do melhor, do melhor! Muito obrigado mesmo!”, ressaltou.

 
Mestres de cerimônia da certificação do projeto ESV PE 2018.1, Maryna Souza e Silvio Filgueira.   Parceiro local da ESV PE, Lenildo Nogueira.
 
Jovem Rebeca Albuquerque com seus pais, Renata Albuquerque e Romildo Júnior, e a coordenadora de inserção nacional Solange Leite   Coordenadora local do projeto ESV PE Roberta Albuquerque e a jovem certificada Bárbara Coutinho.
 
Equipe IA PE - Josemar Filho, Micaías Paiva, Carol Conde, Hellen Barreto, Roberta Albuquerque, Michelle Moura e Solange Leite, da coordenação nacional.   Parceiros locais, Eduardo Machado, Mayse Cavalcanti e Murilo Cavalcanti.

PERNAMBUCO - Em Recife, 106 jovens concluíram a formação. A alegria dos jovens e seus familiares criou um clima de festa e celebração por uma conquista almejada por todos. Participaram do evento mais de 300 pessoas, entre elas os representantes da Prefeitura da Cidade do Recife, parceiros locais, como o secretário de Segurança Urbana e equipe, Mutilo Cavalcanti, e a representante da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio ambiente, Cristiane Guedes, Roberto Baracho e Lucilene Ribeiro, representantes do Grupo Walmart, e o parceiro na criação da Plataforma EAD, Lenildo Nogueira. Representando o IA, Solange Leite, coordenadora nacional de Inserção, que ressaltou a importância da formação e participação das famílias e parceiros no processo de formação dos jovens. Além desses convidados que marcaram essa linda cerimônia, a forte e maciça presença dos familiares foi o destaque do evento.

O relato da aluna do núcleo de Recife/PE, Raudhyane Soares, ressalta a importância de programas como a ESV, principalmente nesse momento de crise econômica no país: “Antes de falar das mudanças e transformações que tivemos ao longo da formação, gostaria de trazer alguns dados. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Estudos de Trabalhos e Sociedade (IETS) realizada no ano de 2015, e divulgada em 2017 pela revista Época Negócios, constatou que o desemprego entre jovens ultrapassou 30%. Apesar de essa pesquisa ter sido realizada há dois anos, a realidade continua a mesma, se não pior, em função da forte recessão econômica do País que afeta principalmente nós, os jovens. Muitos de nós estão em busca do primeiro emprego, no entanto, com a estagnação da atividade econômica, somos obrigados a adiar nossa inserção no mercado e atrasar a aquisição de experiência. Isso nos afeta e, a longo prazo, afetará o País, já que a produtividade cai e isso atrasa ainda mais a retomada da economia. Por esse motivo, programas como a Escola Social do Varejo são importantes, pois visam o desenvolvimento dos jovens como profissionais e como pessoas e o seu encaminhamento para o mercado de trabalho”.

Em todos os eventos de certificação dos três estados, os agradecimentos refletiram os efeitos de uma caminhada assertiva, com resultados exitosos e animadores.

Histórico - A Escola Social do Varejo, em 2018.1, contou com a parceria do Instituto Walmart, da Fundação Walmart, do Instituto Credit Suisse Hedging Griffo e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Foto oficial com todos os jovens de 2018.1.
Foto oficial após a cerimônia - muitos motivos para comemorar com os jovens, com as famílias e com a equipe local do IA.
Auditório da Escola Técnica Professor Agamenon Magalhães - ETEPAM, com jovens certificados, familiares, equipe do projeto, parceiros e convidados.
 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br