IA Ceará recebe visita da Unesco Peru e da Porticus

 
 
 

Registros de momentos da visita de Martín Vegas e Henry Armas à EEMTI Custódio da Silva Lemos e à EEEP Salaberga Torquato Gomes de Matos.

A equipe do Instituto Aliança recebeu em Fortaleza-CE, nos dias 21 e 22 de junho, a visita do representante da Unesco no Peru, Martín Vegas, e do oficial de Projetos da Porticus, Henry Armas. O objetivo da visita foi conhecer melhor o trabalho que o Instituto Aliança (IA) vem realizando desde 2012 nas redes de ensino médio do Ceará e apresentar ao IA o desenho da intervenção que será realizada pela UNESCO nas escolas rurais de ensino médio do Peru.

Os visitantes estiveram na EEMTI Custódio da Silva Lemos e na EEEP Salaberga Torquato Gomes de Matos, onde tiveram a oportunidade de conversar com jovens, professores e diretores e conhecer mais sobre o impacto da metodologia utilizada pelo IA nessas escolas. Os visitantes também puderam entender como os programas inscrevem-se nos currículos e desenvolvem competências socioemocionais, aliados a toda a proposta escolar para cada série do ensino médio. Esta foi uma atividade relevante na visita, pois se trata igualmente de um dos objetivos e componentes da proposta a ser desenvolvida no Peru pela UNESCO.

 
Eveline Corrêa, da equipe IA Ceará, Henry Armas, da Porticus, Martín Vegas, Unesco Peru, e o diretor da escola, Prof. Ricardo Diniz.

  Alunos de 1ª série da EEMTI Custódio da Silva Lemos apresentam o portfólio do NTPPS.

Em ambas as escolas visitadas, os jovens deram depoimentos sobre a importância das competências socioemocionais no currículo de suas escolas. Na EEMTI Custódio da Silva Lemos, uma estudante, ao apresentar a pesquisa na 2ª série, destacou: “Nós decidimos entender como foi a origem de Guanacés, nosso município, e, por meio da pesquisa, descobrimos coisas superinteressantes sobre os primeiros habitantes indígenas e como até hoje influenciam na cultura da comunidade. Adoramos fazer este trabalho e sentimos o quanto crescemos como estudantes e como pessoas”.

Daliti Brindeiro, aluna do 3º ano da mesma escola, fez questão de revelar seu contentamento com a visita: “Fiquei envaidecida com a visita da equipe do Instituto Aliança e dos representantes da ONU à nossa escola. Especialmente por falar como o projeto ajuda a construir metas, a pensar no meu futuro, não como algo distante e irreal. Descobri que quero cursar psicologia ao pesquisar sobre Gravidez na Adolescência no 1º ano e mediar o mesmo tema no I Fórum do 3º ano”.


 
Pontes Neto, da equipe IA Ceará, com estudantes da escola.

  Daliti Brindeiro fala sobre a experiência da pesquisa no NTPPS.

Na EEEP Salaberga Torquato Gomes de Matos, localizada no município Maranguape, os visitantes foram recebidos pela diretora, Janaína Lima Fernandes, e pelos professores das disciplinas de Projeto de Vida, Timóteo Monte, e Mundo do Trabalho, Suelen Lopes, que interagiram com os visitantes e deram seus depoimentos.

A jovem Antônia Beatriz destacou, em conversa com os visitantes, que a disciplina Projeto de Vida leva o jovem a “conhecer a si próprio em muitas dimensões: física, psicológica e social. O Projeto de Vida nos ajuda a abrir os olhos, a compreender as nossas emoções”.


 
Roda de conversa com estudantes das 3ª séries da EEMTI Custódio da Silva Lemos sobre o NTPPS.

  Roda de conversa com estudantes das 3ª séries, sobre o NTPPS.

