Professores e coordenadores escolares do Ceará são certificados pelo IA

 
 
 

Equipe do IA com coordenadores e professores de 1ª série das EEMTIs. Professores participando da atividade "Abertura a novas experiências". Dannuta, coordenadora do IA, realizando vivência sobre os elementos da comunicação. Avaliação dos professores de 3ª série no encerramento da formação. Coordenadores do IA e professores da 2ª série das EEMTIs.

No período de 18 a 21 de junho de 2018, aconteceu em Fortaleza a II e III capacitação de profissionais da SEDUC que serão certificados como formadores na metodologia IA. Essa capacitação contou com a participação de 36 técnicos da Secretaria de Educação, CREDEs e SEFOR e teve como objetivo aprofundar e detalhar o Programa do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais - NTPPS (1ª, 2ª e 3ª série).

 
Coordenador Rodrigo, do Instituto Aliança, conduzindo a exposição dialogada sobre bullying.   Coordenador Otavio, do Instituto Aliança, na condução da temática Comunicação.

Foi utilizada uma metodologia ativa, com os participantes no primeiro dia realizando um seminário a partir do estudo do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire. No segundo e terceiro dias, foram vivenciados os planos de aula do 3º e 4º bimestres do NTPPS, com foco nos temas pesquisa, ética, projeto de vida e comunicação. Zélia Fontenele, técnica da CREDE 4, de Camocim, e integrante dessa equipe de Formadores, destaca“Esses momentos são muito importantes, com efeitos positivos para o crescimento profissional e pessoal. Grata e feliz!. A Certificação de Formadores possui cinco módulos presenciais, sendo o próximo encontro na última semana de agosto.

De acordo com Ivana Carneiro, coordenadora do Instituto Aliança, “participar da Certificação de Formadores é um alegre desafio, primeiro por o Instituto Aliança ser reconhecido como referência e segundo pela relação de confiança que a SEDUC estabeleceu com a equipe do IA. O trabalho em si é muito leve porque transitamos por uma estrada construída há dez anos. Conhecemos bem esse percurso e agora podemos levar um grupo de importantes profissionais a transitar conosco de forma segura. Como guias, no entanto, precisamos estar sempre alertas quanto à qualidade do nosso caminhar. Queremos chegar ao final da jornada com todos conhecendo bem o percurso que necessariamente irão percorrer, destacou.


 

Coordenadores do Instituto Aliança, Maxmiller e Elaine na vivência "Guarda-chuva da Resiliência Emocional".

 

Coordenadoras do Instituto Aliança, Dannuta e Caroline conduzindo a discussão sobre a temática Bullying.

No último dia, os formandos tiveram a oportunidade de participar de outra importante formação: eles se reuniram, como observadores, à equipe de professores das EEMTIs que estavam vivenciando os planos de aula de 3º bimestre do NTPPS.  Essa formação, ocorrida nos dias 20 e 21 no Condomínio Uirapuru – CEU, contou com a participação de professores das 111 escolas de tempo integral e com 40 coordenadores escolares das EEMTIs inauguradas em 2018.

A participação dos 36 formadores no último dia foi algo inédito e muito mobilizador para os dois grupos, uma vez que, a partir do próximo ano, eles estarão assumindo este lugar na formação dos professores da Rede com NTPPS. Para a professora Graziela Santos, da EEMTI de São Benedito, “as formações do NTTPS são sensacionais! Os formadores dominam os conteúdos repassados e possuem uma ótima relação conosco. Isso faz a diferença”. Importante para os futuros formadores compreenderem não só a estrutura da formação, mas para que este clima de partilha, de confiança mútua e de respeito – necessário para que uma relação em que ambas as partes aprendem e crescem – se estabeleça e frutifique.

O Programa de Ação 2018-2019, da parceria Instituto Aliança e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) vem sendo apoiado por uma plataforma de parceiros estratégicos, entre os quais o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Walmart Foundation, o Instituto Walmart e a Jacobs Foundation.

 

Atividade "Abertura a novas experiências".

 

Produto dos professores de 3ª série sobre o significado da arte na atividade "Abertura a novas experiências".

 

Participantes na observação da atuação do IA numa atividade de formação de professores e coordenadores de 1ª série do NTPPS.



 

Participantes da Certificação de Formadores na observação da formação de professores e coordenadores de 1ª série do NTPPS.

Professores de 1ª série participando da vivência "Julgamento do Cebolinha".

Equipe Instituto Aliança e professores de 3ª série das EEMTIs.

Equipes do Instituto Aliança e Seduc, coordenadores e professores das EEMTIs de 1ª, 2ª e 3ª séries.

 
 
 
 

EXPEDIENTE

Realização: Instituto Aliança | Edição: Instituto Aliança | Projeto gráfico e editoração: Mexerica Design

Rua Alceu Amoroso Lima, 470 | Edf. Empresarial Niemeyer, sala 1101 | Caminho das Árvores | Salvador BA | Brasil | Cep: 41.820-770 | Tel.: 5571 2107 7400 | Fax: 5571 2107 7424 | © Instituto Aliança 2012 | ia@institutoalianca.org.br