Professores - Para a professora do NTPPS dos 2º anos, Anísia Ribeiro, “a visita oportunizou aos nossos alunos compartilhar as experiências vividas no triênio da implantação do NTPPS na EEMTI Custódio da Silva Lemos com as equipes do IA e Unesco - Peru. Foi gratificante ouvir os relatos de mudança de postura nos alunos a partir das reflexões e desafios propostos pela disciplina. Nada foi ensaiado! O encontro veio reforçar em nossos alunos o sentimento de pertencimento a algo maior e que as pesquisas realizadas em sala são importantes. E em nós que estamos no caminho certo”.

 
Diretora Janaína Lima Belo Fernandes, da EEEP Salaberga Torquato, recebendo os visitantes.

  Adenil Vieira, diretora do IA, apresentando os visitantes.

O professor de NTPPS do 1º ano, Jovam Sousa, relatou: “Receber a equipe do Instituto Aliança, Pontes Neto e Eveline Corrêa, e os representantes da UNESCO, Martin Vegas e Henry, confirmou que estamos trilhando o caminho certo e nossos alunos, da EEMTI Custódio da Silva Lemos, têm construído, através das vivências, questionamentos, reflexões e pesquisas novos caminhos e metas para a realização de seus sonhos”.

A professora de Português e Orientadora dos Projetos dos 1º anos, Catarina Evaristo, comentou: “para os professores, o momento foi inteiramente de interação e aprendizagem, porque conhecer estes representantes e ver o interesse deles pelos trabalhos desenvolvidos na escola mostrou que estamos conseguindo alcançar e avançar em nossos objetivos, apresentando alunos engajados de forma construtiva em projetos que podem aumentar a produtividade deles, e eles sentem-se acreditados, vendo que a parceria deles com os professores gera frutos excelentes”.


 
Henry Armas, da Porticus, falando sobre a instituição.

  Martín Vegas apresentando a Unesco Peru para alunos, professores e diretor da EEEP Salaberga Torquato Gomes de Matos.

Na visão do professor de Filosofia e colaborador nas pesquisas dos 2º anos, Eduardo Reis, “a visita do Instituto Aliança e da UNESCO reforçou nos estudantes a importância de dar continuidade em trabalhar as competências socioemocionais no cotidiano. Vê-los conduzindo uma roda de conversa com os visitantes só nos impulsiona como educador a melhorar cada vez mais a nossa prática, fortalecendo e valorizando o que o educando tem de melhor”.

 
Professor Timóteo Monte conduzindo a dinâmica de boas-vindas.

  Martín Vegas participando de dinâmica de boas-vindas, com os jovens da EEEP.

A professora de educação Física e Orientadora de projetos dos 2º anos, Tatiane Machado, reforçou a importância da iniciativa: “A EEMTI Custódio da Silva Lemos recebeu em sua dinâmica de ensino-aprendizagem a equipe da UNESCO e compartilhou sua vivência com a disciplina de NTPPS na escola e na comunidade de Guanacés. Como integrante do corpo docente, enfatizo a importância que a disciplina agrega por meio de suas temáticas pedagógicas, iniciando a pesquisa, bem como o trabalho desenvolvido por meio das oficinas de aulas, onde os alunos têm a oportunidade de trabalhar as competências socioemocionais. Foi um momento rico para nossos estudantes, em poder apresentar a funcionalidade e importância da disciplina de NTPPS para eles e a comunidade de Guanacés”.

 
Professor Timóteo Monte fala aos visitantes sobre sua experiência como professor de Projeto de Vida.

  Eveline Corrêa, coordenadora-geral do Ceará, complementa a fala do prof. Timóteo sobre o educador de Projeto de Vida.

Equipe visitante com núcleo gestor e professores de Projeto de Vida e Mundo do Trabalho da EEEP Salaberga Torquato.

Equipe visitante com núcleo gestor, professores e estudantes da EEEP que participaram da roda de conversa.

Roda de conversa com estudantes das 3ª séries da EEMTI Custódio da Silva Lemos, sobre o NTPPS.

 
 
 
 

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